Educação inclusiva e atividades investigativas: uma alternativa acolhedora aos estudantes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32573
Resumo: A investigação realizada nesta dissertação buscou contribuir para a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas, com especial atenção para aqueles com deficiência visual em aulas de Física nas classes comuns de escolas da rede regular. Como continuidade ao estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, no qual foram produzidos 14 arranjos experimentais adequados às especificidades dos estudantes com deficiência visual sobre temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo, a pesquisa se voltou para o uso de recursos experimentais fundamentado em metodologias de ensino com potencial para o protagonismo dos estudantes com e sem deficiência visual. Dentre as possibilidades, o entrelaçamento entre os fundamentos do ensino por investigação e os pressupostos educacionais de Paulo Freire associado a práticas experimentais despontou como uma base teórica coerente com a perspectiva da educação inclusiva. Assim, com o foco na grandeza física torque, para a construção de resposta para a questão balizadora da pesquisa – O ensino por investigação é uma prática pedagógica potencializadora para a melhoria da aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência visual, em temas relacionados à Física? –, foram adotados os procedimentos da pesquisa qualitativa, dentre os quais se destacam: seleção e produção de arranjos experimentais com potencial para a inclusão de estudantes com deficiência visual, avaliação dos arranjos por pessoas com deficiência visual, elaboração de sequência didática e sua aplicação junto a estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Maricá-RJ. Os resultados alcançados se revelam como positivos, tanto no que se refere à adequação do referencial teórico quanto à adequação dos arranjos experimentais na promoção do protagonismo dos estudantes, no respeito e valorização às suas diferenças individuais nos processos de ensino e de aprendizagem. Por fim, como desdobramento da pesquisa realizada foi elaborado o produto educacional Caderno de Atividades: O que os olhos não veem, as mãos sentem: atividades investigativas para o estudo de torque.
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Como continuidade ao estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, no qual foram produzidos 14 arranjos experimentais adequados às especificidades dos estudantes com deficiência visual sobre temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo, a pesquisa se voltou para o uso de recursos experimentais fundamentado em metodologias de ensino com potencial para o protagonismo dos estudantes com e sem deficiência visual. Dentre as possibilidades, o entrelaçamento entre os fundamentos do ensino por investigação e os pressupostos educacionais de Paulo Freire associado a práticas experimentais despontou como uma base teórica coerente com a perspectiva da educação inclusiva. Assim, com o foco na grandeza física torque, para a construção de resposta para a questão balizadora da pesquisa – O ensino por investigação é uma prática pedagógica potencializadora para a melhoria da aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência visual, em temas relacionados à Física? –, foram adotados os procedimentos da pesquisa qualitativa, dentre os quais se destacam: seleção e produção de arranjos experimentais com potencial para a inclusão de estudantes com deficiência visual, avaliação dos arranjos por pessoas com deficiência visual, elaboração de sequência didática e sua aplicação junto a estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Maricá-RJ. Os resultados alcançados se revelam como positivos, tanto no que se refere à adequação do referencial teórico quanto à adequação dos arranjos experimentais na promoção do protagonismo dos estudantes, no respeito e valorização às suas diferenças individuais nos processos de ensino e de aprendizagem. Por fim, como desdobramento da pesquisa realizada foi elaborado o produto educacional Caderno de Atividades: O que os olhos não veem, as mãos sentem: atividades investigativas para o estudo de torque.The research carried out in this dissertation sought to contribute to the inclusion of students with specific educational needs, with special attention to those with visual impairments in common Physics classes in High Schools. As a continuation of the study carried out as an Undergraduate Course Completion Work, in which 14 experimental arrangements were produced suitable for the specificities of students with visual impairments on topics of electrodynamics and electromagnetism, the research turned to the use of experimental resources based on teaching methodologies with potential for visual impairment students protagonism. Among the possibilities, the intertwining between the teaching through investigation foundations and Paulo Freire's educational assumptions associated with experimental practices emerged as a theoretical basis, coherent with the inclusive education perspective. Thus, with a focus on the physical magnitude of torque, to construct an answer to the guiding research question – Teaching through investigation is a pedagogical practice that enhances the learning of all students, with or without visual impairment, on related topics to Physics? –, qualitative research procedures were adopted, among which the following stand out: selection and production of experimental arrangements with potential for the inclusion of students with visual impairments, evaluation of arrangements by people with visual impairments, elaboration of a didactic sequence and its application to students in the 9th year of Elementary School at a public school in the city of Maricá-RJ. The achieved results are positive, both in terms of the adequacy of the theoretical framework and the adequacy of the experimental arrangements in promoting student protagonism, respecting and valuing their individual differences in the teaching and learning processes. Finally, as a result of the research carried out, the educational product Activity Notebook was created: What the eyes don't see, the hands feel: investigative activities for the study of torque.144 f.Almeida, Lucia da Cruz deBarreto Júnior, NelsonSathler, Karla Silene de Oliveira MarinhoCosta, IsaRibeiro, Carlos de Souza2024-03-04T18:05:20Z2024-03-04T18:05:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Carlos de Souza. Educação inclusiva e atividades investigativas: uma alternativa acolhedora aos estudantes com deficiência visual. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32573CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-04T18:05:24Zoai:app.uff.br:1/32573Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:25.359027Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description A investigação realizada nesta dissertação buscou contribuir para a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas, com especial atenção para aqueles com deficiência visual em aulas de Física nas classes comuns de escolas da rede regular. Como continuidade ao estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, no qual foram produzidos 14 arranjos experimentais adequados às especificidades dos estudantes com deficiência visual sobre temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo, a pesquisa se voltou para o uso de recursos experimentais fundamentado em metodologias de ensino com potencial para o protagonismo dos estudantes com e sem deficiência visual. Dentre as possibilidades, o entrelaçamento entre os fundamentos do ensino por investigação e os pressupostos educacionais de Paulo Freire associado a práticas experimentais despontou como uma base teórica coerente com a perspectiva da educação inclusiva. Assim, com o foco na grandeza física torque, para a construção de resposta para a questão balizadora da pesquisa – O ensino por investigação é uma prática pedagógica potencializadora para a melhoria da aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência visual, em temas relacionados à Física? –, foram adotados os procedimentos da pesquisa qualitativa, dentre os quais se destacam: seleção e produção de arranjos experimentais com potencial para a inclusão de estudantes com deficiência visual, avaliação dos arranjos por pessoas com deficiência visual, elaboração de sequência didática e sua aplicação junto a estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Maricá-RJ. Os resultados alcançados se revelam como positivos, tanto no que se refere à adequação do referencial teórico quanto à adequação dos arranjos experimentais na promoção do protagonismo dos estudantes, no respeito e valorização às suas diferenças individuais nos processos de ensino e de aprendizagem. Por fim, como desdobramento da pesquisa realizada foi elaborado o produto educacional Caderno de Atividades: O que os olhos não veem, as mãos sentem: atividades investigativas para o estudo de torque.
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