Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34110 |
Resumo: | Diante do crescimento do varejo de moda no Brasil e as mudanças economicas impostas pela COVID-19 faz-se necessário uma gestão de estoque cada vez mais otimizada e que evite o máximo possivel de capital imobilizado e processos desnecessários. Para que isso ocorra é exigido ações que melhorem o desempenho da operação e atendam a crescente demanda do mercado sem esquecer dos fundamentos de uma gestão de custos. O objetivo deste trabalho foi analisar iniciativas de otimização da gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. A metodologia adotada incluiu analise de modelos de gestão de estoque e ferramentas utilizadas para esta atividade. Além disso, foram realizadas entrevistas não estruturadas com os colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de processos e de etapas da produção. Com isso, definiu-se três pontos de melhoria da companhia: Leadtime da produção, geração de novas sobras de produto e não aproveitamento das sobras de produtos antigos. Como resultado, elaborou-se três planos de ação, um para cada problema levantado, visando a mitigação do valor do capital imobilizado para a empresa, sem diminuir seu nivel de serviço e considerando as peculiaridades de cada marca |
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Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejistaGestão de estoquesVarejo de modaIniciativas de melhoriaIndicadores de estoqueEmpresa varejistaModaGestão de estoqueInventory managementFashion retailImprovement initiativesInventory indicatorsDiante do crescimento do varejo de moda no Brasil e as mudanças economicas impostas pela COVID-19 faz-se necessário uma gestão de estoque cada vez mais otimizada e que evite o máximo possivel de capital imobilizado e processos desnecessários. Para que isso ocorra é exigido ações que melhorem o desempenho da operação e atendam a crescente demanda do mercado sem esquecer dos fundamentos de uma gestão de custos. O objetivo deste trabalho foi analisar iniciativas de otimização da gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. A metodologia adotada incluiu analise de modelos de gestão de estoque e ferramentas utilizadas para esta atividade. Além disso, foram realizadas entrevistas não estruturadas com os colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de processos e de etapas da produção. Com isso, definiu-se três pontos de melhoria da companhia: Leadtime da produção, geração de novas sobras de produto e não aproveitamento das sobras de produtos antigos. Como resultado, elaborou-se três planos de ação, um para cada problema levantado, visando a mitigação do valor do capital imobilizado para a empresa, sem diminuir seu nivel de serviço e considerando as peculiaridades de cada marcaGiven the growth of the fashion retail sector in Brazil and the economic changes imposed by COVID-19, it is essential to have increasingly optimized inventory management that minimizes immobilized capital and unnecessary processes. To achieve this, actions are required to improve operational performance and meet the growing market demand without neglecting the fundamentals of cost management. The objective of this study was to analyze initiatives for optimizing inventory management in a fashion retail company. The adopted methodology included the analysis of inventory management models and tools used for this activity. Additionally, unstructured interviews were conducted with employees from the involved areas, mapping of the process flow, and production stages. Consequently, three improvement points for the company were identified: production lead time, generation of new product leftovers, and non-utilization of old product leftovers. As a result, three action plans were developed, one for each identified problem, aiming to mitigate the value of immobilized capital for the company without reducing its service level and considering the peculiarities of each brand85 f.Bergiante, Níssia Carvalho RosaQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesGutierrez, Ruben HuamanchumoAmaral, Caio Alves2024-08-13T12:20:22Z2024-08-13T12:20:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Caio Alves. Análise de iniciativas de gestão de estoques em uma empresa de moda varejista. 2024. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34110CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-13T12:20:28Zoai:app.uff.br:1/34110Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:02.710857Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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