O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371 |
Resumo: | Fundamentado em pesquisa bibliográfica, este trabalho parte da descrição do homem como ser antropológico, apresenta a importância da leitura dos clássicos para a formação plena do homem e convida os bibliotecários a participarem do desafio que se reveste a formação humana, buscando, para além de sua competência no tratamento e na recuperação da informação, a formação integral dos usuários: intelectual, social, cultural e individual. Os clássicos são obras ricas do conhecimento humano e guias para entender a complexidade do indivíduo. Para isso, é necessário compreender quem é o indivíduo e características gerais que os tornam humanos. Buscou-se nas artes liberais, o conceito do período clássico, que se estendeu à Idade Média com mais vigor, a fundamentação da concepção de clássicos como atividade essencialmente humana. Conhecida como as sete artes liberais, dividia o conhecimento humano em dois níveis: o nível da matéria, o Quadrivium, e o nível da mente, o Trivium, sendo este a arte da linguagem e comunicação humana, que compreendia a lógica, a gramática e a retórica. Partindo do que é a literatura clássica, entende-se também o Trivium como as três artes que fornecem as ferramentas para o aprimoramento do intelecto. A leitura dos clássicos permite um diálogo inédito entre o livro e quem o lê, e a explicação consiste no fato de que é clássico aquela obra que tem algo novo a dizer sempre, porque foi escrito de forma excepcionalmente clara e traduz a natureza humana. O bibliotecário é o profissional que faz a mediação e ele pode representar um papel importante na apresentação a literatura clássica ao usuário de forma atraente, e que o ajude no determinado momento de sua vida, usando o diálogo e sempre respeitando a liberdade. Por essa razão é imprescindível despertar no bibliotecário a consciência de que a biblioteca pode atuar como instrumento de mudança social. |
id |
UFF-2_def9db37d9b4d07774d7684e7531a419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24371 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássicaBibliotecárioFormação humanaLiteratura clássicaTriviumBibliotecaLiteratura clássicaDesenvolvimento humanoBibliotecaBibliotecárioLibrarianHuman growthClassical literatureTriviumLibraryFundamentado em pesquisa bibliográfica, este trabalho parte da descrição do homem como ser antropológico, apresenta a importância da leitura dos clássicos para a formação plena do homem e convida os bibliotecários a participarem do desafio que se reveste a formação humana, buscando, para além de sua competência no tratamento e na recuperação da informação, a formação integral dos usuários: intelectual, social, cultural e individual. Os clássicos são obras ricas do conhecimento humano e guias para entender a complexidade do indivíduo. Para isso, é necessário compreender quem é o indivíduo e características gerais que os tornam humanos. Buscou-se nas artes liberais, o conceito do período clássico, que se estendeu à Idade Média com mais vigor, a fundamentação da concepção de clássicos como atividade essencialmente humana. Conhecida como as sete artes liberais, dividia o conhecimento humano em dois níveis: o nível da matéria, o Quadrivium, e o nível da mente, o Trivium, sendo este a arte da linguagem e comunicação humana, que compreendia a lógica, a gramática e a retórica. Partindo do que é a literatura clássica, entende-se também o Trivium como as três artes que fornecem as ferramentas para o aprimoramento do intelecto. A leitura dos clássicos permite um diálogo inédito entre o livro e quem o lê, e a explicação consiste no fato de que é clássico aquela obra que tem algo novo a dizer sempre, porque foi escrito de forma excepcionalmente clara e traduz a natureza humana. O bibliotecário é o profissional que faz a mediação e ele pode representar um papel importante na apresentação a literatura clássica ao usuário de forma atraente, e que o ajude no determinado momento de sua vida, usando o diálogo e sempre respeitando a liberdade. Por essa razão é imprescindível despertar no bibliotecário a consciência de que a biblioteca pode atuar como instrumento de mudança social.Based on bibliographic research, this work starts from the description of man as an anthropological being, presents the importance of reading the classics for the full formation of man and invites librarians to participate in the challenge of human formation, seeking, beyond its competence in the treatment and retrieval of information, the integral formation of users: intellectual, social, cultural and individual. The classics are rich works of human knowledge and guide to understand the complexity of the individual. For this, it is necessary to understand who the individual is and his general characteristics that make them human. It sought in the liberal arts, concept of the classical period and extended to the Middle Ages with more vigor, the foundation of the conception of classics as essentially human activity. Known as the seven liberal arts, divided human knowledge into two levels: the level of matter, the Quadrivium, and the level of mind, the Trivium, which is the art of human language and communication, which comprised logic, grammar, and rhetoric. From classical literature, Trivium is also understood as the three arts that provide the tools for the enhancement of the intellect. Reading the classics allows an unprecedented dialogue between the book and the reader, and the explanation lies in the fact that it is classic that work that always has something new to say, because it was written in an exceptionally clear way and reflects human nature. The librarian is the mediator and can play an important role in presenting the classic literature to the users in an attractive way and helping them at a certain point in their lives, using dialogue and always respecting freedom. For this reason it is essential to arouse in the librarian the awareness that the library can act as an instrument of social change.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesSouza, Elisabete Gonçalves deVillardi, Raquel MarquesBergamini, Cláudia VanessaAlves, Fernanda Corrêa Duarte2022-01-27T14:03:12Z2022-01-27T14:03:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAlves, Fernanda Corrêa Duarte. O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-27T14:03:16Zoai:app.uff.br:1/24371Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:30.899061Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica |
title |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica |
spellingShingle |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica Alves, Fernanda Corrêa Duarte Bibliotecário Formação humana Literatura clássica Trivium Biblioteca Literatura clássica Desenvolvimento humano Biblioteca Bibliotecário Librarian Human growth Classical literature Trivium Library |
title_short |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica |
title_full |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica |
title_fullStr |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica |
title_full_unstemmed |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica |
title_sort |
O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica |
author |
Alves, Fernanda Corrêa Duarte |
author_facet |
Alves, Fernanda Corrêa Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lück, Esther Hermes Souza, Elisabete Gonçalves de Villardi, Raquel Marques Bergamini, Cláudia Vanessa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Fernanda Corrêa Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecário Formação humana Literatura clássica Trivium Biblioteca Literatura clássica Desenvolvimento humano Biblioteca Bibliotecário Librarian Human growth Classical literature Trivium Library |
topic |
Bibliotecário Formação humana Literatura clássica Trivium Biblioteca Literatura clássica Desenvolvimento humano Biblioteca Bibliotecário Librarian Human growth Classical literature Trivium Library |
description |
Fundamentado em pesquisa bibliográfica, este trabalho parte da descrição do homem como ser antropológico, apresenta a importância da leitura dos clássicos para a formação plena do homem e convida os bibliotecários a participarem do desafio que se reveste a formação humana, buscando, para além de sua competência no tratamento e na recuperação da informação, a formação integral dos usuários: intelectual, social, cultural e individual. Os clássicos são obras ricas do conhecimento humano e guias para entender a complexidade do indivíduo. Para isso, é necessário compreender quem é o indivíduo e características gerais que os tornam humanos. Buscou-se nas artes liberais, o conceito do período clássico, que se estendeu à Idade Média com mais vigor, a fundamentação da concepção de clássicos como atividade essencialmente humana. Conhecida como as sete artes liberais, dividia o conhecimento humano em dois níveis: o nível da matéria, o Quadrivium, e o nível da mente, o Trivium, sendo este a arte da linguagem e comunicação humana, que compreendia a lógica, a gramática e a retórica. Partindo do que é a literatura clássica, entende-se também o Trivium como as três artes que fornecem as ferramentas para o aprimoramento do intelecto. A leitura dos clássicos permite um diálogo inédito entre o livro e quem o lê, e a explicação consiste no fato de que é clássico aquela obra que tem algo novo a dizer sempre, porque foi escrito de forma excepcionalmente clara e traduz a natureza humana. O bibliotecário é o profissional que faz a mediação e ele pode representar um papel importante na apresentação a literatura clássica ao usuário de forma atraente, e que o ajude no determinado momento de sua vida, usando o diálogo e sempre respeitando a liberdade. Por essa razão é imprescindível despertar no bibliotecário a consciência de que a biblioteca pode atuar como instrumento de mudança social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-01-27T14:03:12Z 2022-01-27T14:03:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Alves, Fernanda Corrêa Duarte. O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Alves, Fernanda Corrêa Duarte. O papel do bibliotecário na formação humana por meio da literatura clássica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823695605268480 |