Educação musical no município de Angra dos Reis: Um estudo sobre o cenário de ensino atual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30172 |
Resumo: | A educação musical, quando realizada de maneira comprometida e responsável, é capaz de promover o desenvolvimento integral do indivíduo, manifestando qualidades como atenção, concentração, disciplina, criatividade, etc. Contudo, a obrigatoriedade do ensino de música no ambiente escolar só foi implementada a partir do ano de 2008, enfrentando obstáculos até os dias atuais. O atual trabalho consiste em apresentar o presente cenário da Lei 11.769/2008, alterada pela Lei 13.278/2016, no município de Angra dos Reis. A metodologia parte de um estudo de levantamento bibliográfico percorrendo na literatura acadêmica pesquisas associadas ao ensino de música nas escolas, seus benefícios e maiores dificuldades para a implementação, bem como um estudo de caso dentro do município visando analisar o documento orientador curricular e escutar os professores atuantes através de survey, a fim de possibilitar uma compreensão dos fatores que causam defasagem na implementação da Lei. A partir disso, o trabalho encontra, de acordo com o abordado na literatura acadêmica, aspectos relacionados àfalta de formação apropriada aos professores e dificuldade em relacionar as especificidades do currículo com o pouco conhecimento adquirido dentro do município de Angra dos Reis, concluindo-se a necessidade de uma intervenção para atingir o objetivo final, uma educação musical de qualidade. |
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Educação musical no município de Angra dos Reis: Um estudo sobre o cenário de ensino atualEducação musicalLei 11.769/2008Pesquisa em surveyAngra dos ReisMusical educationLaw 11.769/2008Survey researchAngra dos ReisA educação musical, quando realizada de maneira comprometida e responsável, é capaz de promover o desenvolvimento integral do indivíduo, manifestando qualidades como atenção, concentração, disciplina, criatividade, etc. Contudo, a obrigatoriedade do ensino de música no ambiente escolar só foi implementada a partir do ano de 2008, enfrentando obstáculos até os dias atuais. O atual trabalho consiste em apresentar o presente cenário da Lei 11.769/2008, alterada pela Lei 13.278/2016, no município de Angra dos Reis. A metodologia parte de um estudo de levantamento bibliográfico percorrendo na literatura acadêmica pesquisas associadas ao ensino de música nas escolas, seus benefícios e maiores dificuldades para a implementação, bem como um estudo de caso dentro do município visando analisar o documento orientador curricular e escutar os professores atuantes através de survey, a fim de possibilitar uma compreensão dos fatores que causam defasagem na implementação da Lei. A partir disso, o trabalho encontra, de acordo com o abordado na literatura acadêmica, aspectos relacionados àfalta de formação apropriada aos professores e dificuldade em relacionar as especificidades do currículo com o pouco conhecimento adquirido dentro do município de Angra dos Reis, concluindo-se a necessidade de uma intervenção para atingir o objetivo final, uma educação musical de qualidade.Music education, when carried out in a committed and responsible manner, is capable of promoting the integral development of the individual, manifesting qualities such as attention, concentration, discipline, creativity, etc. However, the mandatory teaching of music in the school environment was only implemented in 2008, facing obstacles until the present day. The current work consists of presenting the present scenario of Law 11.769/2008, amended by Law 13.278/2016 in the municipality of Angra dos Reis. The methodology starts from a bibliographical survey study, covering in the academic literature researches associated with the teaching of music in schools, its benefits and major difficulties for implementation, as well as a case study within the municipality in order to analyze the curricular guideline document and listen to the teachers. actors through a survey, in order to enable an understanding of the factors that cause delays in the implementation of the Law. From this, the work is in accordance with what is addressed in the academic literature, aspects related to the lack of appropriate training for teachers and difficulty in relating the specificities of the curriculum with the little knowledge acquired within the municipality of Angra dos Reis, concluding the need of an intervention to achieve the ultimate goal, a quality music education.52Requião, Luciana Pires de SáRibeiro, William de GoesMarton, Silmara LídiaPeres, Mikaela Mendes2023-08-31T21:11:01Z2023-08-31T21:11:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPERES, Mikaela Mendes. Educação musical no município de Angra dos Reis: Um estudo sobre o cenário de ensino atual. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30172CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T21:11:05Zoai:app.uff.br:1/30172Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:55.681253Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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