Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Caio Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34110
Resumo: Diante do crescimento do varejo de moda no Brasil e as mudanças economicas impostas pela COVID-19 faz-se necessário uma gestão de estoque cada vez mais otimizada e que evite o máximo possivel de capital imobilizado e processos desnecessários. Para que isso ocorra é exigido ações que melhorem o desempenho da operação e atendam a crescente demanda do mercado sem esquecer dos fundamentos de uma gestão de custos. O objetivo deste trabalho foi analisar iniciativas de otimização da gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. A metodologia adotada incluiu analise de modelos de gestão de estoque e ferramentas utilizadas para esta atividade. Além disso, foram realizadas entrevistas não estruturadas com os colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de processos e de etapas da produção. Com isso, definiu-se três pontos de melhoria da companhia: Leadtime da produção, geração de novas sobras de produto e não aproveitamento das sobras de produtos antigos. Como resultado, elaborou-se três planos de ação, um para cada problema levantado, visando a mitigação do valor do capital imobilizado para a empresa, sem diminuir seu nivel de serviço e considerando as peculiaridades de cada marca
id UFF-2_90c9ff3d54dcf286a7840cd54063eab0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34110
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejistaGestão de estoquesVarejo de modaIniciativas de melhoriaIndicadores de estoqueEmpresa varejistaModaGestão de estoqueInventory managementFashion retailImprovement initiativesInventory indicatorsDiante do crescimento do varejo de moda no Brasil e as mudanças economicas impostas pela COVID-19 faz-se necessário uma gestão de estoque cada vez mais otimizada e que evite o máximo possivel de capital imobilizado e processos desnecessários. Para que isso ocorra é exigido ações que melhorem o desempenho da operação e atendam a crescente demanda do mercado sem esquecer dos fundamentos de uma gestão de custos. O objetivo deste trabalho foi analisar iniciativas de otimização da gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. A metodologia adotada incluiu analise de modelos de gestão de estoque e ferramentas utilizadas para esta atividade. Além disso, foram realizadas entrevistas não estruturadas com os colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de processos e de etapas da produção. Com isso, definiu-se três pontos de melhoria da companhia: Leadtime da produção, geração de novas sobras de produto e não aproveitamento das sobras de produtos antigos. Como resultado, elaborou-se três planos de ação, um para cada problema levantado, visando a mitigação do valor do capital imobilizado para a empresa, sem diminuir seu nivel de serviço e considerando as peculiaridades de cada marcaGiven the growth of the fashion retail sector in Brazil and the economic changes imposed by COVID-19, it is essential to have increasingly optimized inventory management that minimizes immobilized capital and unnecessary processes. To achieve this, actions are required to improve operational performance and meet the growing market demand without neglecting the fundamentals of cost management. The objective of this study was to analyze initiatives for optimizing inventory management in a fashion retail company. The adopted methodology included the analysis of inventory management models and tools used for this activity. Additionally, unstructured interviews were conducted with employees from the involved areas, mapping of the process flow, and production stages. Consequently, three improvement points for the company were identified: production lead time, generation of new product leftovers, and non-utilization of old product leftovers. As a result, three action plans were developed, one for each identified problem, aiming to mitigate the value of immobilized capital for the company without reducing its service level and considering the peculiarities of each brand85 f.Bergiante, Níssia Carvalho RosaQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesGutierrez, Ruben HuamanchumoAmaral, Caio Alves2024-08-13T12:20:22Z2024-08-13T12:20:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Caio Alves. Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. 2024. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34110CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-13T12:20:28Zoai:app.uff.br:1/34110Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:02.710857Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
title Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
spellingShingle Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
Amaral, Caio Alves
Gestão de estoques
Varejo de moda
Iniciativas de melhoria
Indicadores de estoque
Empresa varejista
Moda
Gestão de estoque
Inventory management
Fashion retail
Improvement initiatives
Inventory indicators
title_short Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
title_full Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
title_fullStr Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
title_full_unstemmed Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
title_sort Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
author Amaral, Caio Alves
author_facet Amaral, Caio Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergiante, Níssia Carvalho Rosa
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Gutierrez, Ruben Huamanchumo
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Caio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de estoques
Varejo de moda
Iniciativas de melhoria
Indicadores de estoque
Empresa varejista
Moda
Gestão de estoque
Inventory management
Fashion retail
Improvement initiatives
Inventory indicators
topic Gestão de estoques
Varejo de moda
Iniciativas de melhoria
Indicadores de estoque
Empresa varejista
Moda
Gestão de estoque
Inventory management
Fashion retail
Improvement initiatives
Inventory indicators
description Diante do crescimento do varejo de moda no Brasil e as mudanças economicas impostas pela COVID-19 faz-se necessário uma gestão de estoque cada vez mais otimizada e que evite o máximo possivel de capital imobilizado e processos desnecessários. Para que isso ocorra é exigido ações que melhorem o desempenho da operação e atendam a crescente demanda do mercado sem esquecer dos fundamentos de uma gestão de custos. O objetivo deste trabalho foi analisar iniciativas de otimização da gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. A metodologia adotada incluiu analise de modelos de gestão de estoque e ferramentas utilizadas para esta atividade. Além disso, foram realizadas entrevistas não estruturadas com os colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de processos e de etapas da produção. Com isso, definiu-se três pontos de melhoria da companhia: Leadtime da produção, geração de novas sobras de produto e não aproveitamento das sobras de produtos antigos. Como resultado, elaborou-se três planos de ação, um para cada problema levantado, visando a mitigação do valor do capital imobilizado para a empresa, sem diminuir seu nivel de serviço e considerando as peculiaridades de cada marca
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-13T12:20:22Z
2024-08-13T12:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Caio Alves. Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. 2024. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34110
identifier_str_mv AMARAL, Caio Alves. Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. 2024. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823725881851904