O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Giulliano Assis Sodero
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4224
Resumo: No currículo dos cursos de formação do professor de educação básica não há, em geral, a disciplina Astronomia. No entanto, conteúdos de astronomia estão inseridos nos temas abordados nas disciplinas de Ciências, Geografia e Física do ensino básico. Devido a isso, há uma lacuna no que compete à formação específica do professor neste conteúdo e à formação escolar do aluno de ensino básico. Esse quadro se agrava com a existência de uma série de erros em livros didáticos. Por sua vez, o ensino de astronomia é capaz de responder a alguns questionamentos sobre ideias presentes no senso comum como por exemplo a existência do dia e a noite, das estações do ano e etc. Com a reformulação do ensino através dos PCN´s e dos currículos estaduais, o ensino de astronomia passou a ser explicitamente valorizado na educação básica, como, por exemplo, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que passaram a abordar conteúdos de astronomia, no 1º ano do ensino médio na disciplina de Física. A proposta dessa dissertação se concentra em discutir assuntos específicos de astronomia, envolvendo o sistema Terra-Lua-Sol, ao propor a construção e uso pelos alunos do dispositivo de Orrery. Como produto associado dessa dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para construir e aplicar o dispositivo como previsto em sala de aula
id UFF-2_e52ab269bbc8b8faed826facc2be1503
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4224
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino MédioOrreryEnsino de astronomiaEnsino de físicaEnsino de físicaEnsino de astronomiaDispositivo de OrreryEnsino médioOrreryTeaching of astronomyTeaching of physicsNo currículo dos cursos de formação do professor de educação básica não há, em geral, a disciplina Astronomia. No entanto, conteúdos de astronomia estão inseridos nos temas abordados nas disciplinas de Ciências, Geografia e Física do ensino básico. Devido a isso, há uma lacuna no que compete à formação específica do professor neste conteúdo e à formação escolar do aluno de ensino básico. Esse quadro se agrava com a existência de uma série de erros em livros didáticos. Por sua vez, o ensino de astronomia é capaz de responder a alguns questionamentos sobre ideias presentes no senso comum como por exemplo a existência do dia e a noite, das estações do ano e etc. Com a reformulação do ensino através dos PCN´s e dos currículos estaduais, o ensino de astronomia passou a ser explicitamente valorizado na educação básica, como, por exemplo, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que passaram a abordar conteúdos de astronomia, no 1º ano do ensino médio na disciplina de Física. A proposta dessa dissertação se concentra em discutir assuntos específicos de astronomia, envolvendo o sistema Terra-Lua-Sol, ao propor a construção e uso pelos alunos do dispositivo de Orrery. Como produto associado dessa dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para construir e aplicar o dispositivo como previsto em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn the curriculum of basics education teacher courses, there is not the discipline Astronomy. However, astronomy contents are inside disciplines such as Sciences, Geography and Physics. Due to this reality, there is a gap in both the teacher and the student formations. This scenario is worsened due to many conceptual errors in in textbooks. The teaching of astronomy is able to answer some important questions about common sense as, for example, the reason to exist day and night, the seasons, etc. In recent education reformulation through PCN and the promulgation of the new state curriculum, in both São Paulo and Rio de Janeiro States, the astronomy teaching has become the basis for the (senior) high school education. In these states, astronomy contents are taught in the 1st year of high school, in the core of the discipline of physics.The aim of this dissertation is to discuss some specific issues involving the Earth-Moon-Sun system, proposing the construction and use of the Orrery device in classroomsSilva, Ladário daTort, Alexandre CarlosFerreira, Douglas Santos RodriguesBemfeito, Ana Paula DamatoBoaventura, Giulliano Assis Sodero2017-08-21T16:01:20Z2017-08-21T16:01:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4224Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T19:04:47Zoai:app.uff.br:1/4224Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:18.035613Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
title O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
spellingShingle O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
Boaventura, Giulliano Assis Sodero
Orrery
Ensino de astronomia
Ensino de física
Ensino de física
Ensino de astronomia
Dispositivo de Orrery
Ensino médio
Orrery
Teaching of astronomy
Teaching of physics
title_short O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
title_full O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
title_fullStr O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
title_full_unstemmed O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
title_sort O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
author Boaventura, Giulliano Assis Sodero
author_facet Boaventura, Giulliano Assis Sodero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Tort, Alexandre Carlos
Ferreira, Douglas Santos Rodrigues
Bemfeito, Ana Paula Damato
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura, Giulliano Assis Sodero
dc.subject.por.fl_str_mv Orrery
Ensino de astronomia
Ensino de física
Ensino de física
Ensino de astronomia
Dispositivo de Orrery
Ensino médio
Orrery
Teaching of astronomy
Teaching of physics
topic Orrery
Ensino de astronomia
Ensino de física
Ensino de física
Ensino de astronomia
Dispositivo de Orrery
Ensino médio
Orrery
Teaching of astronomy
Teaching of physics
description No currículo dos cursos de formação do professor de educação básica não há, em geral, a disciplina Astronomia. No entanto, conteúdos de astronomia estão inseridos nos temas abordados nas disciplinas de Ciências, Geografia e Física do ensino básico. Devido a isso, há uma lacuna no que compete à formação específica do professor neste conteúdo e à formação escolar do aluno de ensino básico. Esse quadro se agrava com a existência de uma série de erros em livros didáticos. Por sua vez, o ensino de astronomia é capaz de responder a alguns questionamentos sobre ideias presentes no senso comum como por exemplo a existência do dia e a noite, das estações do ano e etc. Com a reformulação do ensino através dos PCN´s e dos currículos estaduais, o ensino de astronomia passou a ser explicitamente valorizado na educação básica, como, por exemplo, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que passaram a abordar conteúdos de astronomia, no 1º ano do ensino médio na disciplina de Física. A proposta dessa dissertação se concentra em discutir assuntos específicos de astronomia, envolvendo o sistema Terra-Lua-Sol, ao propor a construção e uso pelos alunos do dispositivo de Orrery. Como produto associado dessa dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para construir e aplicar o dispositivo como previsto em sala de aula
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21T16:01:20Z
2017-08-21T16:01:20Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4224
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4224
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823559637467136