“A biblioteca deveria estar do nosso lado”: com/sobre quilombolas e indígenas e suas relações com a biblioteca universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10858 |
Resumo: | Esta dissertação trata da compreensão da relação entre estudantes quilombolas e indígenas com a biblioteca de uma universidade da região oeste do Pará, na cidade de Santarém, para uma reflexão sobre os processos de mediação de informação nas bibliotecas em contextos interculturais. Nela, caminhamos em direção à contribuição para as discussões sobre questões enfrentadas por quilombolas e indígenas na Universidade, que muitas vezes são silenciadas, negadas ou invisibilizados, além de mostrar que a biblioteca não só pode, como deve ser um espaço que proporcione condições para a permanência desses grupos, colaborando para a efetividade das políticas de ações afirmativas. A pesquisa se caracteriza do tipo qualitativa, exploratória e de cunho etnográfico, fazendo uso de entrevistas, observações, anotações de campo e a aplicação de questionários para coleta de dados e como método de análise e interpretação dos dados, a Análise de Discurso. Apresentamos ainda um levantamento juntos às bibliotecas de Universidades Públicas Federais para o mapeamento de possíveis experiências e práticas de mediação no serviço de referência e a atuação geral bibliotecária no âmbito da multi/interculturalidade. Diante dos resultados e análises deste estudo, é fundamental que a biblioteca reconheça a diversidade étnica e cultural de sua comunidade e suas plurais necessidades informacionais, a fim de se pensar em uma mediação que proporcione de fato oportunidades de igualdades, respeito às diferenças e a autonomia, e mais, que essa mediação seja pensada com esses grupos, numa relação de diálogo crítico e ações de compartilhamento de saberes e conhecimentos |
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“A biblioteca deveria estar do nosso lado”: com/sobre quilombolas e indígenas e suas relações com a biblioteca universitáriaIndígenas e quilombolas – Ensino superiorBiblioteca universitáriaMediação da informaçãoInterculturalidadeIndígenaQuilombolaBiblioteca universitáriaInterculturalidadesEnsino Superior; aspecto socialIndigenous and quilombolas - Higher educationUniversity libraryMediation of informationInterculturalityEsta dissertação trata da compreensão da relação entre estudantes quilombolas e indígenas com a biblioteca de uma universidade da região oeste do Pará, na cidade de Santarém, para uma reflexão sobre os processos de mediação de informação nas bibliotecas em contextos interculturais. Nela, caminhamos em direção à contribuição para as discussões sobre questões enfrentadas por quilombolas e indígenas na Universidade, que muitas vezes são silenciadas, negadas ou invisibilizados, além de mostrar que a biblioteca não só pode, como deve ser um espaço que proporcione condições para a permanência desses grupos, colaborando para a efetividade das políticas de ações afirmativas. A pesquisa se caracteriza do tipo qualitativa, exploratória e de cunho etnográfico, fazendo uso de entrevistas, observações, anotações de campo e a aplicação de questionários para coleta de dados e como método de análise e interpretação dos dados, a Análise de Discurso. Apresentamos ainda um levantamento juntos às bibliotecas de Universidades Públicas Federais para o mapeamento de possíveis experiências e práticas de mediação no serviço de referência e a atuação geral bibliotecária no âmbito da multi/interculturalidade. Diante dos resultados e análises deste estudo, é fundamental que a biblioteca reconheça a diversidade étnica e cultural de sua comunidade e suas plurais necessidades informacionais, a fim de se pensar em uma mediação que proporcione de fato oportunidades de igualdades, respeito às diferenças e a autonomia, e mais, que essa mediação seja pensada com esses grupos, numa relação de diálogo crítico e ações de compartilhamento de saberes e conhecimentosThis dissertation deals with the understanding of the relationship between quilombola and indigenous students with the library of a university in the western region of Pará, in the city of Santarém, for a reflection on the processes of information mediation in libraries in intercultural contexts. In it, we are moving towards contributing to the discussions about issues faced by quilombolas and indigenous people in the University, which are often silenced, denied or invisible, and show that the library can not only, as it must be a space that provides conditions for permanence of these groups, collaborating for the effectiveness of affirmative action policies. The research is characterized by a qualitative, exploratory and ethnographic type, making use of interviews, observations, field notes and the application of questionnaires for data collection and as a method of analysis and interpretation of data, Discourse Analysis. We also present a survey together with the libraries of Federal Public Universities for the mapping of possible experiences and practices of mediation in the referral service and the general librarian work in the scope of multi/interculturality. Given the results and analyzes of this study, it is essential that the library recognize the ethnic and cultural diversity of its community and its plural informational needs, in order to think about a mediation that in fact provides opportunities for equality, respect for differences and autonomy, and more, that this mediation be thought of with these groups, in a relation of critical dialogue and actions of sharing of knowledge and knowledge148 f.Freitas, Lídia Silva deChaves, Mayco Ferreira2019-08-15T11:51:18Z2019-08-15T11:51:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAVES, Mayco Ferreira. A biblioteca deveria estar do nosso lado: com/sobre quilombolas e indígenas e suas relações com a biblioteca universitária. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10858Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-17T14:35:32Zoai:app.uff.br:1/10858Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:42.819134Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Esta dissertação trata da compreensão da relação entre estudantes quilombolas e indígenas com a biblioteca de uma universidade da região oeste do Pará, na cidade de Santarém, para uma reflexão sobre os processos de mediação de informação nas bibliotecas em contextos interculturais. Nela, caminhamos em direção à contribuição para as discussões sobre questões enfrentadas por quilombolas e indígenas na Universidade, que muitas vezes são silenciadas, negadas ou invisibilizados, além de mostrar que a biblioteca não só pode, como deve ser um espaço que proporcione condições para a permanência desses grupos, colaborando para a efetividade das políticas de ações afirmativas. A pesquisa se caracteriza do tipo qualitativa, exploratória e de cunho etnográfico, fazendo uso de entrevistas, observações, anotações de campo e a aplicação de questionários para coleta de dados e como método de análise e interpretação dos dados, a Análise de Discurso. Apresentamos ainda um levantamento juntos às bibliotecas de Universidades Públicas Federais para o mapeamento de possíveis experiências e práticas de mediação no serviço de referência e a atuação geral bibliotecária no âmbito da multi/interculturalidade. Diante dos resultados e análises deste estudo, é fundamental que a biblioteca reconheça a diversidade étnica e cultural de sua comunidade e suas plurais necessidades informacionais, a fim de se pensar em uma mediação que proporcione de fato oportunidades de igualdades, respeito às diferenças e a autonomia, e mais, que essa mediação seja pensada com esses grupos, numa relação de diálogo crítico e ações de compartilhamento de saberes e conhecimentos |
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