Os acidentes motociclísticos na (i)mobilidade do capital: um estudo sobre Rio das Ostras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cleidys Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5253
Resumo: O número de acidentes de trânsito com vítimas cresceu nas últimas décadas, sendo um dos principais indicadores os que envolvem motocicletas, por sua utilização como meio de transporte individual ou instrumento de trabalho, disputando os espaços nas malhas viárias dos estados e municípios. Para compreender os motivos que levam a esse crescimento fez-se necessário pesquisar acerca do processo de desenvolvimento urbano, buscando as suas vinculações com os fatores políticos, econômicos e sociais. Descobriu-se que a reprodução e acumulação do capital foi determinante para a conformação dos espaços urbanos, com um Estado agindo de modo ineficiente para atender à mobilidade urbana e mitigar as ocorrências de acidentes motociclísticos. O alto custo desses acidentes perpassa por várias políticas públicas, causando impactos para o próprio Estado e sociedade, restando ao capital os lucros advindos da venda das motocicletas. A periodicidade nas ações preventivas e de fiscalização pelos órgãos de segurança não garante a redução das incidências de irregularidades e de acidentes no trânsito, havendo a percepção de que devem ser ampliadas, através de uma constante intervenção
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