Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Yuri Rodrigo de Moura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a abordagem dos conteúdos da Teoria da Luz em três livros didáticos durante três triênios da mesma década. E notável que um livro de qualidade é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. Será abordado o importante papel da Teoria da Luz na construção do individuo como cidadão. Esta pesquisa objetiva apresentar este instrumento tão importante, o livro de Física, assim como sua origem no Brasil, suas políticas, a influência do movimento de renovação do currículo para o ensino da Física. Por fim, será exposta a educação do ensino de Física com crítica de Paulo Freire e seus ambientes de aprendizagem. Os livros serão analisados segundo três critérios estabelecidos na pesquisa partindo da ótica dos cenários de investigação sob a perspectiva de Paulo Freire (1970)
id UFF-2_a935ba38c99e9bc389c89f5f8493d569
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16578
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médioLuzEnsino médioFreireEducaçãoLuzEnsino médioFreire, PauloEducaçãoLightHigh schoolFreireEducationEste trabalho objetiva analisar a abordagem dos conteúdos da Teoria da Luz em três livros didáticos durante três triênios da mesma década. E notável que um livro de qualidade é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. Será abordado o importante papel da Teoria da Luz na construção do individuo como cidadão. Esta pesquisa objetiva apresentar este instrumento tão importante, o livro de Física, assim como sua origem no Brasil, suas políticas, a influência do movimento de renovação do currículo para o ensino da Física. Por fim, será exposta a educação do ensino de Física com crítica de Paulo Freire e seus ambientes de aprendizagem. Os livros serão analisados segundo três critérios estabelecidos na pesquisa partindo da ótica dos cenários de investigação sob a perspectiva de Paulo Freire (1970)This work aims to analyze the approach to the contents of the Theory of Light in three textbooks during three triennia of the same decade. It is notable that a quality book is of paramount importance to the teaching-learning process. The important role of the Theory of Light in the construction of the individual as a citizen will be addressed. This research aims to present this very important instrument, the Physics book, as well as its origin in Brasil, its policies, the influence of the curriculum renewal movement for the teaching of Physics. Finally, physics education will be exposed based on the criticism of Paulo Freire and his learning environments. The books will be analyzed according to three criteria established from the perspective of the research scenarios from the perspective of Paulo Freire (1970)Lima, Marco Antonio FrotaLima, Alan Miranda Monteiro deSouza, José Antonio eMarinho, Yuri Rodrigo de Moura2020-12-30T16:06:01Z2020-12-30T16:06:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARINHO, Yuri Rodrigo de Moura. Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-22T14:25:21Zoai:app.uff.br:1/16578Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:24.777256Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
title Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
spellingShingle Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
Marinho, Yuri Rodrigo de Moura
Luz
Ensino médio
Freire
Educação
Luz
Ensino médio
Freire, Paulo
Educação
Light
High school
Freire
Education
title_short Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
title_full Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
title_fullStr Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
title_full_unstemmed Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
title_sort Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio
author Marinho, Yuri Rodrigo de Moura
author_facet Marinho, Yuri Rodrigo de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Marco Antonio Frota
Lima, Alan Miranda Monteiro de
Souza, José Antonio e
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Yuri Rodrigo de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Luz
Ensino médio
Freire
Educação
Luz
Ensino médio
Freire, Paulo
Educação
Light
High school
Freire
Education
topic Luz
Ensino médio
Freire
Educação
Luz
Ensino médio
Freire, Paulo
Educação
Light
High school
Freire
Education
description Este trabalho objetiva analisar a abordagem dos conteúdos da Teoria da Luz em três livros didáticos durante três triênios da mesma década. E notável que um livro de qualidade é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. Será abordado o importante papel da Teoria da Luz na construção do individuo como cidadão. Esta pesquisa objetiva apresentar este instrumento tão importante, o livro de Física, assim como sua origem no Brasil, suas políticas, a influência do movimento de renovação do currículo para o ensino da Física. Por fim, será exposta a educação do ensino de Física com crítica de Paulo Freire e seus ambientes de aprendizagem. Os livros serão analisados segundo três critérios estabelecidos na pesquisa partindo da ótica dos cenários de investigação sob a perspectiva de Paulo Freire (1970)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30T16:06:01Z
2020-12-30T16:06:01Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Yuri Rodrigo de Moura. Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578
identifier_str_mv MARINHO, Yuri Rodrigo de Moura. Uma abordagem do conceito de luz no curso de física no ensino médio. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823564953747456