Assistência farmacêutica hemoterápica na educação permanente em saúde: validação da metodologia da problematização pelo método experimental
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3114 |
Resumo: | Trata-se de um estudo experimental, do tipo ensaio-clínico, aberto, randomizado e prospectivo, cujo objetivo central foi validar a Metodologia da Problematização na Educação Permanente em Saúde aplicada aos hemocomponentes. Os objetivos específicos foram: propiciar a problematização da prática transfusional através de grupos de discussão, e obter evidências objetivas de que a Metodologia da Problematização é capaz de produzir resultados satisfatórios na Educação Permanente em Saúde aplicada aos hemocomponentes. Os participantes do estudo foram enfermeiros transfusionistas do Hospital do Câncer III e os aspectos éticos respeitados conforme a Resolução nº 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde. Vinte e um enfermeiros participaram do estudo e foram avaliados por questionários, sendo que onze participaram dos grupos de discussão com ênfase em problematização e dez apenas responderam os questionários. Foram verificadas a normalidade e a equivalência dos desvios-padrões em ambos os grupos pelos testes de hipóteses kolmogorov-Smirnov e “F”, respectivamente. Foi realizado o Teste “t” de Student, resultando que a média do grupo que participou da problematização foi significativamente maior do que a média do grupo controle, com p-valor 0,0000036, demonstrando a validade do método |
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