Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953
Resumo: A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gênero
id UFF-2_1810564e40a38608ae5005fd15e155c6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9953
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunosExclusãoIdentidade de gêneroMasculinidadesDiscriminação na educaçãoIdentidade de gêneroMasculinidadeExclusionGender identityMasculinitiesA pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gêneroThis qualitative and exploratory research was characterized as case study. The purpose was to investigate the possible mechanisms of male students exclusion due to different gender identities from the hegemonic masculinity. The research took place at Geraldo Reis and Aurelino Leal schools. The data collection instrument was a semi-structured interview, done with teachers of Physical Education from the respective schools, accounting a group of five informants. The results were analyzed by the Content Analysis and Gender Studies, originating five categories: “Preference for mixed classes”, “Causes of exclusion”, “Strategies to address gender issues inf EFe”, and “Crossing Gender boundaries”. It was concluded that in Physical Education classes, operates exclusion mechanisms and discrimination of students, that occur invisibly due to the naturalization of gender patterns.Devide, Fabiano PriesDutra, Sérgio Ricardo AboudSouza, Eliane Glória Reis da SilvaCunha, Juliana Pelluso Fernandes da2019-06-11T16:29:20Z2019-06-11T16:29:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T19:37:02Zoai:app.uff.br:1/9953Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:54.130796Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
title Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
spellingShingle Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da
Exclusão
Identidade de gênero
Masculinidades
Discriminação na educação
Identidade de gênero
Masculinidade
Exclusion
Gender identity
Masculinities
title_short Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
title_full Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
title_fullStr Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
title_full_unstemmed Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
title_sort Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
author Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da
author_facet Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Devide, Fabiano Pries
Dutra, Sérgio Ricardo Aboud
Souza, Eliane Glória Reis da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão
Identidade de gênero
Masculinidades
Discriminação na educação
Identidade de gênero
Masculinidade
Exclusion
Gender identity
Masculinities
topic Exclusão
Identidade de gênero
Masculinidades
Discriminação na educação
Identidade de gênero
Masculinidade
Exclusion
Gender identity
Masculinities
description A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gênero
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-06-11T16:29:20Z
2019-06-11T16:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953
identifier_str_mv CUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823567904440320