Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4972 |
Resumo: | Nesse trabalho tem-se por hipótese que os alunos se sentem excluídos das decisões curriculares e do planejamento das atividades de aula, e também não veem significado nos conteúdos científicos que fazem parte da abordagem tradicional, marcadamente positivista. Além disso, constata-se a dificuldade em estabelecerem conexões entre os conceitos científicos escolares e sua aplicabilidade cotidiana. Tais fatos são componentes importantes no entendimento do fracasso recorrente na química enquanto componente curricular. A fim de melhor compreender essa questão, esse trabalho procurou referência na teoria da complexidade de Edgar Morin e no movimento CTS para a educação em ciências, com o objetivo de elaborar e avaliar as contribuições de uma metodologia onde as temáticas se constituem em objetos centrais de estudos de onde emanam os conceitos/saberes científicos necessários ao entendimento do tema que se propõe, visando ainda superar o modelo tradicional. Para tal, realizou-se um estudo baseado no desenvolvimento do currículo do 3º ano do ensino médio de um colégio da rede estadual na cidade do Rio de Janeiro, através de uma concepção metodológica, centrada no protagonismo dos alunos, na contextualização, na horizontalização das relações e no uso de recursos didáticos diversificados, sempre visando a busca pelo conhecimento pertinente, capaz de instigar o interesse dos alunos pelas ciências. Adicionalmente, a fim de trazer maior consistência às conclusões sobre aprendizagens, buscou-se comparar o desempenho da turma submetida à proposta com outra, de características individuais e socioeconômicas semelhantes, que teve aulas de química tradicionais, ou seja, verticalizadas, centradas no professor e com a disciplinarização e hiperespecialização dos tópicos, conforme rege o paradigma ainda vigente. O fruto dessa pesquisa explicitou uma melhora no desempenho dos alunos submetidos à metodologia baseada na complexidade/CTS, com maior grau de aproveitamento em avaliações formais, sobretudo quando comparado aos que permaneceram no modelo tradicional. Concomitantemente, pode-se observar, através de entrevistas e diagnoses, que os discentes revelaram sua predileção por esse tipo de abordagem, com destaque para a possibilidade de opinar na condução do processo de ensino-aprendizagem. Em decorrência do estudo realizado foi elaborada uma publicação, voltada aos docentes de química, que compila as principais etapas dessa metodologia, com sugestões que vão desde a proposição das temáticas, passando pelos textos de apoio e culminando com as atividades lúdicas propostas em cada momento planejado do processo de ensino-aprendizagem em estudo |
id |
UFF-2_e4de94f6150664b271e9340a4d566667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4972 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexivaEducação químicaCTSAprendizagemTeoria da complexidadeEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemEnsino médioMetodologiaComplexidade (Filosofia)Chemical educationSTSLearningTheory of complexityNesse trabalho tem-se por hipótese que os alunos se sentem excluídos das decisões curriculares e do planejamento das atividades de aula, e também não veem significado nos conteúdos científicos que fazem parte da abordagem tradicional, marcadamente positivista. Além disso, constata-se a dificuldade em estabelecerem conexões entre os conceitos científicos escolares e sua aplicabilidade cotidiana. Tais fatos são componentes importantes no entendimento do fracasso recorrente na química enquanto componente curricular. A fim de melhor compreender essa questão, esse trabalho procurou referência na teoria da complexidade de Edgar Morin e no movimento CTS para a educação em ciências, com o objetivo de elaborar e avaliar as contribuições de uma metodologia onde as temáticas se constituem em objetos centrais de estudos de onde emanam os conceitos/saberes científicos necessários ao entendimento do tema que se propõe, visando ainda superar o modelo tradicional. Para tal, realizou-se um estudo baseado no desenvolvimento do currículo do 3º ano do ensino médio de um colégio da rede estadual na cidade do Rio de Janeiro, através de uma concepção metodológica, centrada no protagonismo dos alunos, na contextualização, na horizontalização das relações e no uso de recursos didáticos diversificados, sempre visando a busca pelo conhecimento pertinente, capaz de instigar o interesse dos alunos pelas ciências. Adicionalmente, a fim de trazer maior consistência às conclusões sobre aprendizagens, buscou-se comparar o desempenho da turma submetida à proposta com outra, de características individuais e socioeconômicas semelhantes, que teve aulas de química tradicionais, ou seja, verticalizadas, centradas no professor e com a disciplinarização e hiperespecialização dos tópicos, conforme rege o paradigma ainda vigente. O fruto dessa pesquisa explicitou uma melhora no desempenho dos alunos submetidos à metodologia baseada na complexidade/CTS, com maior grau de aproveitamento em avaliações formais, sobretudo quando comparado aos que permaneceram no modelo tradicional. Concomitantemente, pode-se observar, através de entrevistas e diagnoses, que os discentes revelaram sua predileção por esse tipo de abordagem, com destaque para a possibilidade de opinar na condução do processo de ensino-aprendizagem. Em decorrência do estudo realizado foi elaborada uma publicação, voltada aos docentes de química, que compila as principais etapas dessa metodologia, com sugestões que vão desde a proposição das temáticas, passando pelos textos de apoio e culminando com as atividades lúdicas propostas em cada momento planejado do processo de ensino-aprendizagem em estudoIn In this work, it is hypothesized that students feel excluded from curricular decisions and planning of class activities, and also see no meaning in the scientific content that is part of the traditional, positivist approach. In addition, the difficulty in establishing connections between the scholarly scientific concepts and their everyday applicability is verified. Such facts are important components in the understanding of recurring failure in chemistry as a curricular component. In order to better understand this issue, this work sought reference in Edgar Morin's theory of complexity and the CTS movement for science education, with the objective of elaborating and evaluating the contributions of a methodology where the themes are central objects of studies from which emanate the concepts / scientific knowledge necessary to understand the theme that is proposed, aiming to overcome the traditional model. To do this, a study was carried out based on the development of the curriculum of the 3rd year of high school in a state school in the city of Rio de Janeiro, through a methodological conception, centered on the protagonism of students, contextualization, horizontalization of relationships and the use of diversified didactic resources, always seeking the search for relevant knowledge, capable of instigating students' interest in science. In addition, in order to bring greater consistency to the conclusions about learning, it was sought to compare the performance of the group submitted to the proposal with another, with similar individual and socioeconomic characteristics, which had traditional chemistry classes, ie, verticals, centered on the teacher and with the disciplinarization and hyperspecialization of topics, according to the paradigm still in force. The result of this research revealed an improvement in the performance of students submitted to the methodology based on complexity / CTS, with a higher degree of use in formal evaluations, especially when compared to those that remained in the traditional model. Concomitantly, it can be observed through interviews and diagnoses that the students showed their preference for this type of approach, with emphasis on the possibility of opining in the conduction of the teaching-learning process. As a result of the study, a publication was prepared, aimed at chemistry teachers, which compiles the main stages of this methodology, with suggestions ranging from the proposition of the themes, through the supporting texts and culminating with the proposed ludic activities at each planned moment of the teaching-learning process under studyChinelli, Maura VenturaMesseder, Jorge CardosoBorges, Márcia NarcizoRibeiro, Carlos Magno RochaFaur, Alexandre Rodrigues2017-10-24T18:18:29Z2017-10-24T18:18:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4972http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T19:37:25Zoai:app.uff.br:1/4972Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:22.684700Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva |
title |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva |
spellingShingle |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva Faur, Alexandre Rodrigues Educação química CTS Aprendizagem Teoria da complexidade Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Ensino médio Metodologia Complexidade (Filosofia) Chemical education STS Learning Theory of complexity |
title_short |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva |
title_full |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva |
title_fullStr |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva |
title_full_unstemmed |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva |
title_sort |
Educação química sob o paradigma da complexidade e a perspectiva CTSA: uma proposta metodológica e reflexiva |
author |
Faur, Alexandre Rodrigues |
author_facet |
Faur, Alexandre Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chinelli, Maura Ventura Messeder, Jorge Cardoso Borges, Márcia Narcizo Ribeiro, Carlos Magno Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faur, Alexandre Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação química CTS Aprendizagem Teoria da complexidade Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Ensino médio Metodologia Complexidade (Filosofia) Chemical education STS Learning Theory of complexity |
topic |
Educação química CTS Aprendizagem Teoria da complexidade Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Ensino médio Metodologia Complexidade (Filosofia) Chemical education STS Learning Theory of complexity |
description |
Nesse trabalho tem-se por hipótese que os alunos se sentem excluídos das decisões curriculares e do planejamento das atividades de aula, e também não veem significado nos conteúdos científicos que fazem parte da abordagem tradicional, marcadamente positivista. Além disso, constata-se a dificuldade em estabelecerem conexões entre os conceitos científicos escolares e sua aplicabilidade cotidiana. Tais fatos são componentes importantes no entendimento do fracasso recorrente na química enquanto componente curricular. A fim de melhor compreender essa questão, esse trabalho procurou referência na teoria da complexidade de Edgar Morin e no movimento CTS para a educação em ciências, com o objetivo de elaborar e avaliar as contribuições de uma metodologia onde as temáticas se constituem em objetos centrais de estudos de onde emanam os conceitos/saberes científicos necessários ao entendimento do tema que se propõe, visando ainda superar o modelo tradicional. Para tal, realizou-se um estudo baseado no desenvolvimento do currículo do 3º ano do ensino médio de um colégio da rede estadual na cidade do Rio de Janeiro, através de uma concepção metodológica, centrada no protagonismo dos alunos, na contextualização, na horizontalização das relações e no uso de recursos didáticos diversificados, sempre visando a busca pelo conhecimento pertinente, capaz de instigar o interesse dos alunos pelas ciências. Adicionalmente, a fim de trazer maior consistência às conclusões sobre aprendizagens, buscou-se comparar o desempenho da turma submetida à proposta com outra, de características individuais e socioeconômicas semelhantes, que teve aulas de química tradicionais, ou seja, verticalizadas, centradas no professor e com a disciplinarização e hiperespecialização dos tópicos, conforme rege o paradigma ainda vigente. O fruto dessa pesquisa explicitou uma melhora no desempenho dos alunos submetidos à metodologia baseada na complexidade/CTS, com maior grau de aproveitamento em avaliações formais, sobretudo quando comparado aos que permaneceram no modelo tradicional. Concomitantemente, pode-se observar, através de entrevistas e diagnoses, que os discentes revelaram sua predileção por esse tipo de abordagem, com destaque para a possibilidade de opinar na condução do processo de ensino-aprendizagem. Em decorrência do estudo realizado foi elaborada uma publicação, voltada aos docentes de química, que compila as principais etapas dessa metodologia, com sugestões que vão desde a proposição das temáticas, passando pelos textos de apoio e culminando com as atividades lúdicas propostas em cada momento planejado do processo de ensino-aprendizagem em estudo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24T18:18:29Z 2017-10-24T18:18:29Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4972 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823723420844032 |