Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar a abordagem dos conteúdos da Teoria da Luz em três livros didáticos durante três triênios da mesma década. E notável que um livro de qualidade é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. Será abordado o importante papel da Teoria da Luz na construção do individuo como cidadão. Esta pesquisa objetiva apresentar este instrumento tão importante, o livro de Física, assim como sua origem no Brasil, suas políticas, a influência do movimento de renovação do currículo para o ensino da Física. Por fim, será exposta a educação do ensino de Física com crítica de Paulo Freire e seus ambientes de aprendizagem. Os livros serão analisados segundo três critérios estabelecidos na pesquisa partindo da ótica dos cenários de investigação sob a perspectiva de Paulo Freire (1970) |
id |
UFF-2_a935ba38c99e9bc389c89f5f8493d569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16578 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médioLuzEnsino médioFreireEducaçãoLuzEnsino médioFreire, PauloEducaçãoLightHigh schoolFreireEducationEste trabalho objetiva analisar a abordagem dos conteúdos da Teoria da Luz em três livros didáticos durante três triênios da mesma década. E notável que um livro de qualidade é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. Será abordado o importante papel da Teoria da Luz na construção do individuo como cidadão. Esta pesquisa objetiva apresentar este instrumento tão importante, o livro de Física, assim como sua origem no Brasil, suas políticas, a influência do movimento de renovação do currículo para o ensino da Física. Por fim, será exposta a educação do ensino de Física com crítica de Paulo Freire e seus ambientes de aprendizagem. Os livros serão analisados segundo três critérios estabelecidos na pesquisa partindo da ótica dos cenários de investigação sob a perspectiva de Paulo Freire (1970)This work aims to analyze the approach to the contents of the Theory of Light in three textbooks during three triennia of the same decade. It is notable that a quality book is of paramount importance to the teaching-learning process. The important role of the Theory of Light in the construction of the individual as a citizen will be addressed. This research aims to present this very important instrument, the Physics book, as well as its origin in Brasil, its policies, the influence of the curriculum renewal movement for the teaching of Physics. Finally, physics education will be exposed based on the criticism of Paulo Freire and his learning environments. The books will be analyzed according to three criteria established from the perspective of the research scenarios from the perspective of Paulo Freire (1970)Lima, Marco Antonio FrotaLima, Alan Miranda Monteiro deSouza, José Antonio eMarinho, Yuri Rodrigo de Moura2020-12-30T16:06:01Z2020-12-30T16:06:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARINHO, Yuri Rodrigo de Moura. Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-22T14:25:21Zoai:app.uff.br:1/16578Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:24.777256Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio |
title |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio |
spellingShingle |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio Marinho, Yuri Rodrigo de Moura Luz Ensino médio Freire Educação Luz Ensino médio Freire, Paulo Educação Light High school Freire Education |
title_short |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio |
title_full |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio |
title_fullStr |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio |
title_sort |
Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio |
author |
Marinho, Yuri Rodrigo de Moura |
author_facet |
Marinho, Yuri Rodrigo de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Marco Antonio Frota Lima, Alan Miranda Monteiro de Souza, José Antonio e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Yuri Rodrigo de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luz Ensino médio Freire Educação Luz Ensino médio Freire, Paulo Educação Light High school Freire Education |
topic |
Luz Ensino médio Freire Educação Luz Ensino médio Freire, Paulo Educação Light High school Freire Education |
description |
Este trabalho objetiva analisar a abordagem dos conteúdos da Teoria da Luz em três livros didáticos durante três triênios da mesma década. E notável que um livro de qualidade é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. Será abordado o importante papel da Teoria da Luz na construção do individuo como cidadão. Esta pesquisa objetiva apresentar este instrumento tão importante, o livro de Física, assim como sua origem no Brasil, suas políticas, a influência do movimento de renovação do currículo para o ensino da Física. Por fim, será exposta a educação do ensino de Física com crítica de Paulo Freire e seus ambientes de aprendizagem. Os livros serão analisados segundo três critérios estabelecidos na pesquisa partindo da ótica dos cenários de investigação sob a perspectiva de Paulo Freire (1970) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30T16:06:01Z 2020-12-30T16:06:01Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARINHO, Yuri Rodrigo de Moura. Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578 |
identifier_str_mv |
MARINHO, Yuri Rodrigo de Moura. Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823564953747456 |