Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Everaldo Pittan da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Quadros, Claudemir de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598
Resumo: Por meio deste texto, busca-se apresentar os resultados de um trabalho que teve como finalidade investigar como a implantação de atividades baseadas no Ensino Híbrido, pode contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem de História no Ensino Médio. A partir disso, foram organizadas atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, em especial relacionadas com os modelos sala de aula invertida e rotação por estações, as quais foram aplicadas em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que existe um potencial qualitativo no modelo de Ensino Híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como a potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, notou-se que ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de estudantes ao modelo expositivo de ensino.
id UFS-3_dbf1a1db13356a1ce877381dd5898073
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19598
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médioContributions to hybrid teaching for qualification of history teaching in high schoolAportes de la enseñanza híbrida para la calificación de la enseñanza de la historia en la escuela secundariaEducationHistory teachingHybrid teachingTeaching methodologyEducaciónEnseñanza de historiaEnseñanza híbridaMetodología de enseñanzaEducaçãoEnsino de HistóriaEnsino híbridoMetodologia de ensinoPor meio deste texto, busca-se apresentar os resultados de um trabalho que teve como finalidade investigar como a implantação de atividades baseadas no Ensino Híbrido, pode contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem de História no Ensino Médio. A partir disso, foram organizadas atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, em especial relacionadas com os modelos sala de aula invertida e rotação por estações, as quais foram aplicadas em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que existe um potencial qualitativo no modelo de Ensino Híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como a potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, notou-se que ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de estudantes ao modelo expositivo de ensino.Throughout this text, we aim to present the results of a work that has as main goal to investigate how the implementation of activities based in Hybrid Teaching can contribute for qualification of teaching and learning History in High School. From this, the activities were organized based in concepts of Hybrid Teaching, in special the ones related to models of reverse classroom and station rotation, which were applied in the third year of High School, at Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias in Cruz Alta, Rio Grande do Sul. The results point that there is a qualitative potential regarding Hybrid Teaching model, as far as there was more engagement from students, as well as the potentiation of teaching and learning processes. Nevertheless, we have noticed that there still is some limits regarding the access to technologies, lack of training for teachers in the use of digital resources and some students are attachment to the expositive teaching model.Por medio de este texto se busca presentar los resultados de un trabajo que tuvo como finalidad investigar cómo la implantación de actividades basadas en la Enseñanza Híbrida puede contribuir a la calificación de la enseñanza y del aprendizaje de la asignatura Historia en la Enseñanza Media. A partir de esto, fueron organizadas actividades basadas en los conceptos de la Enseñanza Híbrida, especialmente relacionadas a los modelos de salón de clases invertido y rotación por estaciones, las cuales fueron aplicadas en cursos de tercer año de la Enseñanza Media. Los resultados verificaron que existe un potencial cualitativo en el modelo de Enseñanza Híbrida. Sin embargo, se percibió que aún existen algunos límites en lo que se refiere al acceso a las tecnologías, falta de capacitación de los profesores en el uso de los recursos digitales y apego por parte de los estudiantes al modelo expositivo de enseñanza.Revista Tempos e Espaços em Educação2024-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1959810.20952/revtee.v17i36.19598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19598Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e195982358-142510.20952/revtee.v17i36reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598/15714Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jorge Everaldo Pittan daQuadros, Claudemir de2024-05-20T23:04:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19598Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-05-20T23:04:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
Contributions to hybrid teaching for qualification of history teaching in high school
Aportes de la enseñanza híbrida para la calificación de la enseñanza de la historia en la escuela secundaria
title Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
spellingShingle Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
Silva, Jorge Everaldo Pittan da
Education
History teaching
Hybrid teaching
Teaching methodology
Educación
Enseñanza de historia
Enseñanza híbrida
Metodología de enseñanza
Educação
Ensino de História
Ensino híbrido
Metodologia de ensino
title_short Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
title_full Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
title_fullStr Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
title_full_unstemmed Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
title_sort Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio
author Silva, Jorge Everaldo Pittan da
author_facet Silva, Jorge Everaldo Pittan da
Quadros, Claudemir de
author_role author
author2 Quadros, Claudemir de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Everaldo Pittan da
Quadros, Claudemir de
dc.subject.por.fl_str_mv Education
History teaching
Hybrid teaching
Teaching methodology
Educación
Enseñanza de historia
Enseñanza híbrida
Metodología de enseñanza
Educação
Ensino de História
Ensino híbrido
Metodologia de ensino
topic Education
History teaching
Hybrid teaching
Teaching methodology
Educación
Enseñanza de historia
Enseñanza híbrida
Metodología de enseñanza
Educação
Ensino de História
Ensino híbrido
Metodologia de ensino
description Por meio deste texto, busca-se apresentar os resultados de um trabalho que teve como finalidade investigar como a implantação de atividades baseadas no Ensino Híbrido, pode contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem de História no Ensino Médio. A partir disso, foram organizadas atividades embasadas nos conceitos do Ensino Híbrido, em especial relacionadas com os modelos sala de aula invertida e rotação por estações, as quais foram aplicadas em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que existe um potencial qualitativo no modelo de Ensino Híbrido, na medida em que houve maior envolvimento dos estudantes, bem como a potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, notou-se que ainda existem alguns limites no que diz respeito ao acesso às tecnologias, falta de capacitação de professores no uso dos recursos digitais e apego de estudantes ao modelo expositivo de ensino.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598
10.20952/revtee.v17i36.19598
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v17i36.19598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19598/15714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19598
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e19598
2358-1425
10.20952/revtee.v17i36
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180441370624