PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24514 |
Resumo: | Um dos crescentes desafios na área de jogos é relacionado a movimentação de personagens secundários. Para isso, são utilizados algoritmos de Pathfinding que determinam, por vezes o melhor, caminho entre um ponto de partida e um ponto de chegada. No entanto, para obtenção desses resultados a partir de algoritmos conhecidos, como a Busca em largura, em profundidade, Dijkstra ou A*, precisamos conhecer o destino a priori e ter mapeado todo o terreno do jogo. Essa característica torna a busca em tempo real impossível, ou seja, não conseguimos traçar um caminho desconhecendo o objetivo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um algoritmo de busca onde não é necessário saber a localização do destino nem possuir conhecimento do mapa, tornando o comportamento da Inteligência Artificial (IA) desenvolvida, intitulada Path Discovery, mais próximo possível ao de um humano. |
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PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDINGAlgoritmo de buscaPathfindingJogosMapeamentoMappingCiência da ComputaçãoAlgoritmo em grafosVideogameSearch AlgorithmsPathfindingGamesUm dos crescentes desafios na área de jogos é relacionado a movimentação de personagens secundários. Para isso, são utilizados algoritmos de Pathfinding que determinam, por vezes o melhor, caminho entre um ponto de partida e um ponto de chegada. No entanto, para obtenção desses resultados a partir de algoritmos conhecidos, como a Busca em largura, em profundidade, Dijkstra ou A*, precisamos conhecer o destino a priori e ter mapeado todo o terreno do jogo. Essa característica torna a busca em tempo real impossível, ou seja, não conseguimos traçar um caminho desconhecendo o objetivo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um algoritmo de busca onde não é necessário saber a localização do destino nem possuir conhecimento do mapa, tornando o comportamento da Inteligência Artificial (IA) desenvolvida, intitulada Path Discovery, mais próximo possível ao de um humano.One of the greatest challenges in gaming is related to the movement of secondary characters. In this way, Pathfinding algorithms are used to determine the best path between a starting and an ending point. However, to obtain these results from known algorithms such as Breadth-first search, Depth-first search, Dijkstra or A* search, we need to know a priori the destination point and have mapped the whole terrain of the game. This feature makes real-time searching impossible, meaning we cannot trace a path unaware of the goal. The present work was developed in a way to create a search algorithm where it is not necessary to know the destination’s location nor having knowledge of the map, making the behavior of the developed Artificial Intelligence (AI), called Path Discovery, as close as possible to a human.NiteróiSeixas, Flavio LuizClua, Esteban Walter GonzalezFernandes, Leandro Augusto FrataKohwalter, Troy CostaRibeiro, Gabriel FernandesCampos, Beatriz Pacheco2022-02-08T13:25:29Z2022-02-08T13:25:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMPOS, Beatriz Pacheco ; RIBEIRO, Gabriel Fernandes. Path discovery: uma nova abordagem sobre algoritmos de Pathfinding. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24514Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-08T13:25:34Zoai:app.uff.br:1/24514Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:22.208333Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Um dos crescentes desafios na área de jogos é relacionado a movimentação de personagens secundários. Para isso, são utilizados algoritmos de Pathfinding que determinam, por vezes o melhor, caminho entre um ponto de partida e um ponto de chegada. No entanto, para obtenção desses resultados a partir de algoritmos conhecidos, como a Busca em largura, em profundidade, Dijkstra ou A*, precisamos conhecer o destino a priori e ter mapeado todo o terreno do jogo. Essa característica torna a busca em tempo real impossível, ou seja, não conseguimos traçar um caminho desconhecendo o objetivo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um algoritmo de busca onde não é necessário saber a localização do destino nem possuir conhecimento do mapa, tornando o comportamento da Inteligência Artificial (IA) desenvolvida, intitulada Path Discovery, mais próximo possível ao de um humano. |
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