A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Camila Vaz Mattos Fraga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10021
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2018.m.09273278728
Resumo: Os processos de tomada de decisão turística são teorizados a partir de modelos gerais baseados na crença de que os viajantes são decisores racionais capazes de maximizar a utilidade de suas decisões. Esta dissertação confronta essa abordagem destacando a possibilidade de integração de pesquisas mais recentes provenientes do campo do comportamento do consumidor, que reconhecem a possível pluralidade no raciocínio dos indivíduos e nos estilos de tomada de decisão, aos modelos de tomada de decisão turística. Com base teórica na psicologia cognitiva e na economia comportamental, expõe-se que a observação da escolha turística, de maneira geral, deve adicionalmente integrar os processos psicológicos individuais que determinam a utilização de estratégias de escolha. As teorias econômicas e psicológicas tradicionais sugerem que ter mais opções é benéfico para os tomadores de decisão. No entanto, de acordo com a teoria da sobrecarga de opções, o excesso de opções pode, por vezes, causar resultados opostos, como a paralisia decisória em que os consumidores "abandonam a escolha". A sobrecarga de opções, denominada em inglês como choice overload, foi abordada e discutida por pesquisadores como Iyengar e Lepper (2000), Schwartz (2002), Iyengar, Jiang e Huberman (2003), Jessup et al. (2009), Scheibehenne et al. (2009) e Scheibehenne et al. (2010). Considerando a extensa variedade de produtos turísticos, o objetivo principal desta dissertação foi verificar a hipótese de sobrecarga de opções no contexto da indústria do turismo, em especial na escolha de destinos para compor um roteiro de viagem. Para isso, através de metodologia experimental, a decisão de viajantes comuns foi simulada diante de cenário proposto e de distribuição aleatória dos participantes do estudo em dois diferentes grupos de escolha, com menos (14) ou mais (70) opções de destinos turísticos. Em linha com as pesquisas citadas, os resultados do estudo mostraram que ter mais opções aumentou a probabilidade do abandono da escolha própria, corroborando a existência da sobrecarga de opções na indústria do turismo, sobretudo na elaboração de roteiros turísticos. O presente estudo também demonstrou que outros efeitos como menor nível de familiaridade com o conjunto de opções, idade superior a 45 anos e o sexo dos indivíduos, podem leva-los a diferentes comportamentos decisórios e ao abandono da escolha própria no processo de decisão proposto. Uma vez verificada a presença da sobrecarga de opções no processo de escolha de destinos turísticos e na tomada de decisão de um viajante frequente, algumas implicações práticas e possíveis pesquisas futuras são discutidas no corpo principal desta dissertação
id UFF-2_b42da139d4341c41f9825c97b3e067f5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10021
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turísticoMarketing turísticoComportamento do turistaTomada de decisão no turismoEconomia comportamental no turismoSobrecarga de opçõesTurismoMarketingTuristaTomada de decisãoTourism marketingTourist behaviorDecision-making in tourismBehavioral economics in tourismChoice overloadOs processos de tomada de decisão turística são teorizados a partir de modelos gerais baseados na crença de que os viajantes são decisores racionais capazes de maximizar a utilidade de suas decisões. Esta dissertação confronta essa abordagem destacando a possibilidade de integração de pesquisas mais recentes provenientes do campo do comportamento do consumidor, que reconhecem a possível pluralidade no raciocínio dos indivíduos e nos estilos de tomada de decisão, aos modelos de tomada de decisão turística. Com base teórica na psicologia cognitiva e na economia comportamental, expõe-se que a observação da escolha turística, de maneira geral, deve adicionalmente integrar os processos psicológicos individuais que determinam a utilização de estratégias de escolha. As teorias econômicas e psicológicas tradicionais sugerem que ter mais opções é benéfico para os tomadores de decisão. No entanto, de acordo com a teoria da sobrecarga de opções, o excesso de opções pode, por vezes, causar resultados opostos, como a paralisia decisória em que os consumidores "abandonam a escolha". A sobrecarga de opções, denominada em inglês como choice overload, foi abordada e discutida por pesquisadores como Iyengar e Lepper (2000), Schwartz (2002), Iyengar, Jiang e Huberman (2003), Jessup et al. (2009), Scheibehenne et al. (2009) e Scheibehenne et al. (2010). Considerando a extensa variedade de produtos turísticos, o objetivo principal desta dissertação foi verificar a hipótese de sobrecarga de opções no contexto da indústria do turismo, em especial na escolha de destinos para compor um roteiro de viagem. Para isso, através de metodologia experimental, a decisão de viajantes comuns foi simulada diante de cenário proposto e de distribuição aleatória dos participantes do estudo em dois diferentes grupos de escolha, com menos (14) ou mais (70) opções de destinos turísticos. Em linha com as pesquisas citadas, os resultados do estudo mostraram que ter mais opções aumentou a probabilidade do abandono da escolha própria, corroborando a existência da sobrecarga de opções na indústria do turismo, sobretudo na elaboração de roteiros turísticos. O presente estudo também demonstrou que outros efeitos como menor nível de familiaridade com o conjunto de opções, idade superior a 45 anos e o sexo dos indivíduos, podem leva-los a diferentes comportamentos decisórios e ao abandono da escolha própria no processo de decisão proposto. Uma vez verificada a presença da sobrecarga de opções no processo de escolha de destinos turísticos e na tomada de decisão de um viajante frequente, algumas implicações práticas e possíveis pesquisas futuras são discutidas no corpo principal desta dissertaçãoThe decision-making processes of tourism are theorized from general models based on the belief that travelers are rational decision makers capable of maximizing the utility of their decisions. This dissertation confronts this approach by highlighting the possibility of integrating more recent research from the consumer behavior field, which recognizes the possible plurality in the reasoning of individuals and in the styles of decision-making, to the models of tourism decision-making. On the theoretical basis of cognitive psychology and behavioral economics, it is indicated that the observation of the tourist choice, in general, should also integrate the individual psychological processes that set the use of strategies of choice. Traditional economic and psychological theories suggest that having more options is beneficial to decision-makers. However, according to the choice overload theory, too many choices can sometimes lead to conflicting outcomes, such as the decision-making stalemate in which consumers "give up the choice". The choice overload was extensively discussed by researchers such as Iyengar and Lepper (2000), Schwartz (2002), Iyengar, Jiang and Huberman (2003), Jessup et al. (2009), Scheibehenne et al. (2009) and Scheibehenne et al. (2010). Considering the wide variety of tourist products, the main objective of this dissertation was to verify the hypothesis of choice overload in the context of the tourism industry, especially in the choice of destinations to compose a travel itinerary. To do so, through an experimental methodology, the decision of common travelers was simulated before the proposed scenario and random distribution of study participants in two different groups of choice, with fewer (14) or more (70) tourist destination options. In line with the research cited, the results of the study showed that having more options increased the probability of abandoning one's own choice, corroborating the existence of the choice overload in the tourism industry, especially in the elaboration of tourist itineraries. The present study also showed that other effects such as lower level of familiarity with the set of options, age over 45 years and the sex of the individuals, can lead them to different decision-making behaviors and the abandonment of their own choice in the proposed decision process. Once the presence of the choice overload in the process of choosing tourist destinations and in the decision-making of a frequent traveler has been verified, some practical implications and possible future research are discussed in the main body of this dissertation152f.Mayer, Verônica FederAvila, Marcos GonçalvesMarques, Osiris Ricardo BezerraSantos, Glauber Eduardo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8250455241449276http://lattes.cnpq.br/4380725705167605http://lattes.cnpq.br/1514075651545397http://lattes.cnpq.br/6777108812814994http://lattes.cnpq.br/1401073089905179Vieira, Camila Vaz Mattos Fraga2019-06-18T13:38:48Z2019-06-18T13:38:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Camila Vaz Mattos Fraga. A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10021Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2018.m.09273278728CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T17:15:53Zoai:app.uff.br:1/10021Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:58.404055Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
title A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
spellingShingle A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
Vieira, Camila Vaz Mattos Fraga
Marketing turístico
Comportamento do turista
Tomada de decisão no turismo
Economia comportamental no turismo
Sobrecarga de opções
Turismo
Marketing
Turista
Tomada de decisão
Tourism marketing
Tourist behavior
Decision-making in tourism
Behavioral economics in tourism
Choice overload
title_short A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
title_full A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
title_fullStr A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
title_full_unstemmed A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
title_sort A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico
author Vieira, Camila Vaz Mattos Fraga
author_facet Vieira, Camila Vaz Mattos Fraga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Avila, Marcos Gonçalves
Marques, Osiris Ricardo Bezerra
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/8250455241449276
http://lattes.cnpq.br/4380725705167605
http://lattes.cnpq.br/1514075651545397
http://lattes.cnpq.br/6777108812814994
http://lattes.cnpq.br/1401073089905179
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Camila Vaz Mattos Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Comportamento do turista
Tomada de decisão no turismo
Economia comportamental no turismo
Sobrecarga de opções
Turismo
Marketing
Turista
Tomada de decisão
Tourism marketing
Tourist behavior
Decision-making in tourism
Behavioral economics in tourism
Choice overload
topic Marketing turístico
Comportamento do turista
Tomada de decisão no turismo
Economia comportamental no turismo
Sobrecarga de opções
Turismo
Marketing
Turista
Tomada de decisão
Tourism marketing
Tourist behavior
Decision-making in tourism
Behavioral economics in tourism
Choice overload
description Os processos de tomada de decisão turística são teorizados a partir de modelos gerais baseados na crença de que os viajantes são decisores racionais capazes de maximizar a utilidade de suas decisões. Esta dissertação confronta essa abordagem destacando a possibilidade de integração de pesquisas mais recentes provenientes do campo do comportamento do consumidor, que reconhecem a possível pluralidade no raciocínio dos indivíduos e nos estilos de tomada de decisão, aos modelos de tomada de decisão turística. Com base teórica na psicologia cognitiva e na economia comportamental, expõe-se que a observação da escolha turística, de maneira geral, deve adicionalmente integrar os processos psicológicos individuais que determinam a utilização de estratégias de escolha. As teorias econômicas e psicológicas tradicionais sugerem que ter mais opções é benéfico para os tomadores de decisão. No entanto, de acordo com a teoria da sobrecarga de opções, o excesso de opções pode, por vezes, causar resultados opostos, como a paralisia decisória em que os consumidores "abandonam a escolha". A sobrecarga de opções, denominada em inglês como choice overload, foi abordada e discutida por pesquisadores como Iyengar e Lepper (2000), Schwartz (2002), Iyengar, Jiang e Huberman (2003), Jessup et al. (2009), Scheibehenne et al. (2009) e Scheibehenne et al. (2010). Considerando a extensa variedade de produtos turísticos, o objetivo principal desta dissertação foi verificar a hipótese de sobrecarga de opções no contexto da indústria do turismo, em especial na escolha de destinos para compor um roteiro de viagem. Para isso, através de metodologia experimental, a decisão de viajantes comuns foi simulada diante de cenário proposto e de distribuição aleatória dos participantes do estudo em dois diferentes grupos de escolha, com menos (14) ou mais (70) opções de destinos turísticos. Em linha com as pesquisas citadas, os resultados do estudo mostraram que ter mais opções aumentou a probabilidade do abandono da escolha própria, corroborando a existência da sobrecarga de opções na indústria do turismo, sobretudo na elaboração de roteiros turísticos. O presente estudo também demonstrou que outros efeitos como menor nível de familiaridade com o conjunto de opções, idade superior a 45 anos e o sexo dos indivíduos, podem leva-los a diferentes comportamentos decisórios e ao abandono da escolha própria no processo de decisão proposto. Uma vez verificada a presença da sobrecarga de opções no processo de escolha de destinos turísticos e na tomada de decisão de um viajante frequente, algumas implicações práticas e possíveis pesquisas futuras são discutidas no corpo principal desta dissertação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-18T13:38:48Z
2019-06-18T13:38:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Camila Vaz Mattos Fraga. A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10021
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2018.m.09273278728
identifier_str_mv VIEIRA, Camila Vaz Mattos Fraga. A sobrecarga de opções e o abandono da escolha: um estudo experimental sobre a decisão de um roteiro turístico. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10021
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2018.m.09273278728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823563705942016