Marketing e produção de conteúdo em tempo real dos shows musicais ao vivo: o caso do Festival Rock in Rio 2022
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33025 |
Resumo: | O Rock in Rio é considerado um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo e as estratégias de marketing tiveram um papel fundamental nisso. Porém, diversas mudanças nos âmbitos culturais, sociais e tecnológicos ocorreram desde 1985, além do surgimento de uma pandemia, e, com isso, as estratégias na área de marketing e produção de conteúdo precisaram ser adaptadas e reinventadas. Com o Rock in Rio não foi diferente. Estas mudanças também impactaram na experiência do público nos festivais e shows musicais no geral. Desta forma, o presente trabalho busca pesquisar e compreender essas mudanças e estratégias, com foco na edição de 2022 do Rock in Rio. Em primeira instância, o trabalho se propõe a entender a história do Rock in Rio e compreender o que é e de que forma é utilizado o marketing e a produção de conteúdo em tempo real nos eventos. Por fim, o trabalho tem por objetivo, primeiramente, identificar e, em segundo plano, analisar a relação das estratégias de marketing e produção de conteúdo em tempo real do Rock in Rio 2022 com a experiência do público. |
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Marketing e produção de conteúdo em tempo real dos shows musicais ao vivo: o caso do Festival Rock in Rio 2022ExperiênciaProdução de conteúdoReal time marketingRock in RioShows musicaisFestival de músicaRockMarketing de eventosRio de Janeiro (RJ)Content productionExperienceLive music showsReal time marketingRock in RioO Rock in Rio é considerado um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo e as estratégias de marketing tiveram um papel fundamental nisso. Porém, diversas mudanças nos âmbitos culturais, sociais e tecnológicos ocorreram desde 1985, além do surgimento de uma pandemia, e, com isso, as estratégias na área de marketing e produção de conteúdo precisaram ser adaptadas e reinventadas. Com o Rock in Rio não foi diferente. Estas mudanças também impactaram na experiência do público nos festivais e shows musicais no geral. Desta forma, o presente trabalho busca pesquisar e compreender essas mudanças e estratégias, com foco na edição de 2022 do Rock in Rio. Em primeira instância, o trabalho se propõe a entender a história do Rock in Rio e compreender o que é e de que forma é utilizado o marketing e a produção de conteúdo em tempo real nos eventos. Por fim, o trabalho tem por objetivo, primeiramente, identificar e, em segundo plano, analisar a relação das estratégias de marketing e produção de conteúdo em tempo real do Rock in Rio 2022 com a experiência do público.Rock in Rio is considered one of the biggest music and entertainment festivals in the world and the marketing strategies played a fundamental role in this. However, several changes in the cultural, social and technological spheres have occurred since 1985, in addition to the emergence of a pandemic, and, as a result, strategies in the area of marketing and content production needed to be adapted and reinvented. With Rock in Rio it was not different. These changes also impacted the public's experience at festivals and music shows in general. Therefore, the present work seeks to research and understand these changes and strategies, focusing on Rock in Rio 2022. In the first instance, the work proposes to understand the history of Rock in Rio and to comprehend what it is and how real time marketing and content production are used in events. Finally, the work aims, firstly, to identify and, secondly, to analyze the relationship between Rock in Rio 2022's real time marketing and content production strategies and the public's experience.86 p.Holzbach, Ariane Dinizhttp://lattes.cnpq.br/6712056969717022Stefano, Luiza de Mellohttp://lattes.cnpq.br/6516902893493632Sá, Simone Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/2823557639080127Vecchia, Leonam Dallahttp://lattes.cnpq.br/1995894698404464http://lattes.cnpq.br/0239749416921300Moraes, Nicole de Oliveira2024-07-05T15:57:22Z2024-07-05T15:57:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMORAES, Nicole de Oliveira. Marketing e produção de conteúdo em tempo real dos shows musicais ao vivo: um estudo de caso da edição de 2022 do Festival Rock in Rio. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33025CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-05T15:57:27Zoai:app.uff.br:1/33025Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-05T15:57:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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