Planejamento estratégico e qualidade: acreditação hospitalar: um estudo de caso no Hospital Vita Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Teofânia Cristina de Rezende
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6978
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi apresentar os principais aspectos associados à gestão da qualidade na área hospitalar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, com a utilização do Estudo de Caso realizado através de pesquisa face a face com a Gerente de Serviços do Hospital Vita Volta Redonda. As principais conclusões foram que o hospital pesquisado adotou o sistema de gestão da qualidade como estratégia para estabelecimento de vantagem competitiva e que para isso foram realizados planejamentos estratégico, tático e operacional, além da utilização de métodos e itens de controle para o gerenciamento da qualidade. Concluiu-se ainda que outros fatores como redução de custos, melhoria dos processos e diminuição do retrabalho, foram também motivadores para a adoção desse tipo de gestão. Verificou-se mais, que o hospital certificou seu sistema de qualidade através da Acreditação Hospitalar para comunicar a clientes e ao mercado que seus processos estão de acordo com as normas do Manual Brasileiro de Acreditação. Todas essas conclusões vão ao encontro dos aspectos teóricos referenciados no trabalho. Foi identificado no hospital uma preocupação com a redução de custos e a utilização do BSC para controle de seus processos, então, verificou-se a oportunidade de desenvolver novos estudos referentes a utilização do BSC em unidades médico-hospitalares e à adoção de um sistema de gestão da qualidade para a redução dos custos. Esse trabalho, a partir de sua publicação, poderá contribuir para que outras instituições do setor de saúde, não só organizações médico-hospitalares, adotem sistemas de gestão da qualidade e comuniquem aos interessados através da Acreditação Hospitalar, beneficiando não só a si, mas também aos usuários dos sistemas de saúde
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