“Essa já nasceu blogueirinha”: uma análise de perfis de bebês influenciadoras no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33194 |
Resumo: | Este trabalho investiga a criação e manutenção de perfis de bebês influenciadores digitais no “aplicativo-empresa” Instagram (Bentes, 2021). São bebês meninas de 0 a 2 anos que nasceram de mães e pais não-influenciadores nem celebridades. A pesquisa parte da compreensão do aplicativo e dos perfis analisados como reflexo ou sintoma de uma sociedade cujo regime de visibilidade está baseado na valorização da exposição da intimidade, na transformação do que é privado em público (Sibilia, 2016) e na monetização desta exposição. O estudo considera o Instagram o ambiente propício para este tipo de performance, sendo que foi criado para se sustentar a partir do compartilhamento de imagens e da relação que os usuários estabelecem a partir desta troca. Por meio do conceito de “influenciadores digitais” (Karhawi, 2020; Abidin, 2015, 2021), o trabalho busca mostrar as ferramentas e narrativas escolhidas por mães-administradoras para fazer com que suas filhas se tornem mini-influenciadoras. Por meio da análise de fotos, vídeos e textos dos perfis, a pesquisa investiga de que modo o Instagram, como ambiente digital representante da política neoliberal, da economia financeirizada e do empreendedorismo de si (Han, 2020; Zuboff, 2018, 2019) lida com os conceitos de consentimento, privacidade e gênero, e quais os impactos que estas práticas podem ter na construção identitária e na vida destes sujeitos. |
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“Essa já nasceu blogueirinha”: uma análise de perfis de bebês influenciadoras no Instagram"This one was born a blogger": an analysis of baby influencers' Instagram profilesInstagramInfluenciadoresGêneroMaternidadeInfânciaInstagramPrimeira infânciaExposiçãoInstagramInfluencersGenderMotherhoodChildhoodEste trabalho investiga a criação e manutenção de perfis de bebês influenciadores digitais no “aplicativo-empresa” Instagram (Bentes, 2021). São bebês meninas de 0 a 2 anos que nasceram de mães e pais não-influenciadores nem celebridades. A pesquisa parte da compreensão do aplicativo e dos perfis analisados como reflexo ou sintoma de uma sociedade cujo regime de visibilidade está baseado na valorização da exposição da intimidade, na transformação do que é privado em público (Sibilia, 2016) e na monetização desta exposição. O estudo considera o Instagram o ambiente propício para este tipo de performance, sendo que foi criado para se sustentar a partir do compartilhamento de imagens e da relação que os usuários estabelecem a partir desta troca. Por meio do conceito de “influenciadores digitais” (Karhawi, 2020; Abidin, 2015, 2021), o trabalho busca mostrar as ferramentas e narrativas escolhidas por mães-administradoras para fazer com que suas filhas se tornem mini-influenciadoras. Por meio da análise de fotos, vídeos e textos dos perfis, a pesquisa investiga de que modo o Instagram, como ambiente digital representante da política neoliberal, da economia financeirizada e do empreendedorismo de si (Han, 2020; Zuboff, 2018, 2019) lida com os conceitos de consentimento, privacidade e gênero, e quais os impactos que estas práticas podem ter na construção identitária e na vida destes sujeitos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis paper investigates the creation and maintenance of profiles of baby digital influencers on the "business app" Instagram (Bentes, 2021). These are baby girls aged between 0 and 2 who were born to mothers and fathers who are neither influencers nor celebrities. The research is based on an understanding of the app and the profiles analyzed as a reflection or symptom of a society whose regime of visibility is based on valuing the exposure of intimacy, the transformation of what is private into public (Sibilia, 2016) and the monetization of this exposure.The study considers Instagram to be a favorable environment for this type of performance, since it was created to sustain itself through the sharing of images and the relationship that users establish through this exchange. Through the concept of "digital influencers" (Karhawi, 2020; Abidin, 2015, 2021), the work seeks to show the tools and narratives chosen by mother-administrators to make their daughters become mini-influencers. By analyzing photos, videos and texts from the profiles, the research investigates how Instagram, as a digital environment representing neoliberal politics, the financialized economy and self-entrepreneurship (Han, 2020; Zuboff, 2018, 2019) deals with the concepts of consent, privacy and gender, and what impacts these practices can have on the construction of identity and the lives of these children.94 p.Campanella, BrunoBarros, CarlaTomaz, Renatahttp://lattes.cnpq.br/8472221879383349Monteiro, Carolina2024-07-11T14:15:14Z2024-07-11T14:15:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Carolina. “Essa já nasceu blogueirinha”: uma análise de perfis de bebês influenciadoras no Instagram. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33194Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-11T14:15:18Zoai:app.uff.br:1/33194Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-11T14:15:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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