Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiemi Caroline Martins da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32591
Resumo: O panorama da música independente no Brasil está em constante ascensão. A qualidade dos fonogramas produzidos em home studios alcançou padrões equiparáveis aos das grandes gravadoras. No entanto, apesar da excelência sonora, percebe-se uma lacuna no domínio sobre como gerenciar de forma eficaz a própria carreira. Isso expõe as fragilidades dos artistas independentes, que muitas vezes não sabem como lançar, promover, divulgar e utilizar recursos estratégicos de marketing musical para impulsionar seu trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da indústria musical brasileira, focando no cenário da música independente e na importância do marketing estratégico musical para o avanço na carreira de um artista emergente. A análise é conduzida por meio de estudos de casos de sucesso de artistas musicais globalmente reconhecidos, com especial atenção para o mercado musical brasileiro, utilizamos como linha principal de estudo de caso o rapper e empresário brasileiro Emicida juntamente com o selo independente Laboratório Fantasma.
id UFF-2_a5869f58047292c7e8389279ef942f68
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32591
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório FantasmaIndústria fonográfica brasileiraArtista independenteMarketing musicalStreamingMúsicaIndústria fonográficaMúsico brasileiroTecnologia streaming (Telecomunicação)Brazilian music industryIndependent artistMusic marketingStreamingO panorama da música independente no Brasil está em constante ascensão. A qualidade dos fonogramas produzidos em home studios alcançou padrões equiparáveis aos das grandes gravadoras. No entanto, apesar da excelência sonora, percebe-se uma lacuna no domínio sobre como gerenciar de forma eficaz a própria carreira. Isso expõe as fragilidades dos artistas independentes, que muitas vezes não sabem como lançar, promover, divulgar e utilizar recursos estratégicos de marketing musical para impulsionar seu trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da indústria musical brasileira, focando no cenário da música independente e na importância do marketing estratégico musical para o avanço na carreira de um artista emergente. A análise é conduzida por meio de estudos de casos de sucesso de artistas musicais globalmente reconhecidos, com especial atenção para o mercado musical brasileiro, utilizamos como linha principal de estudo de caso o rapper e empresário brasileiro Emicida juntamente com o selo independente Laboratório Fantasma.The landscape of independent music in Brazil is continuously rising. The quality of recordings produced in home studios has reached standards comparable to those of major record labels. However, despite the sonic excellence, a gap is evident in the proficiency of effectively managing one's own career. This exposes the vulnerabilities of independent artists, who often lack knowledge on how to launch, promote, publicize, and utilize strategic music marketing resources to propel their work. This research aims to conduct an in-depth study of the Brazilian music industry, focusing on the independent music scene and the significance of strategic music marketing for the advancement of an emerging artist's career. The analysis is carried out through case studies of globally recognized musical artists, with special attention to the Brazilian music market. Our primary case study revolves around the Brazilian rapper and entrepreneur Emicida, in conjunction with the independent label Laboratório Fantasma.88 p.Castanheira, José Cláudio SiqueiraCorreia, Rômulo NormandCarneiro, Mário RubensSilva, Tiemi Caroline Martins da2024-03-05T15:59:49Z2024-03-05T15:59:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32591CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-05T15:59:53Zoai:app.uff.br:1/32591Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:49.268399Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
title Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
spellingShingle Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
Silva, Tiemi Caroline Martins da
Indústria fonográfica brasileira
Artista independente
Marketing musical
Streaming
Música
Indústria fonográfica
Músico brasileiro
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian music industry
Independent artist
Music marketing
Streaming
title_short Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
title_full Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
title_fullStr Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
title_full_unstemmed Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
title_sort Música independente no Brasil e a arte de dominar estratégias de marketing musical como a ferramenta para o sucesso: estudo de caso do rapper brasileiro Emicida e o selo Independente Laboratório Fantasma
author Silva, Tiemi Caroline Martins da
author_facet Silva, Tiemi Caroline Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanheira, José Cláudio Siqueira
Correia, Rômulo Normand
Carneiro, Mário Rubens
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiemi Caroline Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria fonográfica brasileira
Artista independente
Marketing musical
Streaming
Música
Indústria fonográfica
Músico brasileiro
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian music industry
Independent artist
Music marketing
Streaming
topic Indústria fonográfica brasileira
Artista independente
Marketing musical
Streaming
Música
Indústria fonográfica
Músico brasileiro
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian music industry
Independent artist
Music marketing
Streaming
description O panorama da música independente no Brasil está em constante ascensão. A qualidade dos fonogramas produzidos em home studios alcançou padrões equiparáveis aos das grandes gravadoras. No entanto, apesar da excelência sonora, percebe-se uma lacuna no domínio sobre como gerenciar de forma eficaz a própria carreira. Isso expõe as fragilidades dos artistas independentes, que muitas vezes não sabem como lançar, promover, divulgar e utilizar recursos estratégicos de marketing musical para impulsionar seu trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo aprofundado da indústria musical brasileira, focando no cenário da música independente e na importância do marketing estratégico musical para o avanço na carreira de um artista emergente. A análise é conduzida por meio de estudos de casos de sucesso de artistas musicais globalmente reconhecidos, com especial atenção para o mercado musical brasileiro, utilizamos como linha principal de estudo de caso o rapper e empresário brasileiro Emicida juntamente com o selo independente Laboratório Fantasma.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-05T15:59:49Z
2024-03-05T15:59:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32591
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823686771015680