Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Julia Gurgel do Amaral Freire de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27957
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir os processos de criação de conhecimentos que se dão nas aulas de história que acontecem nas ruas, praças, museus - entre outros espaços - na cidade do Rio de Janeiro. Busco ampliar as reflexões acerca de tudo que envolve sair da escola com os estudantes da rede pública: o preparar a saída, a escolha dos espaços visitados, o lugar do corpo na educação, as histórias inscritas na cidade e as potencialidades de sair da escola com as turmas. Persigo a proposta de Nivea Andrade de pensarmos em uma escola perambulante que circula por diversos temas, histórias e universos, na sala de aula e fora dela. Para a realização da pesquisa, escolhi a conversa como metodologia de trabalho. Realizei conversas com quatro professoras de História da rede pública do Rio de Janeiro e foi a partir das histórias que elas me contaram que fui tecendo este texto. Dialogo neste trabalho com autoras dos estudos com os cotidianos como Andreia Serpa, Nilda Alves, Nivea Andrade, entre outras; e também com autoras dos estudos decoloniais como Edna Castro e Vera Maria Candau. Dialogo com Michel de Certeau também para refletir a respeito dos fazeres dessas professoras quando das saídas da escola. Converso também com Freinet e Maria Tereza Goudard para pensar a escola na cidade e a cidade na escola.
id UFF-2_eab9c082361d60077fedb91cfa99667d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27957
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidadesEscola PerambulanteCidadeDecolonialidadeEnsino de HistóriaEnsino de HistóriaEspaço urbanoWandering SchoolCityDecolonialityHistory TeachingEste trabalho tem por objetivo discutir os processos de criação de conhecimentos que se dão nas aulas de história que acontecem nas ruas, praças, museus - entre outros espaços - na cidade do Rio de Janeiro. Busco ampliar as reflexões acerca de tudo que envolve sair da escola com os estudantes da rede pública: o preparar a saída, a escolha dos espaços visitados, o lugar do corpo na educação, as histórias inscritas na cidade e as potencialidades de sair da escola com as turmas. Persigo a proposta de Nivea Andrade de pensarmos em uma escola perambulante que circula por diversos temas, histórias e universos, na sala de aula e fora dela. Para a realização da pesquisa, escolhi a conversa como metodologia de trabalho. Realizei conversas com quatro professoras de História da rede pública do Rio de Janeiro e foi a partir das histórias que elas me contaram que fui tecendo este texto. Dialogo neste trabalho com autoras dos estudos com os cotidianos como Andreia Serpa, Nilda Alves, Nivea Andrade, entre outras; e também com autoras dos estudos decoloniais como Edna Castro e Vera Maria Candau. Dialogo com Michel de Certeau também para refletir a respeito dos fazeres dessas professoras quando das saídas da escola. Converso também com Freinet e Maria Tereza Goudard para pensar a escola na cidade e a cidade na escola.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work aims to discuss the knowledge creation processes that take place in history classes that take place in the streets, squares, museums - among other spaces - in the city of Rio de Janeiro. I seek to expand reflections on everything that involves leaving school with public school students: preparing to leave, choosing the spaces visited, the place of the body in education, the stories inscribed in the city and the potentialities of leaving school with the classes. I pursue Nivea Andrade's proposal of thinking about a wandering school that circulates through different themes, stories and universes, in the classroom and outside of it. To carry out the research, I chose the conversation as a work methodology. I held conversations with four History teachers from public schools in Rio de Janeiro and it was from the stories they told me that I began to weave this text. In this work, I dialogue with authors of studies with everyday life such as Andreia Serpa, Nilda Alves, Nivea Andrade, among others; and also with authors of decolonial studies such as Edna Castro and Vera Maria Candau. I dialogue with Michel de Certeau also to reflect on the actions of these teachers when they leave school. I also talk with Freinet and Maria Tereza Goudard to think about the school in the city and the city in the school116 p.Andrade, Nivea Maria da SilvaMourel, Ana PaulaGoudard, Maria TerezaLopes, Adriana CarvalhoCarvalho, Julia Gurgel do Amaral Freire de2023-02-27T12:57:57Z2023-02-27T12:57:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Julia Gurgel do Amaral Freire de. Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27957CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-27T12:58:00Zoai:app.uff.br:1/27957Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-27T12:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
title Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
spellingShingle Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
Carvalho, Julia Gurgel do Amaral Freire de
Escola Perambulante
Cidade
Decolonialidade
Ensino de História
Ensino de História
Espaço urbano
Wandering School
City
Decoloniality
History Teaching
title_short Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
title_full Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
title_fullStr Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
title_full_unstemmed Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
title_sort Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
author Carvalho, Julia Gurgel do Amaral Freire de
author_facet Carvalho, Julia Gurgel do Amaral Freire de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Nivea Maria da Silva
Mourel, Ana Paula
Goudard, Maria Tereza
Lopes, Adriana Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Julia Gurgel do Amaral Freire de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Perambulante
Cidade
Decolonialidade
Ensino de História
Ensino de História
Espaço urbano
Wandering School
City
Decoloniality
History Teaching
topic Escola Perambulante
Cidade
Decolonialidade
Ensino de História
Ensino de História
Espaço urbano
Wandering School
City
Decoloniality
History Teaching
description Este trabalho tem por objetivo discutir os processos de criação de conhecimentos que se dão nas aulas de história que acontecem nas ruas, praças, museus - entre outros espaços - na cidade do Rio de Janeiro. Busco ampliar as reflexões acerca de tudo que envolve sair da escola com os estudantes da rede pública: o preparar a saída, a escolha dos espaços visitados, o lugar do corpo na educação, as histórias inscritas na cidade e as potencialidades de sair da escola com as turmas. Persigo a proposta de Nivea Andrade de pensarmos em uma escola perambulante que circula por diversos temas, histórias e universos, na sala de aula e fora dela. Para a realização da pesquisa, escolhi a conversa como metodologia de trabalho. Realizei conversas com quatro professoras de História da rede pública do Rio de Janeiro e foi a partir das histórias que elas me contaram que fui tecendo este texto. Dialogo neste trabalho com autoras dos estudos com os cotidianos como Andreia Serpa, Nilda Alves, Nivea Andrade, entre outras; e também com autoras dos estudos decoloniais como Edna Castro e Vera Maria Candau. Dialogo com Michel de Certeau também para refletir a respeito dos fazeres dessas professoras quando das saídas da escola. Converso também com Freinet e Maria Tereza Goudard para pensar a escola na cidade e a cidade na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27T12:57:57Z
2023-02-27T12:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Julia Gurgel do Amaral Freire de. Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27957
identifier_str_mv CARVALHO, Julia Gurgel do Amaral Freire de. Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838902839410688