Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32591 |
Resumo: | O panorama da música independente no Brasil está em constante ascensão. A qualidade dos fonogramas produzidos em home studios alcançou padrões equiparáveis aos das grandes gravadoras. No entanto, apesar da excelência sonora, percebe-se uma lacuna no domínio sobre como gerenciar de forma eficaz a própria carreira. Isso expõe as fragilidades dos artistas independentes, que muitas vezes não sabem como lançar, promover, divulgar e utilizar recursos estratégicos de marketing musical para impulsionar seu trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da indústria musical brasileira, focando no cenário da música independente e na importância do marketing estratégico musical para o avanço na carreira de um artista emergente. A análise é conduzida por meio de estudos de casos de sucesso de artistas musicais globalmente reconhecidos, com especial atenção para o mercado musical brasileiro, utilizamos como linha principal de estudo de caso o rapper e empresário brasileiro Emicida juntamente com o selo independente Laboratório Fantasma. |
id |
UFF-2_a5869f58047292c7e8389279ef942f68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32591 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório FantasmaIndústria fonográfica brasileiraArtista independenteMarketing musicalStreamingMúsicaIndústria fonográficaMúsico brasileiroTecnologia streaming (Telecomunicação)Brazilian music industryIndependent artistMusic marketingStreamingO panorama da música independente no Brasil está em constante ascensão. A qualidade dos fonogramas produzidos em home studios alcançou padrões equiparáveis aos das grandes gravadoras. No entanto, apesar da excelência sonora, percebe-se uma lacuna no domínio sobre como gerenciar de forma eficaz a própria carreira. Isso expõe as fragilidades dos artistas independentes, que muitas vezes não sabem como lançar, promover, divulgar e utilizar recursos estratégicos de marketing musical para impulsionar seu trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da indústria musical brasileira, focando no cenário da música independente e na importância do marketing estratégico musical para o avanço na carreira de um artista emergente. A análise é conduzida por meio de estudos de casos de sucesso de artistas musicais globalmente reconhecidos, com especial atenção para o mercado musical brasileiro, utilizamos como linha principal de estudo de caso o rapper e empresário brasileiro Emicida juntamente com o selo independente Laboratório Fantasma.The landscape of independent music in Brazil is continuously rising. The quality of recordings produced in home studios has reached standards comparable to those of major record labels. However, despite the sonic excellence, a gap is evident in the proficiency of effectively managing one's own career. This exposes the vulnerabilities of independent artists, who often lack knowledge on how to launch, promote, publicize, and utilize strategic music marketing resources to propel their work. This research aims to conduct an in-depth study of the Brazilian music industry, focusing on the independent music scene and the significance of strategic music marketing for the advancement of an emerging artist's career. The analysis is carried out through case studies of globally recognized musical artists, with special attention to the Brazilian music market. Our primary case study revolves around the Brazilian rapper and entrepreneur Emicida, in conjunction with the independent label Laboratório Fantasma.88 p.Castanheira, José Cláudio SiqueiraCorreia, Rômulo NormandCarneiro, Mário RubensSilva, Tiemi Caroline Martins da2024-03-05T15:59:49Z2024-03-05T15:59:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32591CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-05T15:59:53Zoai:app.uff.br:1/32591Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:49.268399Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma |
title |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma |
spellingShingle |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma Silva, Tiemi Caroline Martins da Indústria fonográfica brasileira Artista independente Marketing musical Streaming Música Indústria fonográfica Músico brasileiro Tecnologia streaming (Telecomunicação) Brazilian music industry Independent artist Music marketing Streaming |
title_short |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma |
title_full |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma |
title_fullStr |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma |
title_full_unstemmed |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma |
title_sort |
Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma |
author |
Silva, Tiemi Caroline Martins da |
author_facet |
Silva, Tiemi Caroline Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanheira, José Cláudio Siqueira Correia, Rômulo Normand Carneiro, Mário Rubens |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tiemi Caroline Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria fonográfica brasileira Artista independente Marketing musical Streaming Música Indústria fonográfica Músico brasileiro Tecnologia streaming (Telecomunicação) Brazilian music industry Independent artist Music marketing Streaming |
topic |
Indústria fonográfica brasileira Artista independente Marketing musical Streaming Música Indústria fonográfica Músico brasileiro Tecnologia streaming (Telecomunicação) Brazilian music industry Independent artist Music marketing Streaming |
description |
O panorama da música independente no Brasil está em constante ascensão. A qualidade dos fonogramas produzidos em home studios alcançou padrões equiparáveis aos das grandes gravadoras. No entanto, apesar da excelência sonora, percebe-se uma lacuna no domínio sobre como gerenciar de forma eficaz a própria carreira. Isso expõe as fragilidades dos artistas independentes, que muitas vezes não sabem como lançar, promover, divulgar e utilizar recursos estratégicos de marketing musical para impulsionar seu trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da indústria musical brasileira, focando no cenário da música independente e na importância do marketing estratégico musical para o avanço na carreira de um artista emergente. A análise é conduzida por meio de estudos de casos de sucesso de artistas musicais globalmente reconhecidos, com especial atenção para o mercado musical brasileiro, utilizamos como linha principal de estudo de caso o rapper e empresário brasileiro Emicida juntamente com o selo independente Laboratório Fantasma. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-05T15:59:49Z 2024-03-05T15:59:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32591 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823686771015680 |