A educação alimentar e nutricional proposta nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas públicas de Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elizabeth Souza da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34339
Resumo: A inclusão da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) se deu em 2006 como uma diretriz e em 2009 se tornou o eixo prioritário do programa. Com a indicação de que a EAN deveria estar inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP), a alimentação escolar assume um caráter pedagógico devendo estimular a integração de temas relativos à alimentação e nutrição no currículo. O objetivo deste estudo é analisar a inserção da EAN no PPP e as práticas educativas realizadas nas escolas selecionadas de uma cidade do estado do Rio de Janeiro. Este projeto foi desenvolvido em duas etapas, a primeira consistiu na leitura dos PPPs das seis escolas participantes selecionadas a partir de uma amostra de conveniência. A segunda foi uma entrevista semi-estruturada com os atores (diretores, pedagogos e professores) envolvidos na construção e na execução dos PPP das seis escolas. Os PPP e as entrevistas foram analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise emergida dos corpus documentais, a saber PPP e outros documentos relacionados e as entrevistas que foram analisadas segundo os pressupostos teóricos do Marco de Referência de EAN para Políticas Públicas, Guia Alimentar para a população brasileira e PNAE. Os PPPs analisados mostraram que a maioria das escolas contempla a EAN, mas não foi evidenciado a avaliação das atividades como preceitua os documentos oficiais que referenciam esse trabalho. Diante dos resultados apresentados, se faz necessária uma melhor capacitação e sensibilização dos atores envolvidos, para se apropriar dos princípios e diretrizes do tema de EAN, com o objetivo de maior convergência para as políticas públicas vigentes.
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O objetivo deste estudo é analisar a inserção da EAN no PPP e as práticas educativas realizadas nas escolas selecionadas de uma cidade do estado do Rio de Janeiro. Este projeto foi desenvolvido em duas etapas, a primeira consistiu na leitura dos PPPs das seis escolas participantes selecionadas a partir de uma amostra de conveniência. A segunda foi uma entrevista semi-estruturada com os atores (diretores, pedagogos e professores) envolvidos na construção e na execução dos PPP das seis escolas. Os PPP e as entrevistas foram analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise emergida dos corpus documentais, a saber PPP e outros documentos relacionados e as entrevistas que foram analisadas segundo os pressupostos teóricos do Marco de Referência de EAN para Políticas Públicas, Guia Alimentar para a população brasileira e PNAE. Os PPPs analisados mostraram que a maioria das escolas contempla a EAN, mas não foi evidenciado a avaliação das atividades como preceitua os documentos oficiais que referenciam esse trabalho. Diante dos resultados apresentados, se faz necessária uma melhor capacitação e sensibilização dos atores envolvidos, para se apropriar dos princípios e diretrizes do tema de EAN, com o objetivo de maior convergência para as políticas públicas vigentes.The inclusion of Food and Nutrition Education (FNE) in the National School Feeding Program (NSFP) took place in 2006 as a guideline and in 2009 it became the priority axis of the program. With the indication that the FNE should be part of the Pedagogical Political Project (PPP), school feeding assumes a pedagogical character and should stimulate the integration of themes related to food and nutrition in the curriculum. The objective of this study is to analyze the insertion of FNE in the PPP and the educational practices carried out in selected schools in a city in the state of Rio de Janeiro. This project was developed in two stages, the first consisted of reading the PPPs of the six participating schools selected from a convenience sample. The second was a semi-structured interview with the actors (principals, pedagogues and teachers) involved in the construction and execution of the PPPs of the six schools. . The PPPs and interviews were analyzed using the content analysis technique proposed by Bardin (2016). The categories and subcategories of analysis emerged from the documentary corpus, namely PPP and other related documents, and interviews that were analyzed according to the theoretical assumptions of the FNE Reference Framework for Public Policies, Food Guide for the Brazilian population and NSFP. The PPPs analysis showed that most of the schools contemplate the EAN, but the evaluation of the activities was not evidenced as prescribed by the official documents that refer to this work. In view of the results presented, it is necessary to better train and sensitize the actors involved, in order to appropriate the principles and guidelines of the FNE theme, with the objective of greater convergence for the current public policies47 f.Freitas, Silvia Eliza Almeida Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9062811018583569Pereira, Alessandra da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4947624998243616Soares, Daniele da Silva Bastoshttp://lattes.cnpq.br/1163585343443325http://lattes.cnpq.br/4477587477894968Costa, Elizabeth Souza da2024-08-20T20:03:39Z2024-08-20T20:03:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Elizabeth Souza da. A educação alimentar e nutricional proposta nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas públicas de Niterói. 2023. 47 f. 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