Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Maíra Medeiros Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25847
Resumo: Esta dissertação possui como objetivo principal compreender a cadeia da influência que atua por trás do influenciador digital ao mesmo tempo em que discute o papel chave que o influenciador possui ao fomentar o consumo. O surgimento das plataformas digitais com modelos de negócio voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais e volume de acessos configurou uma nova figura – o influenciador digital. Esse fenômeno é estruturado pela algoritmização e pela datificação, que refletem na hegemonia dos conteúdos ou espaços e no próprio lugar em que o influenciador se encontra. Diante do uso vertiginoso das plataformas digitais por parte da audiência e da capacidade de o influenciador gerar conexão com seu público, o mercado passa a usar a figura do influenciador para tornar cada vez mais próxima a relação entre marca e consumidor. Nesse contexto, essa dissertação aborda a cadeia da influência, estrutura formada por intermediadores culturais, termo cunhado por Rojek (2008).
id UFF-2_a21d8c7cacaaa508448985e8722a54db
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25847
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digitalInfluenciadores digitaisCadeia da influênciaMercado digitalPlataformas digitaisRede socialMídia digitalInfluência (Ciências Sociais)Digital influencersInfluence chainDigital marketPlatforms digitalEsta dissertação possui como objetivo principal compreender a cadeia da influência que atua por trás do influenciador digital ao mesmo tempo em que discute o papel chave que o influenciador possui ao fomentar o consumo. O surgimento das plataformas digitais com modelos de negócio voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais e volume de acessos configurou uma nova figura – o influenciador digital. Esse fenômeno é estruturado pela algoritmização e pela datificação, que refletem na hegemonia dos conteúdos ou espaços e no próprio lugar em que o influenciador se encontra. Diante do uso vertiginoso das plataformas digitais por parte da audiência e da capacidade de o influenciador gerar conexão com seu público, o mercado passa a usar a figura do influenciador para tornar cada vez mais próxima a relação entre marca e consumidor. Nesse contexto, essa dissertação aborda a cadeia da influência, estrutura formada por intermediadores culturais, termo cunhado por Rojek (2008).This dissertation has as main objective to understand the chain of influence that acts behind the digital influencer while discussing the key role that the influencer has in promoting consumption. The emergence of digital platforms with business models focused on the distribution of audiovisual content and volume of accesses created a new figure – the digital influencer. This phenomenon is structured by algorithmization and dataficcation, which reflect on the hegemony of contents or spaces and on the very place where the influencer finds himself. Given the vertiginous use of digital platforms by the audience and the influencer's ability to generate a connection with its audience, the market starts to use the influencer figure to bring the relationship between brand and consumer closer and closer. In this context, this dissertation addresses the chain of influence, a structure formed by cultural intermediaries, a term coined by Rojek (2008).95 p.Cabral Filho, Adilson VazSchneider, Marco André FeldmanSilveira, Sérgio Amadeu daXavier, Maíra Medeiros Carvalho2022-07-26T15:09:17Z2022-07-26T15:09:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25847CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-26T15:09:20Zoai:app.uff.br:1/25847Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-26T15:09:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
title Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
spellingShingle Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
Xavier, Maíra Medeiros Carvalho
Influenciadores digitais
Cadeia da influência
Mercado digital
Plataformas digitais
Rede social
Mídia digital
Influência (Ciências Sociais)
Digital influencers
Influence chain
Digital market
Platforms digital
title_short Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
title_full Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
title_fullStr Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
title_full_unstemmed Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
title_sort Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
author Xavier, Maíra Medeiros Carvalho
author_facet Xavier, Maíra Medeiros Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral Filho, Adilson Vaz
Schneider, Marco André Feldman
Silveira, Sérgio Amadeu da
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Maíra Medeiros Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores digitais
Cadeia da influência
Mercado digital
Plataformas digitais
Rede social
Mídia digital
Influência (Ciências Sociais)
Digital influencers
Influence chain
Digital market
Platforms digital
topic Influenciadores digitais
Cadeia da influência
Mercado digital
Plataformas digitais
Rede social
Mídia digital
Influência (Ciências Sociais)
Digital influencers
Influence chain
Digital market
Platforms digital
description Esta dissertação possui como objetivo principal compreender a cadeia da influência que atua por trás do influenciador digital ao mesmo tempo em que discute o papel chave que o influenciador possui ao fomentar o consumo. O surgimento das plataformas digitais com modelos de negócio voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais e volume de acessos configurou uma nova figura – o influenciador digital. Esse fenômeno é estruturado pela algoritmização e pela datificação, que refletem na hegemonia dos conteúdos ou espaços e no próprio lugar em que o influenciador se encontra. Diante do uso vertiginoso das plataformas digitais por parte da audiência e da capacidade de o influenciador gerar conexão com seu público, o mercado passa a usar a figura do influenciador para tornar cada vez mais próxima a relação entre marca e consumidor. Nesse contexto, essa dissertação aborda a cadeia da influência, estrutura formada por intermediadores culturais, termo cunhado por Rojek (2008).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T15:09:17Z
2022-07-26T15:09:17Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25847
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838850911830016