Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Victor Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999
Resumo: A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.
id UFF-2_9b9e2221783b07e46b347602814b086a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27999
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino MédioNovo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médioNew High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.The lack of motivation and the excessive amount of memory content are two of the main causes of students' lack of interest in learning Chemistry. Seeking a modification of this scenario and based on this research we describe the development, application and evaluation of an active methodology anchored in Problem Based Learning (PBL), for the teaching of topics Thermochemistry. This study was applied in a second grade class in a private school in the city of Niterói and it was based on the Formative Itineraries proposed by the BNCC., Therefore, a discipline of Literature was developed where the topics of Thermochemistry were assigned using as a reference the Book Macunaíma, by Mário de Andrade. We developed a Didatic Guide after the application and evaluation of this discipline which describes how to apply this methodology. And as a result an Educational Product was created. It is worth applying it in different situations or subjects despite the proposal being contextualized in a specific school series.103 p.Farias, Florence Moellmann Cordeiro deCosta, IsaGuerra, Antonio Carlos de OliveiraMoreno, Esteban LopezRIBEIRO, Victor Rodrigues2023-03-02T12:44:46Z2023-03-02T12:44:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-02T12:44:50Zoai:app.uff.br:1/27999Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-02T12:44:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
title Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
spellingShingle Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
RIBEIRO, Victor Rodrigues
Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.
Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.
title_short Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
title_full Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
title_fullStr Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
title_full_unstemmed Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
title_sort Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
author RIBEIRO, Victor Rodrigues
author_facet RIBEIRO, Victor Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Costa, Isa
Guerra, Antonio Carlos de Oliveira
Moreno, Esteban Lopez
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Victor Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.
Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.
topic Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.
Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio
New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.
description A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02T12:44:46Z
2023-03-02T12:44:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999
identifier_str_mv RIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135422144348160