Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Michelle dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1723
Resumo: A família constitui a base primária da sociedade e do que se entende por organização em grupo. São os primeiros contatos e relacionamentos estabelecidos pelos indivíduos da qual serve de parâmetro para a formação de seu caráter e de seu papel social. Tendo em vista sua importância na sociedade e a grande participação destas nas organizações empresariais, em que sustenta boa parte do processo de criação de bens e serviços no Brasil, o estudo em questão teve como objetivo analisar as agências de turismo familiares dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes e verificar as estratégias competitivas que elas utilizam para se destacarem no mercado turístico brasileiro, buscando elementos para análise dos fatores mais relevantes para a competitividade no âmbito empresarial, principalmente as relativas à gestão e comercialização. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória utilizando-se de dados bibliográficos e estudo de caso. Foi constatado que o setor é constituído por uma maioria de micro e pequenas empresas familiares cujas principais estratégias são oferecer serviços de qualidade, priorizando a rapidez e agilidade nas respostas, além de investimentos em tecnologia e treinamento de pessoal. O foco da pesquisa foi à empresa Rosanetur Viagens e Turismo, como objeto de estudo, aprendizado e comprovação dos fatos levantados.
id UFF-2_e1f7809f98d7e94ccab0d9faec56200e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1723
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens RoseneturAgências de turismo familiaresMercado turísticoEstratégias competitivasAdministraçãoAgentes de viagemEmpresas familiaresFamily travel agenciesTourism marketCompetitive strategiesA família constitui a base primária da sociedade e do que se entende por organização em grupo. São os primeiros contatos e relacionamentos estabelecidos pelos indivíduos da qual serve de parâmetro para a formação de seu caráter e de seu papel social. Tendo em vista sua importância na sociedade e a grande participação destas nas organizações empresariais, em que sustenta boa parte do processo de criação de bens e serviços no Brasil, o estudo em questão teve como objetivo analisar as agências de turismo familiares dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes e verificar as estratégias competitivas que elas utilizam para se destacarem no mercado turístico brasileiro, buscando elementos para análise dos fatores mais relevantes para a competitividade no âmbito empresarial, principalmente as relativas à gestão e comercialização. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória utilizando-se de dados bibliográficos e estudo de caso. Foi constatado que o setor é constituído por uma maioria de micro e pequenas empresas familiares cujas principais estratégias são oferecer serviços de qualidade, priorizando a rapidez e agilidade nas respostas, além de investimentos em tecnologia e treinamento de pessoal. O foco da pesquisa foi à empresa Rosanetur Viagens e Turismo, como objeto de estudo, aprendizado e comprovação dos fatos levantados.The family is the primary basis of the society and what is meant by group organization. They are the first contacts and relationships established by the individuals and serves as a parameter for the formation of their character and social role. Given its importance in society and the great participation in these organizations, which support much of the process of creating goods and services in Brazil, the present study aimed to analyze the family travel agencies of Barra da Tijuca and Recreio and verify the competitive strategies they use to excel in the Brazilian tourism market, seeking elements for analysis of the factors most relevant to the competitiveness in business, especially those relating to management and marketing. To develop this work exploratory research has been carried out using bibliographic data and case study. It was found that the industry is comprised of a majority of micro and small family businesses whose main strategies are to provide quality services, prioritizing speed and responsiveness, as well as investments in technology and staff training. The focus of the research was the company Rosanetur Travel and Tourism, as an object of study, learning and evidence of the facts collected.Dantas, José Carlos de SouzaCastro, Carolina Lescura de CarvalhoSoares, Carlos Alberto LidiziaSousa, Michelle dos Santos2016-05-20T17:39:40Z2016-05-20T17:39:40Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1723CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T18:29:09Zoai:app.uff.br:1/1723Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-01T18:29:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
title Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
spellingShingle Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
Sousa, Michelle dos Santos
Agências de turismo familiares
Mercado turístico
Estratégias competitivas
Administração
Agentes de viagem
Empresas familiares
Family travel agencies
Tourism market
Competitive strategies
title_short Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
title_full Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
title_fullStr Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
title_full_unstemmed Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
title_sort Gestão estratégica das empresas familiares: um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
author Sousa, Michelle dos Santos
author_facet Sousa, Michelle dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, José Carlos de Souza
Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Soares, Carlos Alberto Lidizia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Michelle dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de turismo familiares
Mercado turístico
Estratégias competitivas
Administração
Agentes de viagem
Empresas familiares
Family travel agencies
Tourism market
Competitive strategies
topic Agências de turismo familiares
Mercado turístico
Estratégias competitivas
Administração
Agentes de viagem
Empresas familiares
Family travel agencies
Tourism market
Competitive strategies
description A família constitui a base primária da sociedade e do que se entende por organização em grupo. São os primeiros contatos e relacionamentos estabelecidos pelos indivíduos da qual serve de parâmetro para a formação de seu caráter e de seu papel social. Tendo em vista sua importância na sociedade e a grande participação destas nas organizações empresariais, em que sustenta boa parte do processo de criação de bens e serviços no Brasil, o estudo em questão teve como objetivo analisar as agências de turismo familiares dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes e verificar as estratégias competitivas que elas utilizam para se destacarem no mercado turístico brasileiro, buscando elementos para análise dos fatores mais relevantes para a competitividade no âmbito empresarial, principalmente as relativas à gestão e comercialização. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória utilizando-se de dados bibliográficos e estudo de caso. Foi constatado que o setor é constituído por uma maioria de micro e pequenas empresas familiares cujas principais estratégias são oferecer serviços de qualidade, priorizando a rapidez e agilidade nas respostas, além de investimentos em tecnologia e treinamento de pessoal. O foco da pesquisa foi à empresa Rosanetur Viagens e Turismo, como objeto de estudo, aprendizado e comprovação dos fatos levantados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-05-20T17:39:40Z
2016-05-20T17:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1723
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135447865917440