As contradições e tensões do ensino no Liceu Nilo Peçanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25947 |
Resumo: | Neste trabalho, identifico e analiso as tensões e contradições que se estabelecem entre o Ensino Religioso na escola pública e a laicidade na educação, sejam nas práticas, nos símbolos religiosos ou nas escolhas pedagógicas dos professores desta disciplina. A partir do estudo de caso no Liceu Nilo Peçanha identifiquei que a presença da religião, hegemonicamente cristã sempre esteve presente de forma oficial, através do Ensino Religioso e não oficial, pelos eventos e símbolos existentes na Instituição. Para a compreensão de como a religiosidade, principalmente, derivada de religiões cristãs, acaba sendo transmitida e naturalizada na escola indo de encontro com o princípio de laicidade, busquei o aporte teórico-metodológicos indicados pelo conceito de cultura escolar com Julia (2001) e Viñao Frago (2000, 2008). A bibliografia adotada contempla também as discussões sobre laicidade e a história do Ensino Religioso na educação brasileira, especialmente, nos estudos de Blancarte (2006), Baubérot & Milot (2011), Cury (2004), Fischmann (2012), Cavaliere (2007) e Cunha (2014, 2018). Como recursos metodológicos utilizei pesquisa documental, levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os dados coletados mostraram o quanto a religiosidade, principalmente, derivada de religiões cristãs, sempre foi inculcada, transmitida e naturalizada através da cultura escolar. Levando-me a concluir que a presença do Ensino Religioso em escolas públicas, além de ser contraditória, na visão de quem defende a laicidade na educação, é irrelevante, podendo, portanto ser retirada dos currículos escolares. |
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As contradições e tensões do ensino no Liceu Nilo PeçanhaEnsino ReligiosoLaicidadeCultura EscolarEnsino religiosoEscola públicaLaicidadeReligious EducationSecularismSchool CultureNeste trabalho, identifico e analiso as tensões e contradições que se estabelecem entre o Ensino Religioso na escola pública e a laicidade na educação, sejam nas práticas, nos símbolos religiosos ou nas escolhas pedagógicas dos professores desta disciplina. A partir do estudo de caso no Liceu Nilo Peçanha identifiquei que a presença da religião, hegemonicamente cristã sempre esteve presente de forma oficial, através do Ensino Religioso e não oficial, pelos eventos e símbolos existentes na Instituição. Para a compreensão de como a religiosidade, principalmente, derivada de religiões cristãs, acaba sendo transmitida e naturalizada na escola indo de encontro com o princípio de laicidade, busquei o aporte teórico-metodológicos indicados pelo conceito de cultura escolar com Julia (2001) e Viñao Frago (2000, 2008). A bibliografia adotada contempla também as discussões sobre laicidade e a história do Ensino Religioso na educação brasileira, especialmente, nos estudos de Blancarte (2006), Baubérot & Milot (2011), Cury (2004), Fischmann (2012), Cavaliere (2007) e Cunha (2014, 2018). Como recursos metodológicos utilizei pesquisa documental, levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os dados coletados mostraram o quanto a religiosidade, principalmente, derivada de religiões cristãs, sempre foi inculcada, transmitida e naturalizada através da cultura escolar. Levando-me a concluir que a presença do Ensino Religioso em escolas públicas, além de ser contraditória, na visão de quem defende a laicidade na educação, é irrelevante, podendo, portanto ser retirada dos currículos escolares.In this work I identify and analyze the tensions and contradictions that are established between the Religious Teaching in public schools and the secularism in education, whether in the practices, in the religious symbols or among the pedagogical choices of the teachers of this discipline. Through the case study in Liceu Nilo Peçanha I’ve identified that the presence of religion, hegemonically Christian , has always been officially present, through the religious and unofficial teaching, by way of religious events and symbols existing in the Institution. For the understanding of how the religiosity, mainly derived from Christian religions, ends up being transmitted and naturalized in the school, even though against the secularism principle, I’ve searched the theorical-methodological contribution indicated by the concept of school culture with Julia (2001) and Viñao Frago (2000,2008). The bibliography chosen also includes the discussions about secularity and the history of religious teaching in the brazilian education, especially in the studies by Biancarte (2006), Baubérot & Milot (2011), Cury (2004), Fischmann (2012), Cavaliere (2007) and Cunha (2014,2018). As methodological resources, I’ve used documental research, bibliographic survey and semi-structured audio recorded interviews. The data collected showed how much the religiosity, specially Christian, has always been inculcated, transmitted and naturalized though the School culture, leading me to the conclusion that the presence of the Religious Teaching in public schools, besides being contradictory, by the vision of those who defend the secularity in education, is irrelevant, and can, therefore, be removed from the school curriculum.135 p.Sepulveda, José AntônioOliveira, Claudia Maria Costa Alves deMendonça, AmandaSepulveda, DenizeBrito, Renata de Andrade2022-08-02T14:44:58Z2022-08-02T14:44:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Renata de Andrade. As contradições e tensões do ensino no Liceu Nilo Peçanha. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25947CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-02T14:45:02Zoai:app.uff.br:1/25947Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:39.406401Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Neste trabalho, identifico e analiso as tensões e contradições que se estabelecem entre o Ensino Religioso na escola pública e a laicidade na educação, sejam nas práticas, nos símbolos religiosos ou nas escolhas pedagógicas dos professores desta disciplina. A partir do estudo de caso no Liceu Nilo Peçanha identifiquei que a presença da religião, hegemonicamente cristã sempre esteve presente de forma oficial, através do Ensino Religioso e não oficial, pelos eventos e símbolos existentes na Instituição. Para a compreensão de como a religiosidade, principalmente, derivada de religiões cristãs, acaba sendo transmitida e naturalizada na escola indo de encontro com o princípio de laicidade, busquei o aporte teórico-metodológicos indicados pelo conceito de cultura escolar com Julia (2001) e Viñao Frago (2000, 2008). A bibliografia adotada contempla também as discussões sobre laicidade e a história do Ensino Religioso na educação brasileira, especialmente, nos estudos de Blancarte (2006), Baubérot & Milot (2011), Cury (2004), Fischmann (2012), Cavaliere (2007) e Cunha (2014, 2018). Como recursos metodológicos utilizei pesquisa documental, levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Os dados coletados mostraram o quanto a religiosidade, principalmente, derivada de religiões cristãs, sempre foi inculcada, transmitida e naturalizada através da cultura escolar. Levando-me a concluir que a presença do Ensino Religioso em escolas públicas, além de ser contraditória, na visão de quem defende a laicidade na educação, é irrelevante, podendo, portanto ser retirada dos currículos escolares. |
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