O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fernanda Corrêa Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371
Resumo: Fundamentado em pesquisa bibliográfica, este trabalho parte da descrição do homem como ser antropológico, apresenta a importância da leitura dos clássicos para a formação plena do homem e convida os bibliotecários a participarem do desafio que se reveste a formação humana, buscando, para além de sua competência no tratamento e na recuperação da informação, a formação integral dos usuários: intelectual, social, cultural e individual. Os clássicos são obras ricas do conhecimento humano e guias para entender a complexidade do indivíduo. Para isso, é necessário compreender quem é o indivíduo e características gerais que os tornam humanos. Buscou-se nas artes liberais, o conceito do período clássico, que se estendeu à Idade Média com mais vigor, a fundamentação da concepção de clássicos como atividade essencialmente humana. Conhecida como as sete artes liberais, dividia o conhecimento humano em dois níveis: o nível da matéria, o Quadrivium, e o nível da mente, o Trivium, sendo este a arte da linguagem e comunicação humana, que compreendia a lógica, a gramática e a retórica. Partindo do que é a literatura clássica, entende-se também o Trivium como as três artes que fornecem as ferramentas para o aprimoramento do intelecto. A leitura dos clássicos permite um diálogo inédito entre o livro e quem o lê, e a explicação consiste no fato de que é clássico aquela obra que tem algo novo a dizer sempre, porque foi escrito de forma excepcionalmente clara e traduz a natureza humana. O bibliotecário é o profissional que faz a mediação e ele pode representar um papel importante na apresentação a literatura clássica ao usuário de forma atraente, e que o ajude no determinado momento de sua vida, usando o diálogo e sempre respeitando a liberdade. Por essa razão é imprescindível despertar no bibliotecário a consciência de que a biblioteca pode atuar como instrumento de mudança social.
id UFF-2_def9db37d9b4d07774d7684e7531a419
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24371
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássicaBibliotecárioFormação humanaLiteratura clássicaTriviumBibliotecaLiteratura clássicaDesenvolvimento humanoBibliotecaBibliotecárioLibrarianHuman growthClassical literatureTriviumLibraryFundamentado em pesquisa bibliográfica, este trabalho parte da descrição do homem como ser antropológico, apresenta a importância da leitura dos clássicos para a formação plena do homem e convida os bibliotecários a participarem do desafio que se reveste a formação humana, buscando, para além de sua competência no tratamento e na recuperação da informação, a formação integral dos usuários: intelectual, social, cultural e individual. Os clássicos são obras ricas do conhecimento humano e guias para entender a complexidade do indivíduo. Para isso, é necessário compreender quem é o indivíduo e características gerais que os tornam humanos. Buscou-se nas artes liberais, o conceito do período clássico, que se estendeu à Idade Média com mais vigor, a fundamentação da concepção de clássicos como atividade essencialmente humana. Conhecida como as sete artes liberais, dividia o conhecimento humano em dois níveis: o nível da matéria, o Quadrivium, e o nível da mente, o Trivium, sendo este a arte da linguagem e comunicação humana, que compreendia a lógica, a gramática e a retórica. Partindo do que é a literatura clássica, entende-se também o Trivium como as três artes que fornecem as ferramentas para o aprimoramento do intelecto. A leitura dos clássicos permite um diálogo inédito entre o livro e quem o lê, e a explicação consiste no fato de que é clássico aquela obra que tem algo novo a dizer sempre, porque foi escrito de forma excepcionalmente clara e traduz a natureza humana. O bibliotecário é o profissional que faz a mediação e ele pode representar um papel importante na apresentação a literatura clássica ao usuário de forma atraente, e que o ajude no determinado momento de sua vida, usando o diálogo e sempre respeitando a liberdade. Por essa razão é imprescindível despertar no bibliotecário a consciência de que a biblioteca pode atuar como instrumento de mudança social.Based on bibliographic research, this work starts from the description of man as an anthropological being, presents the importance of reading the classics for the full formation of man and invites librarians to participate in the challenge of human formation, seeking, beyond its competence in the treatment and retrieval of information, the integral formation of users: intellectual, social, cultural and individual. The classics are rich works of human knowledge and guide to understand the complexity of the individual. For this, it is necessary to understand who the individual is and his general characteristics that make them human. It sought in the liberal arts, concept of the classical period and extended to the Middle Ages with more vigor, the foundation of the conception of classics as essentially human activity. Known as the seven liberal arts, divided human knowledge into two levels: the level of matter, the Quadrivium, and the level of mind, the Trivium, which is the art of human language and communication, which comprised logic, grammar, and rhetoric. From classical literature, Trivium is also understood as the three arts that provide the tools for the enhancement of the intellect. Reading the classics allows an unprecedented dialogue between the book and the reader, and the explanation lies in the fact that it is classic that work that always has something new to say, because it was written in an exceptionally clear way and reflects human nature. The librarian is the mediator and can play an important role in presenting the classic literature to the users in an attractive way and helping them at a certain point in their lives, using dialogue and always respecting freedom. For this reason it is essential to arouse in the librarian the awareness that the library can act as an instrument of social change.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesSouza, Elisabete Gonçalves deVillardi, Raquel MarquesBergamini, Cláudia VanessaAlves, Fernanda Corrêa Duarte2022-01-27T14:03:12Z2022-01-27T14:03:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAlves, Fernanda Corrêa Duarte. O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-27T14:03:16Zoai:app.uff.br:1/24371Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-27T14:03:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
title O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
spellingShingle O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
Alves, Fernanda Corrêa Duarte
Bibliotecário
Formação humana
Literatura clássica
Trivium
Biblioteca
Literatura clássica
Desenvolvimento humano
Biblioteca
Bibliotecário
Librarian
Human growth
Classical literature
Trivium
Library
title_short O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
title_full O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
title_fullStr O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
title_full_unstemmed O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
title_sort O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
author Alves, Fernanda Corrêa Duarte
author_facet Alves, Fernanda Corrêa Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
Souza, Elisabete Gonçalves de
Villardi, Raquel Marques
Bergamini, Cláudia Vanessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fernanda Corrêa Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecário
Formação humana
Literatura clássica
Trivium
Biblioteca
Literatura clássica
Desenvolvimento humano
Biblioteca
Bibliotecário
Librarian
Human growth
Classical literature
Trivium
Library
topic Bibliotecário
Formação humana
Literatura clássica
Trivium
Biblioteca
Literatura clássica
Desenvolvimento humano
Biblioteca
Bibliotecário
Librarian
Human growth
Classical literature
Trivium
Library
description Fundamentado em pesquisa bibliográfica, este trabalho parte da descrição do homem como ser antropológico, apresenta a importância da leitura dos clássicos para a formação plena do homem e convida os bibliotecários a participarem do desafio que se reveste a formação humana, buscando, para além de sua competência no tratamento e na recuperação da informação, a formação integral dos usuários: intelectual, social, cultural e individual. Os clássicos são obras ricas do conhecimento humano e guias para entender a complexidade do indivíduo. Para isso, é necessário compreender quem é o indivíduo e características gerais que os tornam humanos. Buscou-se nas artes liberais, o conceito do período clássico, que se estendeu à Idade Média com mais vigor, a fundamentação da concepção de clássicos como atividade essencialmente humana. Conhecida como as sete artes liberais, dividia o conhecimento humano em dois níveis: o nível da matéria, o Quadrivium, e o nível da mente, o Trivium, sendo este a arte da linguagem e comunicação humana, que compreendia a lógica, a gramática e a retórica. Partindo do que é a literatura clássica, entende-se também o Trivium como as três artes que fornecem as ferramentas para o aprimoramento do intelecto. A leitura dos clássicos permite um diálogo inédito entre o livro e quem o lê, e a explicação consiste no fato de que é clássico aquela obra que tem algo novo a dizer sempre, porque foi escrito de forma excepcionalmente clara e traduz a natureza humana. O bibliotecário é o profissional que faz a mediação e ele pode representar um papel importante na apresentação a literatura clássica ao usuário de forma atraente, e que o ajude no determinado momento de sua vida, usando o diálogo e sempre respeitando a liberdade. Por essa razão é imprescindível despertar no bibliotecário a consciência de que a biblioteca pode atuar como instrumento de mudança social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-01-27T14:03:12Z
2022-01-27T14:03:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Alves, Fernanda Corrêa Duarte. O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Alves, Fernanda Corrêa Duarte. O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135441342726144