AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Tindade
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Adriana dos Santos, Sales, Cleciane Souza, Araújo, Cleide Sandra Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279
Resumo: O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA.
id FAMA-0_d2b77915f34c7c5953686f84f5fcf060
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/279
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GOEducaçãoEnsino de Química. CTSA. Polímeros.O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Karina TindadeFernandes, Adriana dos SantosSales, Cleciane SouzaAraújo, Cleide Sandra Tavares2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/27910.29031/pedf.v12i8.279Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 134-1492178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279/268http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/279/22Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/279Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.066Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
title AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
spellingShingle AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Silva, Karina Tindade
Educação
Ensino de Química. CTSA. Polímeros.
title_short AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
title_full AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
title_fullStr AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
title_sort AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
author Silva, Karina Tindade
author_facet Silva, Karina Tindade
Fernandes, Adriana dos Santos
Sales, Cleciane Souza
Araújo, Cleide Sandra Tavares
author_role author
author2 Fernandes, Adriana dos Santos
Sales, Cleciane Souza
Araújo, Cleide Sandra Tavares
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karina Tindade
Fernandes, Adriana dos Santos
Sales, Cleciane Souza
Araújo, Cleide Sandra Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Química. CTSA. Polímeros.
topic Educação
Ensino de Química. CTSA. Polímeros.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA.
description O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279
10.29031/pedf.v12i8.279
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279/268
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/279/22
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 134-149
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925952745472