Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Bernadete da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6914
Resumo: O fracasso escolar é um problema presente na maioria das escolas brasileiras. Contudo, atualmente há a necessidade de se refletir se essa situação se deve realmente a uma dificuldade do aluno em adquirir o conhecimento ou a um sistema de ensino ultrapassado que acaba por excluir e marginalizar os alunos que não conseguem se adequar a esse sistema. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a experiência de uma professora da rede municipal de ensino do município de Miracema – RJ que obteve sucesso junto a uma turma que era considerada como de fracasso escolar no intuito de compreendermos como a postura e a forma de trabalhar dessa professora influenciou a aprendizagem desses alunos a fim de que estes pudessem reter os conteúdos ensinados e transformá-los em conhecimentos. Conclusivamente, a pesquisa observou que tanto o relato da experiência vivenciada pela professora como os achados científicos sustentam que, para vencer o fracasso escolar, é necessário um estreitamento de laços entre o professor e alunos. Só assim será possível promover melhores resultados no processo de aquisição do conhecimento. A afetividade e a utilização de recursos lúdicos, bem como as experiências vivenciadas pelos alunos são fundamentais. Não basta ao professor manter uma postura de detentor do conhecimento válido e de mero transmissor desse conhecimento. É fundamental que o mesmo passe a adotar uma postura de mediação, capaz de estimular aos alunos interagirem entre si e com o mundo e, consequentemente, produzirem o próprio conhecimento
id UFF-2_c26ecfadd8696e159fe610cd8b155bd2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6914
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadoraFracasso escolarAprendizagemFracasso escolarSchool FailureProblem-based learningLearning strategiesAffective educationO fracasso escolar é um problema presente na maioria das escolas brasileiras. Contudo, atualmente há a necessidade de se refletir se essa situação se deve realmente a uma dificuldade do aluno em adquirir o conhecimento ou a um sistema de ensino ultrapassado que acaba por excluir e marginalizar os alunos que não conseguem se adequar a esse sistema. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a experiência de uma professora da rede municipal de ensino do município de Miracema – RJ que obteve sucesso junto a uma turma que era considerada como de fracasso escolar no intuito de compreendermos como a postura e a forma de trabalhar dessa professora influenciou a aprendizagem desses alunos a fim de que estes pudessem reter os conteúdos ensinados e transformá-los em conhecimentos. Conclusivamente, a pesquisa observou que tanto o relato da experiência vivenciada pela professora como os achados científicos sustentam que, para vencer o fracasso escolar, é necessário um estreitamento de laços entre o professor e alunos. Só assim será possível promover melhores resultados no processo de aquisição do conhecimento. A afetividade e a utilização de recursos lúdicos, bem como as experiências vivenciadas pelos alunos são fundamentais. Não basta ao professor manter uma postura de detentor do conhecimento válido e de mero transmissor desse conhecimento. É fundamental que o mesmo passe a adotar uma postura de mediação, capaz de estimular aos alunos interagirem entre si e com o mundo e, consequentemente, produzirem o próprio conhecimentoSchool failure is a problem present in most Brazilian schools. However, there is a need today to reflect whether this situation is really due to a student's difficulty in acquiring knowledge or an outdated teaching system that ends up excluding and marginalizing students who can not fit into that system. Thus, the general objective proposed for the research is to analyze the experience of a teacher of the municipal education network in the city of Miracema - RJ, who succeeded in a group that was considered as a school failure group in order to understand how the Posture and the way of working of this teacher influenced the learning of these students so that they could retain the contents taught by transforming them into knowledge.Conclusively the research observed that both the report of the experience lived by Professor Maria Gessemi Moreira Padilha da Fonseca and the scientific findings support that to overcome the school failure is necessary a closer bond between the teacher and the student is able to promote better results in the Knowledge acquisition process, considering the affectivity and the use of play resources, as well as the experiences lived by the students; Rather than just maintaining a valid knowledge holder posture and merely transmitting that knowledge; Thus adopting a measurement posture allowing students to interact and produce their knowledgeGomes, Jacqueline de SousaFerreira, Maria Bernadete da Silva2018-07-09T14:06:50Z2018-07-09T14:06:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6914CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:17:47Zoai:app.uff.br:1/6914Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:48.136823Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
title Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
spellingShingle Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
Ferreira, Maria Bernadete da Silva
Fracasso escolar
Aprendizagem
Fracasso escolar
School Failure
Problem-based learning
Learning strategies
Affective education
title_short Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
title_full Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
title_fullStr Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
title_full_unstemmed Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
title_sort Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora
author Ferreira, Maria Bernadete da Silva
author_facet Ferreira, Maria Bernadete da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Bernadete da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Aprendizagem
Fracasso escolar
School Failure
Problem-based learning
Learning strategies
Affective education
topic Fracasso escolar
Aprendizagem
Fracasso escolar
School Failure
Problem-based learning
Learning strategies
Affective education
description O fracasso escolar é um problema presente na maioria das escolas brasileiras. Contudo, atualmente há a necessidade de se refletir se essa situação se deve realmente a uma dificuldade do aluno em adquirir o conhecimento ou a um sistema de ensino ultrapassado que acaba por excluir e marginalizar os alunos que não conseguem se adequar a esse sistema. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a experiência de uma professora da rede municipal de ensino do município de Miracema – RJ que obteve sucesso junto a uma turma que era considerada como de fracasso escolar no intuito de compreendermos como a postura e a forma de trabalhar dessa professora influenciou a aprendizagem desses alunos a fim de que estes pudessem reter os conteúdos ensinados e transformá-los em conhecimentos. Conclusivamente, a pesquisa observou que tanto o relato da experiência vivenciada pela professora como os achados científicos sustentam que, para vencer o fracasso escolar, é necessário um estreitamento de laços entre o professor e alunos. Só assim será possível promover melhores resultados no processo de aquisição do conhecimento. A afetividade e a utilização de recursos lúdicos, bem como as experiências vivenciadas pelos alunos são fundamentais. Não basta ao professor manter uma postura de detentor do conhecimento válido e de mero transmissor desse conhecimento. É fundamental que o mesmo passe a adotar uma postura de mediação, capaz de estimular aos alunos interagirem entre si e com o mundo e, consequentemente, produzirem o próprio conhecimento
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-09T14:06:50Z
2018-07-09T14:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6914
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823691496947712