A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Souza da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18200
Resumo: The present project of research aims at investigating how the official speech of Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro about the teaching of Portuguese Language at state public schools is organized. It also aims at understanding how the discursive voice which articulate this discourse, considering that the teacher is a privileged reader. To do so, the curricular proposal for the teaching of the Portuguese Language, produced in the document of Curricular Reorientation given to schools in 2006, is taken as object of analysis, including the Didactic Materials elaborated by the teachers. In this proposal, the discourse of the official document concerning the valued conception of language and the teaching of language is object of analysis, taking into account its end, that is, the reader. This study takes as methodological strategy the documental analysis, using the sociohistorical approach in the qualitative research of bathkinian inspiration. The theoretical basis that supports this research is Mikhail Bakhtin s theory of enunciation. According to the author, it is assumed that the language is essencially dialogical, that discourses are characterized by the diversity of voices and that the Curricular Reorientation is a discursive genre.
id UFF-2_a25563fc64b233ba532225f0e9619df0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/18200
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozesEducaçãoLinguagemLíngua portuguesaEstudo e ensinoCurrículoProposta curricularLíngua portuguesaDiscursoConcepção dialógica de linguagemRio de Janeiro (RJ)Curricular proposalPortuguese languageDiscourseDialogical conception of languageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe present project of research aims at investigating how the official speech of Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro about the teaching of Portuguese Language at state public schools is organized. It also aims at understanding how the discursive voice which articulate this discourse, considering that the teacher is a privileged reader. To do so, the curricular proposal for the teaching of the Portuguese Language, produced in the document of Curricular Reorientation given to schools in 2006, is taken as object of analysis, including the Didactic Materials elaborated by the teachers. In this proposal, the discourse of the official document concerning the valued conception of language and the teaching of language is object of analysis, taking into account its end, that is, the reader. This study takes as methodological strategy the documental analysis, using the sociohistorical approach in the qualitative research of bathkinian inspiration. The theoretical basis that supports this research is Mikhail Bakhtin s theory of enunciation. According to the author, it is assumed that the language is essencially dialogical, that discourses are characterized by the diversity of voices and that the Curricular Reorientation is a discursive genre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar como se organiza o discurso oficial da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro para o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas do Estado. Almeja também compreender como se articulam as vozes discursivas que organizam esse discurso, considerando que o professor é leitor privilegiado. Para tanto, toma-se como objeto de análise a proposta curricular para o ensino de Língua Portuguesa, produzida no documento de Reorientação Curricular entregue às escolas em 2006, incluindo os Materiais Didáticos elaborados pelos professores. Nessa proposta, é objeto de análise o discurso do documento oficial no que tange à concepção de linguagem priorizada e ao objetivo do ensino da língua, tendo em vista o seu direcionamento, ou seja, seu leitor. Esta pesquisa toma como estratégia metodológica a análise documental, utilizando a abordagem sócio-histórica na pesquisa qualitativa de inspiração bakhtiniana. A base teórica que sustenta, principalmente, esta pesquisa é a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin. A partir do autor, assumo os pressupostos de que a linguagem é essencialmente dialógica, de que os discursos são caracterizados pela diversidade de vozes e o de que a Reorientação Curricular é um gênero discursivo.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoGoulart, Cecilia Maria AldigueriCPF:29862523700Frigotto, Edith Ione dos SantosCPF:11231231222http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0Zaccur, Edwiges Guiomar dos SantosCPF:64029336787http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6Marinho, MarildesCPF:45120988022http://lattes.cnpq.br/5473413841465155Silva, Vanessa Souza da2021-03-10T20:43:53Z2008-12-102021-03-10T20:43:53Z2008-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18200porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:43:53Zoai:app.uff.br:1/18200Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:54.132811Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
title A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
spellingShingle A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
Silva, Vanessa Souza da
Educação
Linguagem
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Currículo
Proposta curricular
Língua portuguesa
Discurso
Concepção dialógica de linguagem
Rio de Janeiro (RJ)
Curricular proposal
Portuguese language
Discourse
Dialogical conception of language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
title_full A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
title_fullStr A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
title_full_unstemmed A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
title_sort A proposta curricular para o ensino de língua portuguesa no Estado do RIo de Janeiro do início do século XXI : uma orquestra discursiva de vozes
author Silva, Vanessa Souza da
author_facet Silva, Vanessa Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulart, Cecilia Maria Aldigueri
CPF:29862523700
Frigotto, Edith Ione dos Santos
CPF:11231231222
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0
Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos
CPF:64029336787
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4727346J6
Marinho, Marildes
CPF:45120988022
http://lattes.cnpq.br/5473413841465155
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Linguagem
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Currículo
Proposta curricular
Língua portuguesa
Discurso
Concepção dialógica de linguagem
Rio de Janeiro (RJ)
Curricular proposal
Portuguese language
Discourse
Dialogical conception of language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Linguagem
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Currículo
Proposta curricular
Língua portuguesa
Discurso
Concepção dialógica de linguagem
Rio de Janeiro (RJ)
Curricular proposal
Portuguese language
Discourse
Dialogical conception of language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present project of research aims at investigating how the official speech of Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro about the teaching of Portuguese Language at state public schools is organized. It also aims at understanding how the discursive voice which articulate this discourse, considering that the teacher is a privileged reader. To do so, the curricular proposal for the teaching of the Portuguese Language, produced in the document of Curricular Reorientation given to schools in 2006, is taken as object of analysis, including the Didactic Materials elaborated by the teachers. In this proposal, the discourse of the official document concerning the valued conception of language and the teaching of language is object of analysis, taking into account its end, that is, the reader. This study takes as methodological strategy the documental analysis, using the sociohistorical approach in the qualitative research of bathkinian inspiration. The theoretical basis that supports this research is Mikhail Bakhtin s theory of enunciation. According to the author, it is assumed that the language is essencially dialogical, that discourses are characterized by the diversity of voices and that the Curricular Reorientation is a discursive genre.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
2008-03-28
2021-03-10T20:43:53Z
2021-03-10T20:43:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/18200
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/18200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823630826340352