Masculinidades e Educação Física Escolar: análise da produção acadêmica e reflexões na direção de uma proposição didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rômulo Sarmet de Mattos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26831
Resumo: Este estudo destaca a relevância de refletirmos sobre os estudos das masculinidades para interpretarmos práticas cotidianas nas aulas de Educação Física escolar, como mecanismos de exclusão de gênero que operam através de estereótipos e preconceitos circulantes via linguagem. De caráter qualitativo e exploratório, o estudo teve por objetivo efetuar um levantamento sobre os estudos das masculinidades que se relacionam com a Educação Física escolar. Para tal, além de livros e capítulos, foram mapeados artigos de periódicos, teses de doutorado e dissertações de mestrado relativas à temática. Considerando a lacuna na produção acadêmica dos estudos das masculinidades indicada na literatura da Educação Física, o levantamento partiu de um recorte histórico entre 2000 e 2021. Para o mapeamento das dissertações, teses e artigos, utilizamos a busca por „palavras-chave‟, respectivamente, na plataforma “Nuteses” e no “Qualis Capes Periódicos", tendo como critério de inclusão, os periódicos classificados entre os estratos A1 e B2. Identificamos quatro dissertações e sessenta e seis artigos sobre estudos das masculinidades na grande área da Educação Física. Dentre essa produção, apenas vinte e dois artigos possuem relação com a temática das masculinidades na Educação Física escolar. Com base nesta produção acadêmica, apresenta- se uma proposição didática que visa combater as práticas discriminatórias relacionadas às masculinidades e às questões de gênero de um modo geral. Concluímos que há uma escassez de pesquisas sobre masculinidades na Educação Física, havendo necessidade de incentivo à produção acadêmica em língua portuguesa, visto que mais da metade dos artigos disponíveis estão publicados em língua inglesa.
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