Aprendizagem baseada em problemas na assistência ao paciente com doença cardiovascular: aplicabilidades no ensino de Fundamentos de enfermagem
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5690 |
Resumo: | Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino em que os alunos partem da compreensão inicial de situações-problema, as quais objetivam gerar dúvidas, desequilíbrios ou perturbações intelectuais, com forte motivação prática e estímulo cognitivo para evocar as reflexões necessárias à busca de adequadas escolhas e soluções criativas e pertinentes aos problemas (DAHLE et al, 2009). Sendo assim o objeto de estudo dessa pesquisa foi “A utilização da ABP no ensino de cuidados básicos de enfermagem através de situações-problema de clientes com doenças cardiovasculares”, e teve como objetivo geral “Analisar a aprendizagem dos alunos acerca dos cuidados básicos de enfermagem através da metodologia ABP”. Método: é um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 16 alunos do 4º período do Curso de Enfermagem. O estudo ocorreu com dois grupos de 8 alunos cada, sendo um grupo intervenção, exposto à metodologia da ABP, e o outro foi o grupo controle, exposto à metodologia tradicional. Cada grupo foi submetido a abordagem de uma situação-problema de cliente com doença cardiovascular hospitalizado. Os instrumentos de coleta utilizados foram um roteiro de observação; um questionário de avaliação da metodologia de ensino e um instrumento de avaliação individual. Resultados: Foi possível comparar a metodologia de Ensino Tradicional com a ABP, através do desempenho dos alunos em cada modalidade de ensino, identificando as vantagens e desvantagens dos dois métodos. Durante o desenvolvimento do estudo percebeu-se que alguns alunos ainda estão profundamente enraizados nos métodos tradicionais de ensino. No entanto, o método da ABP permitiu ao grupo intervenção adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes com base em “problemas reais”; construir o conhecimento no seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem utilizando suas experiências, além de maior independência e autonomia nas suas decisões e escolhas. Conclusão: Sendo assim a ABP constitui uma estratégia que vai além das práticas pedagógicas tradicionais envolvendo educadores e educandos em um processo integrado de aprendizagem. E por tratar-se de uma nova proposta de ensino exige, antes de sua implementação, uma análise crítica quanto às suas reais possibilidades e limitações, considerando seus fundamentos teóricos e metodológicos, assim como as características de cada instituição |
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Sendo assim o objeto de estudo dessa pesquisa foi “A utilização da ABP no ensino de cuidados básicos de enfermagem através de situações-problema de clientes com doenças cardiovasculares”, e teve como objetivo geral “Analisar a aprendizagem dos alunos acerca dos cuidados básicos de enfermagem através da metodologia ABP”. Método: é um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 16 alunos do 4º período do Curso de Enfermagem. O estudo ocorreu com dois grupos de 8 alunos cada, sendo um grupo intervenção, exposto à metodologia da ABP, e o outro foi o grupo controle, exposto à metodologia tradicional. Cada grupo foi submetido a abordagem de uma situação-problema de cliente com doença cardiovascular hospitalizado. Os instrumentos de coleta utilizados foram um roteiro de observação; um questionário de avaliação da metodologia de ensino e um instrumento de avaliação individual. Resultados: Foi possível comparar a metodologia de Ensino Tradicional com a ABP, através do desempenho dos alunos em cada modalidade de ensino, identificando as vantagens e desvantagens dos dois métodos. Durante o desenvolvimento do estudo percebeu-se que alguns alunos ainda estão profundamente enraizados nos métodos tradicionais de ensino. No entanto, o método da ABP permitiu ao grupo intervenção adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes com base em “problemas reais”; construir o conhecimento no seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem utilizando suas experiências, além de maior independência e autonomia nas suas decisões e escolhas. Conclusão: Sendo assim a ABP constitui uma estratégia que vai além das práticas pedagógicas tradicionais envolvendo educadores e educandos em um processo integrado de aprendizagem. E por tratar-se de uma nova proposta de ensino exige, antes de sua implementação, uma análise crítica quanto às suas reais possibilidades e limitações, considerando seus fundamentos teóricos e metodológicos, assim como as características de cada instituiçãoIntroduction: The Problem-Based Learning (PBL) is an active teaching methodology in which students run from their initial comprehension of specifics problem situations , which aim to generate questions, imbalances or questions, with a strong practical motivation and cognitive stimulation to evoke the necessary reflections to search for suitable choices to find a creative solutions for the problems (DAHLE et al , 2009). Therefore the object of study was "The use of PBL in the teaching of nursing basic care through problem situations of clients with cardiovascular disease", and it had the general objective "Analyze the learning of students about nursing basic care through PBL method". It is a descriptive study with a qualitative approach. Method: The subjects were 16 students in the 4th semester of the Nursing Graduation Course from UFF in the 2nd semester of 2013. The study was made with two groups with 8 students each, on different days during the time they were having their practical education in the Male Surgical Clinic from an university hospital called HUAP. One group was “the intervention group” and it was exposed to the PBL methodology while the other group was “the control group”, which was exposed to traditional methodology. Each group was had to approach a problem situation from a client hospitalized with cardiovascular disease in CCM. The data collection instruments used were a roadmap observation of students, a questionnaire to evaluate the teaching methodology and a tool for individual evaluation of ETP. Results: It was possible to compare the methodology of Traditional Teaching and PBL, through the performance of students in each type of education, identifying the advantages and disadvantages of both methods. During the development of the study it was noticed that some students are still deeply rooted in traditional teaching methods. However, the method of PBL allowed “the intervention group” to acquire new knowledge, skills and attitudes based on “real problems, to build their knowledge according to their own time and learning style, using their own experiences and also gave them independence and autonomy when it comes to take their decisions and choices. Conclusion: Thus PBL is a strategy that goes beyond traditional pedagogical practices involving teachers and students in an integrated learning process. And since this is a new proposal for teaching requires, prior to implementation, a critical analysis as to its real possibilities and limitations, considering its theoretical and methodological foundations as well as the characteristics of each institutionQueluci, Gisella de CarvalhoGouvea, MônicaValente, Geilsa Soraia CavalcanteCamacho, Alessandra Conceição Leite FunchalAndrade, Géssica Silva de2018-01-31T14:16:20Z2018-01-31T14:16:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAndrade, Géssica Silva de. Aprendizagem baseada em problemas na assistência ao paciente com doença cardiovascular: aplicabilidades no ensino de Fundamentos de Enfermagem. 2014. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/5690http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-12T20:10:13Zoai:app.uff.br:1/5690Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:59.087202Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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