Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22280
Resumo: Esta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir de revisão de literatura, com análise e busca da articulação da teoria feminista e o que preconiza os documentos oficiais que orientam o trabalho na educação infantil. A luta pelo direito à creche, face do movimento feminista periférico pautado a partir da década de 1970 ao indagar “De quem é o direito à creche?”, aponta, em plano político e social, do papel político e social, do papel da mulher e das crianças, desde que são bebês. Compreender feminismo e Educação Infantil, como proposta de uma educação democrática, antirracista deveria ser assumido como responsabilidade de toda a sociedade na educação das crianças, desde que são bebês. Sendo essencial os estudos de gênero, raça e classe na formação dos educadores. Fundamentam a construção do trabalho autoras e autores como bell hooks(2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie(2017), Fúlvia Rosemberg(1996, 1997,2015), Joana El’Jaick de Andrade(2018), Regina Facchini(2018), Ana Lúcia Goulart de Faria(2018), Daniela Finco(2015 e 2018), Márcia Aparecida Gobbi(2015), Elina Elias Macedo(2015, 2018), Djamila Ribeiro(2018), Reny Scifoni Schifino(2015), Adriana Alves da Silva(2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza(2018), Maria Amélia de Almeida Teles(2015, 2018),Rodrigo Saballa de Carvalho(2015), Flávio Santiago(2018) e documentos oficiais como as DCNEI(Brasil, 2009)
id UFF-2_b423ff39a70995e191d204a256d4582a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22280
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democráticaEducação infantilFeminismoFormaçãoCriançasEducação infantilFeminismoChild educationFeminismQualificationChildrenEsta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir de revisão de literatura, com análise e busca da articulação da teoria feminista e o que preconiza os documentos oficiais que orientam o trabalho na educação infantil. A luta pelo direito à creche, face do movimento feminista periférico pautado a partir da década de 1970 ao indagar “De quem é o direito à creche?”, aponta, em plano político e social, do papel político e social, do papel da mulher e das crianças, desde que são bebês. Compreender feminismo e Educação Infantil, como proposta de uma educação democrática, antirracista deveria ser assumido como responsabilidade de toda a sociedade na educação das crianças, desde que são bebês. Sendo essencial os estudos de gênero, raça e classe na formação dos educadores. Fundamentam a construção do trabalho autoras e autores como bell hooks(2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie(2017), Fúlvia Rosemberg(1996, 1997,2015), Joana El’Jaick de Andrade(2018), Regina Facchini(2018), Ana Lúcia Goulart de Faria(2018), Daniela Finco(2015 e 2018), Márcia Aparecida Gobbi(2015), Elina Elias Macedo(2015, 2018), Djamila Ribeiro(2018), Reny Scifoni Schifino(2015), Adriana Alves da Silva(2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza(2018), Maria Amélia de Almeida Teles(2015, 2018),Rodrigo Saballa de Carvalho(2015), Flávio Santiago(2018) e documentos oficiais como as DCNEI(Brasil, 2009)This monograph aimed to discuss aspects of anti-racist marxist feminism as a possibility of an emancipatory and democratic work for and in early childhood education. The construction of the work was constituted from literature review, with analysis and search for the articulation of feminist theory and what advocates the official documents that guide the work in early childhood education. The struggle for the right to day care, in the face of the peripheral feminist movement ruled from the 1970s on, asking “Whose right is the day care?”, Points out, in a political and social plan, the political and social role, the role of women and children, since they are babies. Understanding feminism and early childhood education, as a proposal for a democratic, anti-racist education should be assumed as the responsibility of the whole society in the education of children, since they are babies. Gender, race and class studies are essential in the education of educators. The hooks (2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie (2017), Fúlvia Rosemberg (1996, 1997,2015), Joana El'Jaick de Andrade (2018), Regina Facchini (2018), underlie the construction of the work Ana Lúcia Goulart de Faria (2018), Daniela Finco (2015 and 2018), Márcia Aparecida Gobbi (2015), Elina Elias Macedo (2015, 2018), Djamila Ribeiro (2018), Reny Scifoni Schifino (2015), Adriana Alves da Silva (2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza (2018), Maria Amélia de Almeida Teles (2015, 2018), Rodrigo Saballa de Carvalho (2015), Flávio Santiago (2018) and official documents such as the DCNEI (Brazil, 2009)Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deSchueler, Alessandra Frota Martinez deRamia, Luisa da Cunha Nunes Abi2021-06-02T18:20:11Z2021-06-02T18:20:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMIA, Luisa da Cunha Nunes Abi. Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22280http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T18:17:37Zoai:app.uff.br:1/22280Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:16.658465Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
title Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
spellingShingle Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi
Educação infantil
Feminismo
Formação
Crianças
Educação infantil
Feminismo
Child education
Feminism
Qualification
Children
title_short Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
title_full Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
title_fullStr Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
title_full_unstemmed Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
title_sort Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
author Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi
author_facet Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
Schueler, Alessandra Frota Martinez de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Feminismo
Formação
Crianças
Educação infantil
Feminismo
Child education
Feminism
Qualification
Children
topic Educação infantil
Feminismo
Formação
Crianças
Educação infantil
Feminismo
Child education
Feminism
Qualification
Children
description Esta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir de revisão de literatura, com análise e busca da articulação da teoria feminista e o que preconiza os documentos oficiais que orientam o trabalho na educação infantil. A luta pelo direito à creche, face do movimento feminista periférico pautado a partir da década de 1970 ao indagar “De quem é o direito à creche?”, aponta, em plano político e social, do papel político e social, do papel da mulher e das crianças, desde que são bebês. Compreender feminismo e Educação Infantil, como proposta de uma educação democrática, antirracista deveria ser assumido como responsabilidade de toda a sociedade na educação das crianças, desde que são bebês. Sendo essencial os estudos de gênero, raça e classe na formação dos educadores. Fundamentam a construção do trabalho autoras e autores como bell hooks(2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie(2017), Fúlvia Rosemberg(1996, 1997,2015), Joana El’Jaick de Andrade(2018), Regina Facchini(2018), Ana Lúcia Goulart de Faria(2018), Daniela Finco(2015 e 2018), Márcia Aparecida Gobbi(2015), Elina Elias Macedo(2015, 2018), Djamila Ribeiro(2018), Reny Scifoni Schifino(2015), Adriana Alves da Silva(2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza(2018), Maria Amélia de Almeida Teles(2015, 2018),Rodrigo Saballa de Carvalho(2015), Flávio Santiago(2018) e documentos oficiais como as DCNEI(Brasil, 2009)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-02T18:20:11Z
2021-06-02T18:20:11Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMIA, Luisa da Cunha Nunes Abi. Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22280
identifier_str_mv RAMIA, Luisa da Cunha Nunes Abi. Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823579142029312