Masculinidades e Educação Física Escolar: análise da produção acadêmica e reflexões na direção de uma proposição didática
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26831 |
Resumo: | Este estudo destaca a relevância de refletirmos sobre os estudos das masculinidades para interpretarmos práticas cotidianas nas aulas de Educação Física escolar, como mecanismos de exclusão de gênero que operam através de estereótipos e preconceitos circulantes via linguagem. De caráter qualitativo e exploratório, o estudo teve por objetivo efetuar um levantamento sobre os estudos das masculinidades que se relacionam com a Educação Física escolar. Para tal, além de livros e capítulos, foram mapeados artigos de periódicos, teses de doutorado e dissertações de mestrado relativas à temática. Considerando a lacuna na produção acadêmica dos estudos das masculinidades indicada na literatura da Educação Física, o levantamento partiu de um recorte histórico entre 2000 e 2021. Para o mapeamento das dissertações, teses e artigos, utilizamos a busca por „palavras-chave‟, respectivamente, na plataforma “Nuteses” e no “Qualis Capes Periódicos", tendo como critério de inclusão, os periódicos classificados entre os estratos A1 e B2. Identificamos quatro dissertações e sessenta e seis artigos sobre estudos das masculinidades na grande área da Educação Física. Dentre essa produção, apenas vinte e dois artigos possuem relação com a temática das masculinidades na Educação Física escolar. Com base nesta produção acadêmica, apresenta- se uma proposição didática que visa combater as práticas discriminatórias relacionadas às masculinidades e às questões de gênero de um modo geral. Concluímos que há uma escassez de pesquisas sobre masculinidades na Educação Física, havendo necessidade de incentivo à produção acadêmica em língua portuguesa, visto que mais da metade dos artigos disponíveis estão publicados em língua inglesa. |
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Masculinidades e Educação Física Escolar: análise da produção acadêmica e reflexões na direção de uma proposição didáticaEducação física escolarMasculinidadesGêneroExclusãoBullyingMasculinidadeBullyingEducação físicaIdentidade de gêneroSchool Physical Education, Masculinities, Gender, Exclusion, BullyingSchool physical educationMasculinitiesGenderEste estudo destaca a relevância de refletirmos sobre os estudos das masculinidades para interpretarmos práticas cotidianas nas aulas de Educação Física escolar, como mecanismos de exclusão de gênero que operam através de estereótipos e preconceitos circulantes via linguagem. De caráter qualitativo e exploratório, o estudo teve por objetivo efetuar um levantamento sobre os estudos das masculinidades que se relacionam com a Educação Física escolar. Para tal, além de livros e capítulos, foram mapeados artigos de periódicos, teses de doutorado e dissertações de mestrado relativas à temática. Considerando a lacuna na produção acadêmica dos estudos das masculinidades indicada na literatura da Educação Física, o levantamento partiu de um recorte histórico entre 2000 e 2021. Para o mapeamento das dissertações, teses e artigos, utilizamos a busca por „palavras-chave‟, respectivamente, na plataforma “Nuteses” e no “Qualis Capes Periódicos", tendo como critério de inclusão, os periódicos classificados entre os estratos A1 e B2. Identificamos quatro dissertações e sessenta e seis artigos sobre estudos das masculinidades na grande área da Educação Física. Dentre essa produção, apenas vinte e dois artigos possuem relação com a temática das masculinidades na Educação Física escolar. Com base nesta produção acadêmica, apresenta- se uma proposição didática que visa combater as práticas discriminatórias relacionadas às masculinidades e às questões de gênero de um modo geral. Concluímos que há uma escassez de pesquisas sobre masculinidades na Educação Física, havendo necessidade de incentivo à produção acadêmica em língua portuguesa, visto que mais da metade dos artigos disponíveis estão publicados em língua inglesa.This study highlights the relevance of reflecting about the studies of masculinities to interpret everyday practices in Physical Education classes, as mechanisms of gender exclusion that operates through stereotypes and prejudices circulation through language. This qualitative and exploratory study aimed to survey the studies of masculinities, and their relationship with School Physical Education. In addition to books and chapters, we mapped articles from journals, doctoral and master ́s dissertations related to the subject. Considering the gap in the academic production of studies of masculinities indicated in the Physical Education literature, the survey started from a historical perspective between 2000 and 2021. For the mapping of dissertations, and articles, we used the search for „keywords‟, respectively, in the “Nuteses” and “Qualis Capes Periodicos” platform, having as inclusion criteria periodicals classified between strata A1 and B2. We identified four theses and sixty-six articles about studies of masculinities in the great area of Physical Education. In this production, only 22 articles are related to the theme of masculinities in School Physical Education. Based on the academic productions, this work brings didactic propositions to combat discriminatory practices related to masculinities and gender issues in general. There is a lack of research and the need to encourage academic production on masculinities in this field in portuguese language, since more than half of the articles available are published in english.62 p.Devide, Fabiano PriesBrito, Leandro Teofilo deCorreia , Adriana MartinsAlmeida, Rômulo Sarmet de Mattos2022-11-07T15:02:55Z2022-11-07T15:02:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Rômulo Sarmet de Mattos. Masculinidades e Educação Física Escolar: análise da produção acadêmica e reflexões na direção de uma proposição didática. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26831http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-07T15:02:59Zoai:app.uff.br:1/26831Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:06.443384Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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