Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22280
Resumo: Esta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir de revisão de literatura, com análise e busca da articulação da teoria feminista e o que preconiza os documentos oficiais que orientam o trabalho na educação infantil. A luta pelo direito à creche, face do movimento feminista periférico pautado a partir da década de 1970 ao indagar “De quem é o direito à creche?”, aponta, em plano político e social, do papel político e social, do papel da mulher e das crianças, desde que são bebês. Compreender feminismo e Educação Infantil, como proposta de uma educação democrática, antirracista deveria ser assumido como responsabilidade de toda a sociedade na educação das crianças, desde que são bebês. Sendo essencial os estudos de gênero, raça e classe na formação dos educadores. Fundamentam a construção do trabalho autoras e autores como bell hooks(2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie(2017), Fúlvia Rosemberg(1996, 1997,2015), Joana El’Jaick de Andrade(2018), Regina Facchini(2018), Ana Lúcia Goulart de Faria(2018), Daniela Finco(2015 e 2018), Márcia Aparecida Gobbi(2015), Elina Elias Macedo(2015, 2018), Djamila Ribeiro(2018), Reny Scifoni Schifino(2015), Adriana Alves da Silva(2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza(2018), Maria Amélia de Almeida Teles(2015, 2018),Rodrigo Saballa de Carvalho(2015), Flávio Santiago(2018) e documentos oficiais como as DCNEI(Brasil, 2009)
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