O grupo de estudos Braulio Goffman no Rio de Janeiro: movimento político-religioso e reconfiguração da tradição no candomblé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tânia de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25496
Resumo: Esta tese discute a questão das transações de conhecimento entre os adeptos do candomblé e, como problemática específica, abordei a agência de um grupo de iniciados no culto, reunidos em uma “comunidade virtual”, criada em 2011, sob a denominação Grupo de Estudos Braulio Goffman, em cuja sede presencial organizam diversos tipos de encontros, com pessoas religiosamente vinculadas ao candomblé, visando o debate, reflexão e divulgação de saberes de interesse religioso, bem como das histórias de vida e trajetórias iniciáticas de sacerdotes, sacerdotisas, e outros iniciados. A tese defende que o Grupo de Estudos Braulio Goffman consiste num movimento político-religioso que se organiza a partir da reunião do “povo de santo” em torno da troca e difusão de saberes que interessam diretamente à sua religiosidade, e também de outros saberes que lhes interessam do ponto de vista da inserção do candomblé na esfera e espaço públicos. Nessa Direção, o escopo geral do projeto acalentado pelo Braulio Goffman visa contribuir para promover uma participação maior, mais articulada e melhor informada dos iniciados nas múltiplas interfaces que se apresentam como desafios ao candomblé nas arenas públicas. Principalmente, as lutas políticas contra o racismo, de um modo geral, e contra o racismo religioso, em particular. Ao encampar esses propósitos os organizadores do BG acreditam que as atividades que promovem devem ser pensadas em torno de trocas de conhecimento que contribuam para alcançá-los, processo este que é por eles categorizado como “qualificar o povo de santo”. Demonstro, também, que este movimento político – religioso é protagonizado por iniciados aos quais estou denominando, analiticamente, como “agentes de literacia”, cujas ações no presente estão, direta ou indiretamente, relacionadas à confluência de um conjunto específico de fatores, quais sejam: a expansão e proselitismo da Igreja Universal do Reino de Deus; a chegada ao Rio do culto de Ifá através da migração para cá de sacerdotes cubanos; a gradual expansão da utilização da internet no Brasil; o aumento nos índices de escolarização da população, de um modo geral, o que repercutiu em maiores índices de escolarização do povo de santo; acrescentando-se a isso o gradual engajamento do povo de santo nas arenas públicas. A transmissão e divulgação de saberes, conforme dinamizados, registrados e difundidos na internet pelos participantes do Grupo de Estudos Braulio Goffman, constituem um projeto que pretende contribuir para que as casas de candomblé - consequentemente, esta matriz religiosa - transmitam aos seus iniciados do presente repertórios de saberes considerados qualificados para que possam tanto dar continuidade ao candomblé, agora e no futuro, quanto se capacitar para enfrentar os desafios que se impõem nas arenas públicas, especialmente a partir das diversas formas de violência impetrada aos terreiros e seus seguidores pela Igreja Universal do Reino de Deus (e outros grupos pentecostais e neopentecostais), decorrentes de racismo religioso.
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A tese defende que o Grupo de Estudos Braulio Goffman consiste num movimento político-religioso que se organiza a partir da reunião do “povo de santo” em torno da troca e difusão de saberes que interessam diretamente à sua religiosidade, e também de outros saberes que lhes interessam do ponto de vista da inserção do candomblé na esfera e espaço públicos. Nessa Direção, o escopo geral do projeto acalentado pelo Braulio Goffman visa contribuir para promover uma participação maior, mais articulada e melhor informada dos iniciados nas múltiplas interfaces que se apresentam como desafios ao candomblé nas arenas públicas. Principalmente, as lutas políticas contra o racismo, de um modo geral, e contra o racismo religioso, em particular. Ao encampar esses propósitos os organizadores do BG acreditam que as atividades que promovem devem ser pensadas em torno de trocas de conhecimento que contribuam para alcançá-los, processo este que é por eles categorizado como “qualificar o povo de santo”. Demonstro, também, que este movimento político – religioso é protagonizado por iniciados aos quais estou denominando, analiticamente, como “agentes de literacia”, cujas ações no presente estão, direta ou indiretamente, relacionadas à confluência de um conjunto específico de fatores, quais sejam: a expansão e proselitismo da Igreja Universal do Reino de Deus; a chegada ao Rio do culto de Ifá através da migração para cá de sacerdotes cubanos; a gradual expansão da utilização da internet no Brasil; o aumento nos índices de escolarização da população, de um modo geral, o que repercutiu em maiores índices de escolarização do povo de santo; acrescentando-se a isso o gradual engajamento do povo de santo nas arenas públicas. A transmissão e divulgação de saberes, conforme dinamizados, registrados e difundidos na internet pelos participantes do Grupo de Estudos Braulio Goffman, constituem um projeto que pretende contribuir para que as casas de candomblé - consequentemente, esta matriz religiosa - transmitam aos seus iniciados do presente repertórios de saberes considerados qualificados para que possam tanto dar continuidade ao candomblé, agora e no futuro, quanto se capacitar para enfrentar os desafios que se impõem nas arenas públicas, especialmente a partir das diversas formas de violência impetrada aos terreiros e seus seguidores pela Igreja Universal do Reino de Deus (e outros grupos pentecostais e neopentecostais), decorrentes de racismo religioso.This thesis discusses the issue of knowledge transactions between candomblé followers and, as a specific problem, I approached the agency of a group of initiates in the cult, gathered in a “virtual community”, created in 2011, under the name Grupo de Estudos Braulio Goffman, in whose face-to-face headquarters they organize various types of meetings, with people religiously linked to candomblé, aiming at the debate, reflection and dissemination of knowledge of religious interest, as well as life stories and initiatic trajectories of priests, priestesses, and other initiates. Grupo de Estudos Braulio Goffman consists of a political-religious movement that is organized from the meeting of the “people of the saint” around the exchange and diffusion of knowledge that directly interests their religiosity, and also other knowledge that interests them from the point of view. view of the insertion of candomblé in the public sphere and space. In this direction, the general scope of the project cherished by Braulio Goffman aims to contribute to promote a greater, more articulated and better informed participation of those initiated in the multiple interfaces that present themselves as challenges to candomblé in public arenas. Mainly, the political struggles against racism, in general, and against religious racism, in particular. In embracing these purposes, the organizers of BG believe that the activities they promote must be thought around exchanges of knowledge that contribute to reaching them, a process that they categorize as “qualifying the people of saint”. I also demonstrate that this political-religious movement is led by initiates whom I am analytically calling “literacy agents”, whose actions in the present are, directly or indirectly, related to the confluence of a specific set of factors, which are : the expansion and proselytism of the Universal Church of the Kingdom of God; the arrival of the Ifá cult in Rio through the migration of Cuban priests here; the gradual expansion of internet use in Brazil; the increase in the schooling rates of the population, in general, which reflected in higher schooling rates of the people of santo; adding to this the gradual engagement of the people of saints in the public arenas. The transmission and dissemination of knowledge, as streamlined, registered and disseminated on the internet by the participants of the Braulio Goffman Study Group, constitute a project that aims to contribute to the candomblé houses - consequently, this religious matrix - transmit to their initiates the present repertoires knowledge considered qualified so that they can continue Candomblé, now and in the future, Kingdom of God (and other Pentecostal and Neopentecostal groups), stemming from religious racism.291 p.O’Dwyer, Eliane CantarinoMiranda, Ana Paula Mendes deChagas, Gisele FonsecaBahia, Joana D´Arc do ValleCruz, Robson RogérioFernandes, Tânia de Souza2022-07-01T13:58:54Z2022-07-01T13:58:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERNANDES, Tânia de Souza. O grupo de estudos Braulio Goffman no Rio de Janeiro: movimento político-religioso e reconfiguração da tradição no candomblé. 2020. 291 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25496CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-01T13:58:57Zoai:app.uff.br:1/25496Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-01T13:58:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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