Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5688 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relatar o resultado da pesquisa sobre Metodologia de Resolução de Problemas Matemáticos para aprimorar a prática ensinoaprendizagem em sala de aula. Para colaborar foi realizada uma pesquisa de ca mpo, envolvendo professores da rede pública e particular de educação e alunos de escola pública. O objetivo foi avaliar o desempenho dos alunos através de questões de resolução de problemas. Com os professores foi feita uma entrevista sobre a metodologia aplicada e se no ambiente escolar no qual atuam estariam disponíveis os recursos tecnológicos para serem usados. O resultado da pesquisa apresenta as dificuldades mais frequentes encontradas pelos alunos na resolução de problemas. A maioria dos professores entrevistados conhece a metodologia de resolução de problemas, mas ainda encontram obstáculos ao desenvolvê-las com os alunos. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é necessário melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à interpretação do enunciado; domínio dos pré-requisitos; raciocínio lógico; estratégia de resolução e habilidade nas operações matemáticas e uso de softwares |
id |
UFF-2_c83a1a57eb5cfbd5ae2498f40f474d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5688 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticosResolução de problemasMetodologiaSoftwaresEnsino de matemáticaEnsino-aprendizagemResolução de problemasEste trabalho tem como objetivo relatar o resultado da pesquisa sobre Metodologia de Resolução de Problemas Matemáticos para aprimorar a prática ensinoaprendizagem em sala de aula. Para colaborar foi realizada uma pesquisa de ca mpo, envolvendo professores da rede pública e particular de educação e alunos de escola pública. O objetivo foi avaliar o desempenho dos alunos através de questões de resolução de problemas. Com os professores foi feita uma entrevista sobre a metodologia aplicada e se no ambiente escolar no qual atuam estariam disponíveis os recursos tecnológicos para serem usados. O resultado da pesquisa apresenta as dificuldades mais frequentes encontradas pelos alunos na resolução de problemas. A maioria dos professores entrevistados conhece a metodologia de resolução de problemas, mas ainda encontram obstáculos ao desenvolvê-las com os alunos. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é necessário melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à interpretação do enunciado; domínio dos pré-requisitos; raciocínio lógico; estratégia de resolução e habilidade nas operações matemáticas e uso de softwaresNiteróiSousa, Leandro Soares dePasinato, Marden BragaPaz, Leandro Casemiro da2018-01-31T12:50:56Z2018-01-31T12:50:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5688Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-17T17:49:44Zoai:app.uff.br:1/5688Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-17T17:49:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos |
title |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos |
spellingShingle |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos Paz, Leandro Casemiro da Resolução de problemas Metodologia Softwares Ensino de matemática Ensino-aprendizagem Resolução de problemas |
title_short |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos |
title_full |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos |
title_fullStr |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos |
title_sort |
Uma proposta metodológica para a resolução de problemas matemáticos |
author |
Paz, Leandro Casemiro da |
author_facet |
Paz, Leandro Casemiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Leandro Soares de Pasinato, Marden Braga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Leandro Casemiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Metodologia Softwares Ensino de matemática Ensino-aprendizagem Resolução de problemas |
topic |
Resolução de problemas Metodologia Softwares Ensino de matemática Ensino-aprendizagem Resolução de problemas |
description |
Este trabalho tem como objetivo relatar o resultado da pesquisa sobre Metodologia de Resolução de Problemas Matemáticos para aprimorar a prática ensinoaprendizagem em sala de aula. Para colaborar foi realizada uma pesquisa de ca mpo, envolvendo professores da rede pública e particular de educação e alunos de escola pública. O objetivo foi avaliar o desempenho dos alunos através de questões de resolução de problemas. Com os professores foi feita uma entrevista sobre a metodologia aplicada e se no ambiente escolar no qual atuam estariam disponíveis os recursos tecnológicos para serem usados. O resultado da pesquisa apresenta as dificuldades mais frequentes encontradas pelos alunos na resolução de problemas. A maioria dos professores entrevistados conhece a metodologia de resolução de problemas, mas ainda encontram obstáculos ao desenvolvê-las com os alunos. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é necessário melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à interpretação do enunciado; domínio dos pré-requisitos; raciocínio lógico; estratégia de resolução e habilidade nas operações matemáticas e uso de softwares |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-01-31T12:50:56Z 2018-01-31T12:50:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5688 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5688 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838850196701184 |