A relação entre o desempenho na gestão fiscal e o desenvolvimento socioeconômico nos municípios do Rio de Janeiro de 2006 a 2013
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7455 |
Resumo: | Este artigo investiga a relação entre o desempenho da gestão fiscal, sob a ótica da Lei de Responsabilidade Fiscal, medido através do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) e, o índice de desenvolvimento socioeconômico municipal, avaliado através do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) nos municípios do Rio de Janeiro para os anos de 2006 a 2013. Foi usado o coeficiente de correlação tau de Kendall, τ, para identificação do relacionamento linear entre as variáveis devido a não normalidade dos dados do IFGF em 2008, 2011 e 2012. A análise partiu da hipótese de uma relação positiva entre o IFGF e o IFDM. Os resultados comprovaram que o relacionamento positivo entre as variáveis foi estatisticamente significante apenas para os anos de 2008, 2009, 2011 e 2012, e que, deste modo, o desempenho no IFDM aumentou à medida que o IFGF aumentou. Os quesitos considerados pela FIRJAN na classificação de um município no que se refere à qualidade de sua gestão são: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Liquidez, Investimentos e, Custo da Dívida. Uma pesquisa exploratória bibliográfica identificou que entre as diversas variáveis previsoras utilizadas em estudos anteriores, as que possuem correspondência com os subíndices componentes do IFGF foram Gastos com Pessoal, Investimentos e Custo da Dívida. Com base nestes estudos supôs-se, portanto, que a associação significativa encontrada para os anos de 2008, 2009, 2011 e 2012 pode ser explicada pelas variáveis Investimentos e, Juros e Encargos da Dívida, consideradas pela FIRJAN no método de cálculo do IFGF. Concluiu-se que o cenário de variáveis que determinam o desenvolvimento socioeconômico municipal é mais complexo do que o IFGF é capaz de representar, mas que existe algum impacto positivo no IFDM quando o desempenho no IFGF aumenta. Neste sentido, a capacidade de gerência dos negócios públicos, respeitando os limites impostos pela LRF, é uma ferramenta que beneficia a qualidade de vida da população |
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A relação entre o desempenho na gestão fiscal e o desenvolvimento socioeconômico nos municípios do Rio de Janeiro de 2006 a 2013Desenvolvimento municipalLei de responsabilidade fiscalÍndice FIRJAN de gestão fiscalLei de responsabilidade fiscalDesempenhoGestão públicaMunicípioMunicipal developmentLaw of fiscal responsibilityFIRJAN index of fiscal managementEste artigo investiga a relação entre o desempenho da gestão fiscal, sob a ótica da Lei de Responsabilidade Fiscal, medido através do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) e, o índice de desenvolvimento socioeconômico municipal, avaliado através do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) nos municípios do Rio de Janeiro para os anos de 2006 a 2013. Foi usado o coeficiente de correlação tau de Kendall, τ, para identificação do relacionamento linear entre as variáveis devido a não normalidade dos dados do IFGF em 2008, 2011 e 2012. A análise partiu da hipótese de uma relação positiva entre o IFGF e o IFDM. Os resultados comprovaram que o relacionamento positivo entre as variáveis foi estatisticamente significante apenas para os anos de 2008, 2009, 2011 e 2012, e que, deste modo, o desempenho no IFDM aumentou à medida que o IFGF aumentou. Os quesitos considerados pela FIRJAN na classificação de um município no que se refere à qualidade de sua gestão são: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Liquidez, Investimentos e, Custo da Dívida. Uma pesquisa exploratória bibliográfica identificou que entre as diversas variáveis previsoras utilizadas em estudos anteriores, as que possuem correspondência com os subíndices componentes do IFGF foram Gastos com Pessoal, Investimentos e Custo da Dívida. Com base nestes estudos supôs-se, portanto, que a associação significativa encontrada para os anos de 2008, 2009, 2011 e 2012 pode ser explicada pelas variáveis Investimentos e, Juros e Encargos da Dívida, consideradas pela FIRJAN no método de cálculo do IFGF. Concluiu-se que o cenário de variáveis que determinam o desenvolvimento socioeconômico municipal é mais complexo do que o IFGF é capaz de representar, mas que existe algum impacto positivo no IFDM quando o desempenho no IFGF aumenta. Neste sentido, a capacidade de gerência dos negócios públicos, respeitando os limites impostos pela LRF, é uma ferramenta que beneficia a qualidade de vida da populaçãoThis article investigates the relationship between fiscal management performance, from the perspective of the Law of Fiscal Responsibility, measured by the FIRJAN Index of Fiscal Management (IFGF), and the index of municipal socioeconomic development, evaluated by the FIRJAN Index of Municipal Development IFDM) in the municipalities of Rio de Janeiro for the years 2006 to 2013. It was used the tau of Kendall correlation coefficient, τ, to identify the linear relationship between variables due to the non-normality of the IFGF data in 2008, 2011 and 2012. The analysis came from the hypothesis of a positive relationship between IFGF and IFDM. The results proved that the positive relationship between the variables was statistically significant only for the years 2008, 2009, 2011 and 2012, and that, in this way, the performance in the IFDM increased as the IFGF increased. The items considered by FIRJAN in the classification of the municipality as regards the quality of its management are: Own Revenue, Personal Expenses, Liquidity, Investments and, Cost of Debt. An exploratory bibliographical research identified that among the several predictive variables that has been used in previous studies, those that correspond to the component sub-indexes of the IFGF were Personal Expenses, Investments and Cost of Debt. Based on these studies, it was assumed therefore that significant association found for the years 2008, 2009, 2011 and 2012 can be explained by the variables, Investments and, Interest and Debt Charges, considered by FIRJAN in the calculation method of IFGF. It was concluded that the scenario of variables that determined the development of municipal socioeconomic is more complex than IFGF is capable of representing, but that there is some positive impact of IFDM when IFGF performance increases. In this sense, the management capacity of public affairs, respecting the limits imposed by the LRF, is a tool that benefits the quality of life of the populationPassos, Ivan CarlinSouza, Tamires Moreira deSouza, Vanessa Miguel Augusto deRibeiro, Felipe AlmeidaGonçalves, Raphaella Maia2018-09-13T22:45:20Z2018-09-13T22:45:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7455Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T19:26:50Zoai:app.uff.br:1/7455Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:38.107488Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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