That's entertainment?: Tensões, ambiguidades e questões estético-narrativas no musical norte americano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5415 |
Resumo: | O musical, gênero muito popular à sua época, é tomado por muitos como um gênero meramente escapista de entretenimento, totalmente vinculado à ideologia do modo de produção hollywoodiano. O intuito deste trabalho é investigar o fenômeno dos filmes musicais, suas características e especificidades, desde sua origem, ligada a um gênero de entretenimento teatral, até o seu auge e decadência, compreendida da chamada Era de Ouro. Além da análise teórica do musical, no que tange à elementos estético-narrativos, o trabalho busca investigar de que forma esses filmes podem trazer ambiguidades e tensões que envolvem tanto a própria concepção do gênero em si, quanto questões além dele |
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That's entertainment?: Tensões, ambiguidades e questões estético-narrativas no musical norte americanoGênero musicalEntretenimentoEstéticaNarrativaTexto e pré-textoFilme musicalEntretenimentoEstéticaNarrativaMusical filmEntertainmentAestheticNarrativeText and pre-textO musical, gênero muito popular à sua época, é tomado por muitos como um gênero meramente escapista de entretenimento, totalmente vinculado à ideologia do modo de produção hollywoodiano. O intuito deste trabalho é investigar o fenômeno dos filmes musicais, suas características e especificidades, desde sua origem, ligada a um gênero de entretenimento teatral, até o seu auge e decadência, compreendida da chamada Era de Ouro. Além da análise teórica do musical, no que tange à elementos estético-narrativos, o trabalho busca investigar de que forma esses filmes podem trazer ambiguidades e tensões que envolvem tanto a própria concepção do gênero em si, quanto questões além deleThe musical film, a very popular genre at its time, is taken by many people as a mere escapist genre of entertainment, totally linked to the production ideology of Hollywood. The purpose of this study is to investigate the phenomenon of musical movies, their characteristics and specificities, from the genre’s origin, linked to a theatrical entertainment genre, to its peak and decadence, comprised in the so-called Golden Age. Besides the theoretical analysis of the musical, regarding aesthetic and narrative elements, the study seeks to suggest how these movies can bring ambiguities and tensions that involve both the genre conception itself, as questions beyond itUniversidade Federal FluminenseNiteróiBragança, Maurício deMachado, Eliany SalvatierraAmaral, CarolinaWlian, Luiz Fernando2018-01-03T13:23:12Z2018-01-03T13:23:12Z2018-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5415Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T20:35:36Zoai:app.uff.br:1/5415Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:34.722141Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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