O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Taiana Batista de Melo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1767
Resumo: A cadeia produtiva do setor do turismo e hotelaria é inevitavelmente influenciada pela tecnologia da informação (TI) e suas inovações. Com isso, faz-se necessário analisar o uso das tecnologias disponíveis no mercado para a contribuição com melhorias de processos internos e no apoio à manutenção da competitividade dos empreendimentos hoteleiro. Este trabalho aborda o uso de tecnologias de CRM (Customer Relationship Management) em hotéis design da cidade de São Paulo, cujo público alvo são hóspedes detentores de alto poder aquisitivo, possuindo também alto nível de exigência quanto ao atendimento recebido. Desta forma, entendendo o relacionamento com clientes como um ponto crucial para o sucesso de empreendimentos hoteleiros, em especial, os da categoria design, este trabalho propõe verificar como ferramentas de CRM contribuem para melhorar o desempenho da gestão do relacionamento e, por consequência, a fidelização de hóspedes já existentes e a conquista de novos. Para esta análise, foram realizadas pesquisas de caráter exploratório com gestores dos empreendimentos pesquisados
id UFF-2_9961ac182547c5fc832f32b4e68bc107
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1767
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratóriaHotéis designCRMCustomer relationship managementFidelizaçãoMarketing de relacionamentoCompetitividadeTurismoTecnologia da informaçãoHotéisSão Paulo (SP)Design hotelsCRMCustomer relationship managementLoyaltyRelationship marketingCompetitivenessA cadeia produtiva do setor do turismo e hotelaria é inevitavelmente influenciada pela tecnologia da informação (TI) e suas inovações. Com isso, faz-se necessário analisar o uso das tecnologias disponíveis no mercado para a contribuição com melhorias de processos internos e no apoio à manutenção da competitividade dos empreendimentos hoteleiro. Este trabalho aborda o uso de tecnologias de CRM (Customer Relationship Management) em hotéis design da cidade de São Paulo, cujo público alvo são hóspedes detentores de alto poder aquisitivo, possuindo também alto nível de exigência quanto ao atendimento recebido. Desta forma, entendendo o relacionamento com clientes como um ponto crucial para o sucesso de empreendimentos hoteleiros, em especial, os da categoria design, este trabalho propõe verificar como ferramentas de CRM contribuem para melhorar o desempenho da gestão do relacionamento e, por consequência, a fidelização de hóspedes já existentes e a conquista de novos. Para esta análise, foram realizadas pesquisas de caráter exploratório com gestores dos empreendimentos pesquisadosThe supply chain sector of the tourism and hospitality is inevitably influenced by information technology (IT) and its innovations. Thus, it is necessary to analyze the use of available technologies in market for the contribution to improve internal processes and support competitiveness maintenance in hotel business. This paper discusses about the use of CRM (Customer Relationship Management) technologies in design hotels located in São Paulo city, whose target audience are guests in possession of high purchasing power, also having high demands on the service received. So, understanding the customer relationship as a crucial point for successful hotel developments, in particular the design category, this paper proposes to see how CRM tools help to improve performance management relationship and, consequently, guest loyalty and capture of new ones. For this analysis, were conducted exploratory researches with the surveyed hotel managersRocha, Saulo BarrosoMonteiro, João Evangelista DiasRibeiro, Ricardo Drummond MarsicanoOliveira, Taiana Batista de Melo2016-05-20T17:54:29Z2016-05-20T17:54:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1767CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-15T16:34:41Zoai:app.uff.br:1/1767Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-15T16:34:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
title O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
spellingShingle O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
Oliveira, Taiana Batista de Melo
Hotéis design
CRM
Customer relationship management
Fidelização
Marketing de relacionamento
Competitividade
Turismo
Tecnologia da informação
Hotéis
São Paulo (SP)
Design hotels
CRM
Customer relationship management
Loyalty
Relationship marketing
Competitiveness
title_short O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
title_full O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
title_fullStr O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
title_full_unstemmed O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
title_sort O customer relationship management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratória
author Oliveira, Taiana Batista de Melo
author_facet Oliveira, Taiana Batista de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Saulo Barroso
Monteiro, João Evangelista Dias
Ribeiro, Ricardo Drummond Marsicano
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Taiana Batista de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Hotéis design
CRM
Customer relationship management
Fidelização
Marketing de relacionamento
Competitividade
Turismo
Tecnologia da informação
Hotéis
São Paulo (SP)
Design hotels
CRM
Customer relationship management
Loyalty
Relationship marketing
Competitiveness
topic Hotéis design
CRM
Customer relationship management
Fidelização
Marketing de relacionamento
Competitividade
Turismo
Tecnologia da informação
Hotéis
São Paulo (SP)
Design hotels
CRM
Customer relationship management
Loyalty
Relationship marketing
Competitiveness
description A cadeia produtiva do setor do turismo e hotelaria é inevitavelmente influenciada pela tecnologia da informação (TI) e suas inovações. Com isso, faz-se necessário analisar o uso das tecnologias disponíveis no mercado para a contribuição com melhorias de processos internos e no apoio à manutenção da competitividade dos empreendimentos hoteleiro. Este trabalho aborda o uso de tecnologias de CRM (Customer Relationship Management) em hotéis design da cidade de São Paulo, cujo público alvo são hóspedes detentores de alto poder aquisitivo, possuindo também alto nível de exigência quanto ao atendimento recebido. Desta forma, entendendo o relacionamento com clientes como um ponto crucial para o sucesso de empreendimentos hoteleiros, em especial, os da categoria design, este trabalho propõe verificar como ferramentas de CRM contribuem para melhorar o desempenho da gestão do relacionamento e, por consequência, a fidelização de hóspedes já existentes e a conquista de novos. Para esta análise, foram realizadas pesquisas de caráter exploratório com gestores dos empreendimentos pesquisados
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-05-20T17:54:29Z
2016-05-20T17:54:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1767
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135243124113408