Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Leni dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15099
Resumo: A presente pesquisa teve como o objetivo investigar histórias de vida de pessoas de poucas letras marcadas pelo preconceito na sociedade brasileira. Baseou sua fundamentação teórica, principalmente, em Paulo Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro e Alceu Ravanello Ferraro para discutir a questão do analfabeto como sujeito estigmatizado na sociedade grafocêntrica. Buscou, por meio de levantamento bibliográfico de entrevistas e narrativas de Histórias de Vida, analisar esse preconceito. Concluiu que as pessoas que não sabem ler e não sabem escrever ou que têm pouco domínio da leitura e da escrita sofrem preconceitos e são estigmatizadas como cegas, incapazes e sem conhecimentos. No entanto, podem lutar, viver e vencer, apesar das marcas impostas pela sociedade excludente. Esse preconceito tem base histórica e não se resolve por meio da alfabetização, pois o maior problema no Brasil encontra-se nas desigualdades sociais e educacionais que excluem a população negra e pobre. A educação oferecida para essa minoria tem produzido analfabetos funcionais. Assim, a educação no Brasil precisa ser pensada do ponto de vista também dessas pessoas para poder atender à necessidade do nosso povo excluído
id UFF-2_e39b73cc6204020ace89ff1a19b45b06
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15099
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceitoPreconceitoAdulto analfabetoEstigmaLeituraEscritaPreconceitoAnalfabetismoEstigmaEscritaPrejudiceIlliterate adultStigmaReadingWritingA presente pesquisa teve como o objetivo investigar histórias de vida de pessoas de poucas letras marcadas pelo preconceito na sociedade brasileira. Baseou sua fundamentação teórica, principalmente, em Paulo Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro e Alceu Ravanello Ferraro para discutir a questão do analfabeto como sujeito estigmatizado na sociedade grafocêntrica. Buscou, por meio de levantamento bibliográfico de entrevistas e narrativas de Histórias de Vida, analisar esse preconceito. Concluiu que as pessoas que não sabem ler e não sabem escrever ou que têm pouco domínio da leitura e da escrita sofrem preconceitos e são estigmatizadas como cegas, incapazes e sem conhecimentos. No entanto, podem lutar, viver e vencer, apesar das marcas impostas pela sociedade excludente. Esse preconceito tem base histórica e não se resolve por meio da alfabetização, pois o maior problema no Brasil encontra-se nas desigualdades sociais e educacionais que excluem a população negra e pobre. A educação oferecida para essa minoria tem produzido analfabetos funcionais. Assim, a educação no Brasil precisa ser pensada do ponto de vista também dessas pessoas para poder atender à necessidade do nosso povo excluídoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present research had the objective of investigating the life stories of people of few letters marked by prejudice in Brazilian society. Its theoretical foundation was based, mainly, on Paulo Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão; Maria Clara Di Pierro and Alceu Ravanello Ferraro, to discuss the issue of the illiterate as a stigmatized subject in the grafocentric society. It searched through bibliographical research, interviews and narratives of Life Stories to analyze this prejudice. It concluded that people who cannot read and do not know how to write or who have little mastery of reading and writing suffer prejudice and are stigmatized as blind, incapable and without knowledge. However, they can fight, live and win, despite the marks imposed by the exclusionary society. This prejudice has a historical basis and is not solved through literacy, since the greatest problem in Brazil lies in the social and educational inequalities that exclude the black and poor population. The education offered to this minority has produced functional illiterates. Education in Brazil needs to be also thought from the point of view of these people, in order to meet the needs of our excluded people129 f.Prestes, Zoia RibeiroSantiago, Mylene CristinaTunes, ElizabethAraujo, Leni dos Reis2020-10-05T14:04:17Z2020-10-05T14:04:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Leni dos Reis. Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15099http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T18:20:39Zoai:app.uff.br:1/15099Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T18:20:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
title Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
spellingShingle Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
Araujo, Leni dos Reis
Preconceito
Adulto analfabeto
Estigma
Leitura
Escrita
Preconceito
Analfabetismo
Estigma
Escrita
Prejudice
Illiterate adult
Stigma
Reading
Writing
title_short Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
title_full Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
title_fullStr Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
title_full_unstemmed Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
title_sort Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito
author Araujo, Leni dos Reis
author_facet Araujo, Leni dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prestes, Zoia Ribeiro
Santiago, Mylene Cristina
Tunes, Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Leni dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito
Adulto analfabeto
Estigma
Leitura
Escrita
Preconceito
Analfabetismo
Estigma
Escrita
Prejudice
Illiterate adult
Stigma
Reading
Writing
topic Preconceito
Adulto analfabeto
Estigma
Leitura
Escrita
Preconceito
Analfabetismo
Estigma
Escrita
Prejudice
Illiterate adult
Stigma
Reading
Writing
description A presente pesquisa teve como o objetivo investigar histórias de vida de pessoas de poucas letras marcadas pelo preconceito na sociedade brasileira. Baseou sua fundamentação teórica, principalmente, em Paulo Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro e Alceu Ravanello Ferraro para discutir a questão do analfabeto como sujeito estigmatizado na sociedade grafocêntrica. Buscou, por meio de levantamento bibliográfico de entrevistas e narrativas de Histórias de Vida, analisar esse preconceito. Concluiu que as pessoas que não sabem ler e não sabem escrever ou que têm pouco domínio da leitura e da escrita sofrem preconceitos e são estigmatizadas como cegas, incapazes e sem conhecimentos. No entanto, podem lutar, viver e vencer, apesar das marcas impostas pela sociedade excludente. Esse preconceito tem base histórica e não se resolve por meio da alfabetização, pois o maior problema no Brasil encontra-se nas desigualdades sociais e educacionais que excluem a população negra e pobre. A educação oferecida para essa minoria tem produzido analfabetos funcionais. Assim, a educação no Brasil precisa ser pensada do ponto de vista também dessas pessoas para poder atender à necessidade do nosso povo excluído
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-05T14:04:17Z
2020-10-05T14:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Leni dos Reis. Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15099
identifier_str_mv ARAUJO, Leni dos Reis. Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135418223722496