A temática de alimentos como meio de contextualização e inserção do cotidiano do aluno no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Agnes Luz Lambert de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24820
Resumo: A Química é uma disciplina vista por muitos discentes como complexa e desconexa, fatores estes que dificultam o processo de ensino aprendizagem ao longo dos anos. Devido a isto, muitos docentes estudam maneiras de modificar esta realidade, utilizando propostas pedagógicas que despertem o interesse e a formação crítica de seus alunos. Assim, buscando contribuir para o ensino de Química este trabalho trata-se da possibilidade da temática de alimentos para construção de aulas contextualizadas, que relacionem diferentes conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio com o cotidiano dos estudantes. Para isto realizaram-se atividades com simuladores e vídeos para explicar diferentes conceitos, como Tabela Periódica, Funções Inorgânicas, escala de pH e Estequiometria. Discute-se aqui a diversidade de possibilidades deste tema e a aceitação do mesmo por parte dos alunos, perceptível através do aumento da interação em aula e da pesquisa de opinião feita através de questionários.
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spelling A temática de alimentos como meio de contextualização e inserção do cotidiano do aluno no ensino de químicaEnsino de Química; Cotidiano; Alimentos; ContextualizaçãoEnsino de química, Alimento, Processo de ensino-aprendizagemChemistry teaching; Daily; Foods; ContextualizationA Química é uma disciplina vista por muitos discentes como complexa e desconexa, fatores estes que dificultam o processo de ensino aprendizagem ao longo dos anos. Devido a isto, muitos docentes estudam maneiras de modificar esta realidade, utilizando propostas pedagógicas que despertem o interesse e a formação crítica de seus alunos. Assim, buscando contribuir para o ensino de Química este trabalho trata-se da possibilidade da temática de alimentos para construção de aulas contextualizadas, que relacionem diferentes conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio com o cotidiano dos estudantes. Para isto realizaram-se atividades com simuladores e vídeos para explicar diferentes conceitos, como Tabela Periódica, Funções Inorgânicas, escala de pH e Estequiometria. Discute-se aqui a diversidade de possibilidades deste tema e a aceitação do mesmo por parte dos alunos, perceptível através do aumento da interação em aula e da pesquisa de opinião feita através de questionários.Chemistry is a subject seen by many students as complex and disconnected, factors that make the teaching-learning process difficult over the years. Due to this, many professors study ways to modify this reality, using pedagogical proposals that arouse the interest and critical training of their students. Thus, seeking to contribute to the teaching of Chemistry, this project deals with the possibility of the theme of food for the development of contextualized classes, which relate different contents worked during High School with the daily lives of students. For this, activities were carried out with simulators and videos to explain different concepts, such as Periodic Table, Inorganic Functions, pH scale and Stoichiometry. The diversity of possibilities of this theme and the acceptance of it by the students are discussed here, noticeable through the increase of the interaction in class and the opinion poll carried out through questionnaires.69 f.Universidade Federal FluminenseNiteróiMarques, Marcelo MonteiroChinelli, Maura VenturaSilva, Júlio Cesar Martins daMarques, Marcelo MonteiroChinelli, Mura VenturaSilva, Júlio Cesar Martins daSouza, Agnes Luz Lambert de2022-03-30T17:30:00Z2022-03-30T17:30:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Agnes Luz Lambert de. A temática de alimentos como meio de contextualização e inserção do cotidiano do aluno no ensino de química. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24820Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-30T17:30:07Zoai:app.uff.br:1/24820Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-30T17:30:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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