Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598 |
Resumo: | Por meio deste texto, busca-se apresentar os resultados de um trabalho que teve como finalidade investigar como a implantação de atividades baseadas no Ensino Híbrido, pode contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem de História no Ensino Médio. A partir disso, foram organizadas atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, em especial relacionadas com os modelos sala de aula invertida e rotação por estações, as quais foram aplicadas em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que existe um potencial qualitativo no modelo de Ensino Híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como a potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, notou-se que ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de estudantes ao modelo expositivo de ensino. |
id |
UFS-3_dbf1a1db13356a1ce877381dd5898073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19598 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médioContributions to hybrid teaching for qualification of history teaching in high schoolAportes de la enseñanza híbrida para la calificación de la enseñanza de la historia en la escuela secundariaEducationHistory teachingHybrid teachingTeaching methodologyEducaciónEnseñanza de historiaEnseñanza híbridaMetodología de enseñanzaEducaçãoEnsino de HistóriaEnsino híbridoMetodologia de ensinoPor meio deste texto, busca-se apresentar os resultados de um trabalho que teve como finalidade investigar como a implantação de atividades baseadas no Ensino Híbrido, pode contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem de História no Ensino Médio. A partir disso, foram organizadas atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, em especial relacionadas com os modelos sala de aula invertida e rotação por estações, as quais foram aplicadas em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que existe um potencial qualitativo no modelo de Ensino Híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como a potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, notou-se que ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de estudantes ao modelo expositivo de ensino.Throughout this text, we aim to present the results of a work that has as main goal to investigate how the implementation of activities based in Hybrid Teaching can contribute for qualification of teaching and learning History in High School. From this, the activities were organized based in concepts of Hybrid Teaching, in special the ones related to models of reverse classroom and station rotation, which were applied in the third year of High School, at Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias in Cruz Alta, Rio Grande do Sul. The results point that there is a qualitative potential regarding Hybrid Teaching model, as far as there was more engagement from students, as well as the potentiation of teaching and learning processes. Nevertheless, we have noticed that there still is some limits regarding the access to technologies, lack of training for teachers in the use of digital resources and some students are attachment to the expositive teaching model.Por medio de este texto se busca presentar los resultados de un trabajo que tuvo como finalidad investigar cómo la implantación de actividades basadas en la Enseñanza Híbrida puede contribuir a la calificación de la enseñanza y del aprendizaje de la asignatura Historia en la Enseñanza Media. A partir de esto, fueron organizadas actividades basadas en los conceptos de la Enseñanza Híbrida, especialmente relacionadas a los modelos de salón de clases invertido y rotación por estaciones, las cuales fueron aplicadas en cursos de tercer año de la Enseñanza Media. Los resultados verificaron que existe un potencial cualitativo en el modelo de Enseñanza Híbrida. Sin embargo, se percibió que aún existen algunos límites en lo que se refiere al acceso a las tecnologías, falta de capacitación de los profesores en el uso de los recursos digitales y apego por parte de los estudiantes al modelo expositivo de enseñanza.Revista Tempos e Espaços em Educação2024-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1959810.20952/revtee.v17i36.19598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19598Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e195982358-142510.20952/revtee.v17i36reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598/15714Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jorge Everaldo Pittan daQuadros, Claudemir de2024-05-20T23:04:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19598Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-05-20T23:04:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio Contributions to hybrid teaching for qualification of history teaching in high school Aportes de la enseñanza híbrida para la calificación de la enseñanza de la historia en la escuela secundaria |
title |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio |
spellingShingle |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio Silva, Jorge Everaldo Pittan da Education History teaching Hybrid teaching Teaching methodology Educación Enseñanza de historia Enseñanza híbrida Metodología de enseñanza Educação Ensino de História Ensino híbrido Metodologia de ensino |
title_short |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio |
title_full |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio |
title_fullStr |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio |
title_sort |
Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio |
author |
Silva, Jorge Everaldo Pittan da |
author_facet |
Silva, Jorge Everaldo Pittan da Quadros, Claudemir de |
author_role |
author |
author2 |
Quadros, Claudemir de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jorge Everaldo Pittan da Quadros, Claudemir de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education History teaching Hybrid teaching Teaching methodology Educación Enseñanza de historia Enseñanza híbrida Metodología de enseñanza Educação Ensino de História Ensino híbrido Metodologia de ensino |
topic |
Education History teaching Hybrid teaching Teaching methodology Educación Enseñanza de historia Enseñanza híbrida Metodología de enseñanza Educação Ensino de História Ensino híbrido Metodologia de ensino |
description |
Por meio deste texto, busca-se apresentar os resultados de um trabalho que teve como finalidade investigar como a implantação de atividades baseadas no Ensino Híbrido, pode contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem de História no Ensino Médio. A partir disso, foram organizadas atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, em especial relacionadas com os modelos sala de aula invertida e rotação por estações, as quais foram aplicadas em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que existe um potencial qualitativo no modelo de Ensino Híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como a potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, notou-se que ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de estudantes ao modelo expositivo de ensino. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598 10.20952/revtee.v17i36.19598 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v17i36.19598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598/15714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19598 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598 2358-1425 10.20952/revtee.v17i36 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180441370624 |