Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natália da Costa dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15367
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos atores envolvidos na execução da política de assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense. Tratamos das ações, dos desafios, dos limites e das possibilidades que cercam as práticas cotidianas desses profissionais. Esta pesquisa estudou as atividades realizadas pelos executores das ações de intervenção, incluindo os componentes técnicos e as relações interpessoais. Para a confecção deste trabalho, foi utilizada a combinação de duas metodologias para a coleta de dados: qualitativa e quantitativa – pesquisa qualitativa, através da aplicação de questionários aos profissionais envolvidos na execução das referidas ações; e pesquisa quantitativa acerca dos dados dos alunos atendidos pelo programa de assistência estudantil da UFF. Nos capítulos 1 e 2, através da recomposição e análise do processo histórico das políticas sociais públicas, trouxemos a trajetória e algumas reflexões sobre a construção das políticas de assistência social e de educação no ensino superior, posto que as duas se conjugam na execução das ações da assistência estudantil. No terceiro capítulo, trabalhamos como as ações de assistência estudantil estão sendo executadas atualmente, sob o prisma dos atores que atuam diretamente na implementação dessas ações, bem como considerações acerca dos atendimentos realizados e como tais programas se conjugam simbólica e praticamente com o aparato jurídico formalizado. Tendo em vista os dados apresentados, infere-se que todos os esforços estão sendo concentrados – ao menos por parte dos profissionais que estão na ponta executando as ações – para que o processo de implantação ocorra de forma eficiente, e que a busca pelos resultados seja o objetivo principal, para que assim o PNAES se firme, efetivamente, como uma política pública
id UFF-2_e744b0e1124bcb9c9e60d65b2240653b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15367
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFFAção AfirmativaAssistência estudantilPolítica públicaAffirmative acctionEstudant assistancePublic policyA presente dissertação tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos atores envolvidos na execução da política de assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense. Tratamos das ações, dos desafios, dos limites e das possibilidades que cercam as práticas cotidianas desses profissionais. Esta pesquisa estudou as atividades realizadas pelos executores das ações de intervenção, incluindo os componentes técnicos e as relações interpessoais. Para a confecção deste trabalho, foi utilizada a combinação de duas metodologias para a coleta de dados: qualitativa e quantitativa – pesquisa qualitativa, através da aplicação de questionários aos profissionais envolvidos na execução das referidas ações; e pesquisa quantitativa acerca dos dados dos alunos atendidos pelo programa de assistência estudantil da UFF. Nos capítulos 1 e 2, através da recomposição e análise do processo histórico das políticas sociais públicas, trouxemos a trajetória e algumas reflexões sobre a construção das políticas de assistência social e de educação no ensino superior, posto que as duas se conjugam na execução das ações da assistência estudantil. No terceiro capítulo, trabalhamos como as ações de assistência estudantil estão sendo executadas atualmente, sob o prisma dos atores que atuam diretamente na implementação dessas ações, bem como considerações acerca dos atendimentos realizados e como tais programas se conjugam simbólica e praticamente com o aparato jurídico formalizado. Tendo em vista os dados apresentados, infere-se que todos os esforços estão sendo concentrados – ao menos por parte dos profissionais que estão na ponta executando as ações – para que o processo de implantação ocorra de forma eficiente, e que a busca pelos resultados seja o objetivo principal, para que assim o PNAES se firme, efetivamente, como uma política públicaThis dissertation aims to analyze the professional practices of the actors involved in the implementation of student assistance policy at the Universidade Federal Fluminense. We deal with the actions, challenges, limits and possibilities that surround the daily practices of these professionals. This research studied the activities carried out by the executors of the intervention actions, including technical components and interpersonal relations. For this work’s preparation, a combination of two methodologies was used to collect data: qualitative and quantitative - qualitative research, through the application of questionnaires to the professionals involved in the execution of said actions; and quantitative research on the data of the students attended by the UFF student assistance program. In chapters 1 and 2, through the recomposition and analysis of the historical process of public social policies, we have brought the trajectory and some reflections on the construction of policies of social assistance and education in higher education, since the two are combined in the execution of actions of student assistance. In the third chapter, we work out how the student assistance actions are currently being implemented, under the prism of the actors who act directly in the implementation of these actions, as well as considerations about the services rendered and how these programs symbolically and practically combine with the formalized legal apparatus . Have the data been presented, it can be inferred that all efforts are being concentrated - at least on the part of the professionals who are, at the end, performing the actions - so that the implantation process takes place in an efficient way, and that the search for results is the main objective, so that the PNAES is effectively signed as a public policy87 f.Bastos, Jésus de AlvarengaValentim, IgorSouza, Elaine Constant Pereira deNajjar, Jorge Nassim Vieirahttp://lattes.cnpq.br/2327579085553599http://lattes.cnpq.br/1359965361327466http://lattes.cnpq.br/9347392496995337Santos, Natália da Costa dos2020-10-21T18:31:25Z2020-10-21T18:31:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS,Natália da Costa dos. Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF. 2017. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15367openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T15:04:14Zoai:app.uff.br:1/15367Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:27.324508Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
title Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
spellingShingle Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
Santos, Natália da Costa dos
Ação Afirmativa
Assistência estudantil
Política pública
Affirmative acction
Estudant assistance
Public policy
title_short Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
title_full Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
title_fullStr Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
title_full_unstemmed Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
title_sort Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF
author Santos, Natália da Costa dos
author_facet Santos, Natália da Costa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Jésus de Alvarenga
Valentim, Igor
Souza, Elaine Constant Pereira de
Najjar, Jorge Nassim Vieira
http://lattes.cnpq.br/2327579085553599
http://lattes.cnpq.br/1359965361327466
http://lattes.cnpq.br/9347392496995337
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natália da Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ação Afirmativa
Assistência estudantil
Política pública
Affirmative acction
Estudant assistance
Public policy
topic Ação Afirmativa
Assistência estudantil
Política pública
Affirmative acction
Estudant assistance
Public policy
description A presente dissertação tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos atores envolvidos na execução da política de assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense. Tratamos das ações, dos desafios, dos limites e das possibilidades que cercam as práticas cotidianas desses profissionais. Esta pesquisa estudou as atividades realizadas pelos executores das ações de intervenção, incluindo os componentes técnicos e as relações interpessoais. Para a confecção deste trabalho, foi utilizada a combinação de duas metodologias para a coleta de dados: qualitativa e quantitativa – pesquisa qualitativa, através da aplicação de questionários aos profissionais envolvidos na execução das referidas ações; e pesquisa quantitativa acerca dos dados dos alunos atendidos pelo programa de assistência estudantil da UFF. Nos capítulos 1 e 2, através da recomposição e análise do processo histórico das políticas sociais públicas, trouxemos a trajetória e algumas reflexões sobre a construção das políticas de assistência social e de educação no ensino superior, posto que as duas se conjugam na execução das ações da assistência estudantil. No terceiro capítulo, trabalhamos como as ações de assistência estudantil estão sendo executadas atualmente, sob o prisma dos atores que atuam diretamente na implementação dessas ações, bem como considerações acerca dos atendimentos realizados e como tais programas se conjugam simbólica e praticamente com o aparato jurídico formalizado. Tendo em vista os dados apresentados, infere-se que todos os esforços estão sendo concentrados – ao menos por parte dos profissionais que estão na ponta executando as ações – para que o processo de implantação ocorra de forma eficiente, e que a busca pelos resultados seja o objetivo principal, para que assim o PNAES se firme, efetivamente, como uma política pública
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-21T18:31:25Z
2020-10-21T18:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS,Natália da Costa dos. Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF. 2017. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15367
identifier_str_mv SANTOS,Natália da Costa dos. Ações afirmativas e forma de permanência no ensino superior público: uma análise dos desafios dos profissionais na execução da assistência estudantil da UFF. 2017. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823609877889024