Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524 |
Resumo: | Recentemente, diferentes eventos causaram uma maior consciência social em questões feministas, o que levou a uma transformação social em relação à igualdade real entre homens e mulheres. Essas mudanças podem ser visíveis nas salas de aula do ensino fundamental, graças à educação literária, já que uma das funções da literatura é justamente a da socialização dos leitores a partir dos comportamentos mostrados pelos personagens. Partindo destas reflexões são propostas cinco leituras, cujos personagens representam modelos de feminilidade inspiradores, que rompem estereótipos de gênero sem cair em dogmatismos. |
id |
USP-32_41744dc3e742778ecde2aae5b1ba3b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/154524 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary educationA educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primáriaFeminismoeducação literária literatura infantil e juvenilfeminismliterary educationchildren's literatureRecentemente, diferentes eventos causaram uma maior consciência social em questões feministas, o que levou a uma transformação social em relação à igualdade real entre homens e mulheres. Essas mudanças podem ser visíveis nas salas de aula do ensino fundamental, graças à educação literária, já que uma das funções da literatura é justamente a da socialização dos leitores a partir dos comportamentos mostrados pelos personagens. Partindo destas reflexões são propostas cinco leituras, cujos personagens representam modelos de feminilidade inspiradores, que rompem estereótipos de gênero sem cair em dogmatismos.Recently, different events have caused a social awareness in feminist matters, which entails a social transformation with respect to real equality between men and women. These changes can be visualized in primary education classrooms thanks to literary education, since one of the functions of Literature is precisely the socialization of readers based on the behaviors shown by the characters. From these reflections five readings are proposed, whose characters represent models of inspiring femininity, which break gender stereotypes without falling into dogmatism.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15452410.11606/va.i38.154524Via Atlântica; v. 21 n. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-62Via Atlântica; Vol. 21 No. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-622317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524/167337Copyright (c) 2020 Elisabet Contrerashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessContreras, Elisabet2023-06-26T13:45:17Zoai:revistas.usp.br:article/154524Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:45:17Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária |
title |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education |
spellingShingle |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education Contreras, Elisabet Feminismo educação literária literatura infantil e juvenil feminism literary education children's literature |
title_short |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education |
title_full |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education |
title_fullStr |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education |
title_full_unstemmed |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education |
title_sort |
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education |
author |
Contreras, Elisabet |
author_facet |
Contreras, Elisabet |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contreras, Elisabet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo educação literária literatura infantil e juvenil feminism literary education children's literature |
topic |
Feminismo educação literária literatura infantil e juvenil feminism literary education children's literature |
description |
Recentemente, diferentes eventos causaram uma maior consciência social em questões feministas, o que levou a uma transformação social em relação à igualdade real entre homens e mulheres. Essas mudanças podem ser visíveis nas salas de aula do ensino fundamental, graças à educação literária, já que uma das funções da literatura é justamente a da socialização dos leitores a partir dos comportamentos mostrados pelos personagens. Partindo destas reflexões são propostas cinco leituras, cujos personagens representam modelos de feminilidade inspiradores, que rompem estereótipos de gênero sem cair em dogmatismos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524 10.11606/va.i38.154524 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.i38.154524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524/167337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elisabet Contreras http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elisabet Contreras http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 21 n. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-62 Via Atlântica; Vol. 21 No. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-62 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1824325717081456640 |