Uma introdução à teoria ergódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Neto, Hermes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22766
Resumo: O estudo de sistemas dinâmicos é de interesse de várias áreas do conhecimento pois são usados para modelar sistemas físicos, econômicos, biológicos, etc. Podemos dizer que um sistema dinâmico modela a evolução de um sistema ao longo do tempo, ou seja, é composto por um espaço X e uma regra que determine como todos os pontos de X evoluem com o tempo. Neste trabalho, vamos nos concentrar em sistemas dinâmicos com tempo discreto: considerando T : X → X a regra que determina a evolução de todos os pontos de X, cada ponto inicial x ∈ X é associado ao ponto T (x) após uma unidade de tempo. Dessa forma, definimos T 1(T n(x)) = T 1+n(x) para qualquer n ∈ N e T 0(x) = x, para todo x ∈ X e, chamamos de órbita de x o conjunto dos iterados de x. Dado um sistema dinâmico (X, T ), podemos nos referir à T como uma dinâmica, deixando o espaço X subentendido. Muitos dos conceitos e resultados utilizados ao longo do texto estão localizados no apêndice, especificamente o que concerne à teoria da medida. No segundo capítulo deste trabalho vamos dar algumas definições básicas de sistemas dinâmicos e alguns exemplos, como o Shift de Bernoulli e a Expansora de grau 10. Nosso objetivo será estudar essas dinâmicas sob o ponto de vista da Teoria Ergódica.
id UFF-2_b34e99fd5ba311a8af67e04a81854509
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22766
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma introdução à teoria ergódicaTeoria das medidasSistema dinâmicoTeoria ergódicaO estudo de sistemas dinâmicos é de interesse de várias áreas do conhecimento pois são usados para modelar sistemas físicos, econômicos, biológicos, etc. Podemos dizer que um sistema dinâmico modela a evolução de um sistema ao longo do tempo, ou seja, é composto por um espaço X e uma regra que determine como todos os pontos de X evoluem com o tempo. Neste trabalho, vamos nos concentrar em sistemas dinâmicos com tempo discreto: considerando T : X → X a regra que determina a evolução de todos os pontos de X, cada ponto inicial x ∈ X é associado ao ponto T (x) após uma unidade de tempo. Dessa forma, definimos T 1(T n(x)) = T 1+n(x) para qualquer n ∈ N e T 0(x) = x, para todo x ∈ X e, chamamos de órbita de x o conjunto dos iterados de x. Dado um sistema dinâmico (X, T ), podemos nos referir à T como uma dinâmica, deixando o espaço X subentendido. Muitos dos conceitos e resultados utilizados ao longo do texto estão localizados no apêndice, especificamente o que concerne à teoria da medida. No segundo capítulo deste trabalho vamos dar algumas definições básicas de sistemas dinâmicos e alguns exemplos, como o Shift de Bernoulli e a Expansora de grau 10. Nosso objetivo será estudar essas dinâmicas sob o ponto de vista da Teoria Ergódica.Schnoor, Miguel Adriano KoilerPaula, Alan Prata deChimenton, Alessandro GaioMaron, Ivan Wilber AguilarAlves Neto, Hermes2021-07-29T14:26:04Z2021-07-29T14:26:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES NETO, Hermes. Uma introdução à teoria ergódica. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22766http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-25T15:34:21Zoai:app.uff.br:1/22766Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-25T15:34:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma introdução à teoria ergódica
title Uma introdução à teoria ergódica
spellingShingle Uma introdução à teoria ergódica
Alves Neto, Hermes
Teoria das medidas
Sistema dinâmico
Teoria ergódica
title_short Uma introdução à teoria ergódica
title_full Uma introdução à teoria ergódica
title_fullStr Uma introdução à teoria ergódica
title_full_unstemmed Uma introdução à teoria ergódica
title_sort Uma introdução à teoria ergódica
author Alves Neto, Hermes
author_facet Alves Neto, Hermes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schnoor, Miguel Adriano Koiler
Paula, Alan Prata de
Chimenton, Alessandro Gaio
Maron, Ivan Wilber Aguilar
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Neto, Hermes
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das medidas
Sistema dinâmico
Teoria ergódica
topic Teoria das medidas
Sistema dinâmico
Teoria ergódica
description O estudo de sistemas dinâmicos é de interesse de várias áreas do conhecimento pois são usados para modelar sistemas físicos, econômicos, biológicos, etc. Podemos dizer que um sistema dinâmico modela a evolução de um sistema ao longo do tempo, ou seja, é composto por um espaço X e uma regra que determine como todos os pontos de X evoluem com o tempo. Neste trabalho, vamos nos concentrar em sistemas dinâmicos com tempo discreto: considerando T : X → X a regra que determina a evolução de todos os pontos de X, cada ponto inicial x ∈ X é associado ao ponto T (x) após uma unidade de tempo. Dessa forma, definimos T 1(T n(x)) = T 1+n(x) para qualquer n ∈ N e T 0(x) = x, para todo x ∈ X e, chamamos de órbita de x o conjunto dos iterados de x. Dado um sistema dinâmico (X, T ), podemos nos referir à T como uma dinâmica, deixando o espaço X subentendido. Muitos dos conceitos e resultados utilizados ao longo do texto estão localizados no apêndice, especificamente o que concerne à teoria da medida. No segundo capítulo deste trabalho vamos dar algumas definições básicas de sistemas dinâmicos e alguns exemplos, como o Shift de Bernoulli e a Expansora de grau 10. Nosso objetivo será estudar essas dinâmicas sob o ponto de vista da Teoria Ergódica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-07-29T14:26:04Z
2021-07-29T14:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES NETO, Hermes. Uma introdução à teoria ergódica. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22766
identifier_str_mv ALVES NETO, Hermes. Uma introdução à teoria ergódica. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838910488772608