A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contreras, Elisabet
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524
Resumo: Recentemente, diferentes eventos causaram uma maior consciência social em questões feministas, o que levou a uma transformação social em relação à igualdade real entre homens e mulheres. Essas mudanças podem ser visíveis nas salas de aula do ensino fundamental, graças à educação literária, já que uma das funções da literatura é justamente a da socialização dos leitores a partir dos comportamentos mostrados pelos personagens. Partindo destas reflexões são propostas cinco leituras, cujos personagens representam modelos de feminilidade inspiradores, que rompem estereótipos de gênero sem cair em dogmatismos.
id USP-32_41744dc3e742778ecde2aae5b1ba3b38
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/154524
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primáriaLiterary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary educationfeminismliterary educationchildren's literatureFeminismoeducação literária literatura infantil e juvenilRecentemente, diferentes eventos causaram uma maior consciência social em questões feministas, o que levou a uma transformação social em relação à igualdade real entre homens e mulheres. Essas mudanças podem ser visíveis nas salas de aula do ensino fundamental, graças à educação literária, já que uma das funções da literatura é justamente a da socialização dos leitores a partir dos comportamentos mostrados pelos personagens. Partindo destas reflexões são propostas cinco leituras, cujos personagens representam modelos de feminilidade inspiradores, que rompem estereótipos de gênero sem cair em dogmatismos.Recently, different events have caused a social awareness in feminist matters, which entails a social transformation with respect to real equality between men and women. These changes can be visualized in primary education classrooms thanks to literary education, since one of the functions of Literature is precisely the socialization of readers based on the behaviors shown by the characters. From these reflections five readings are proposed, whose characters represent models of inspiring femininity, which break gender stereotypes without falling into dogmatism.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15452410.11606/va.i38.154524Via Atlântica; v. 21 n. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-62Via Atlântica; Vol. 21 No. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-622317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524/167337Copyright (c) 2020 Elisabet Contrerashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessContreras, Elisabet2023-06-26T13:45:17Zoai:revistas.usp.br:article/154524Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:45:17Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
Literary education in the context of feminist movements: some reading proposals for boys and girls of primary education
title A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
spellingShingle A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
Contreras, Elisabet
feminism
literary education
children's literature
Feminismo
educação literária
literatura infantil e juvenil
title_short A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
title_full A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
title_fullStr A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
title_full_unstemmed A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
title_sort A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária
author Contreras, Elisabet
author_facet Contreras, Elisabet
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contreras, Elisabet
dc.subject.por.fl_str_mv feminism
literary education
children's literature
Feminismo
educação literária
literatura infantil e juvenil
topic feminism
literary education
children's literature
Feminismo
educação literária
literatura infantil e juvenil
description Recentemente, diferentes eventos causaram uma maior consciência social em questões feministas, o que levou a uma transformação social em relação à igualdade real entre homens e mulheres. Essas mudanças podem ser visíveis nas salas de aula do ensino fundamental, graças à educação literária, já que uma das funções da literatura é justamente a da socialização dos leitores a partir dos comportamentos mostrados pelos personagens. Partindo destas reflexões são propostas cinco leituras, cujos personagens representam modelos de feminilidade inspiradores, que rompem estereótipos de gênero sem cair em dogmatismos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524
10.11606/va.i38.154524
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524
identifier_str_mv 10.11606/va.i38.154524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524/167337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Elisabet Contreras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Elisabet Contreras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 21 n. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-62
Via Atlântica; Vol. 21 No. 2 (2020): Uma miscelânia literária: pela multiplicidade crítica; 40-62
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222042007535616