Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999 |
Resumo: | A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações. |
id |
UFF-2_9b9e2221783b07e46b347602814b086a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27999 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino MédioNovo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica.Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médioNew High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry.A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações.The lack of motivation and the excessive amount of memory content are two of the main causes of students' lack of interest in learning Chemistry. Seeking a modification of this scenario and based on this research we describe the development, application and evaluation of an active methodology anchored in Problem Based Learning (PBL), for the teaching of topics Thermochemistry. This study was applied in a second grade class in a private school in the city of Niterói and it was based on the Formative Itineraries proposed by the BNCC., Therefore, a discipline of Literature was developed where the topics of Thermochemistry were assigned using as a reference the Book Macunaíma, by Mário de Andrade. We developed a Didatic Guide after the application and evaluation of this discipline which describes how to apply this methodology. And as a result an Educational Product was created. It is worth applying it in different situations or subjects despite the proposal being contextualized in a specific school series.103 p.Farias, Florence Moellmann Cordeiro deCosta, IsaGuerra, Antonio Carlos de OliveiraMoreno, Esteban LopezRIBEIRO, Victor Rodrigues2023-03-02T12:44:46Z2023-03-02T12:44:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-02T12:44:50Zoai:app.uff.br:1/27999Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:52.761117Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio |
title |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio |
spellingShingle |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio RIBEIRO, Victor Rodrigues Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica. Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry. |
title_short |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio |
title_full |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio |
title_fullStr |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio |
title_sort |
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio |
author |
RIBEIRO, Victor Rodrigues |
author_facet |
RIBEIRO, Victor Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de Costa, Isa Guerra, Antonio Carlos de Oliveira Moreno, Esteban Lopez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Victor Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica. Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry. |
topic |
Novo Ensino Médio, PBL, Ensino de Química, Termoquímica. Ensino de química, Termoquímica, Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio New High School, PBL, Chemistry Teaching, Thermochemistry. |
description |
A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia ativa ancorada na Problem Based Learning (PBL) (Aprendizagem Baseada em Problemas, em português) para o Ensino de tópicos de Termoquímica. Esse estudo foi aplicado em uma escola particular no município de Niterói para uma turma da segunda série de Ensino Médio. Tomando-se por base os Itinerários Formativos propostos na BNCC, desenvolveu-se uma proposta Interdisciplinar com a disciplina de Literatura onde os tópicos de Termoquímica foram trabalhados a partir do Livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Após a aplicação e avaliação desenvolvemos, como Produto Educacional, um Guia Didático onde é descrita a forma de aplicação dessa metodologia. Cabe destacar que, apesar da proposta estar contextualizada em uma série escolar específica, mostra-se que a mesma é passível de aplicação em diversas situações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-02T12:44:46Z 2023-03-02T12:44:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Victor Rodrigues. Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823682723512320 |