Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benvenuto Neto, Hugo Magalhães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30542
Resumo: Trata-se de um estudo realizado em uma empresa de sociedade de economia mista, que tem como principal atividade, a limpeza pública. Por ser uma empresa de aproximadamente 50 anos, muitos detalhes mudaram, adaptações foram feitas de acordo com as necessidades e alguns procedimentos tornaram-se inviáveis. Desenvolver, modernizar e melhorar integram ações fundamentais para a competição empresarial, e apesar das melhorias implantadas na empresa, observam-se ainda fatores, no atendimento ao funcionário que não atendem adequadamente às demandas de trabalho. Este estudo é focado na análise dos processos à Coordenadoria de Serviços Especiais da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, de modo a subsidiar aos gestores a implantação de melhorias. A modelagem e o mapeamento de processos são fundamentais para atender ao fluxo de informação, que circula dentro da empresa, levando melhorias e informações para todos os funcionários, facilitando a elaboração de um manual de passos a seguir, criando padrões, tais como os da ISO 9000. Usando uma linguagem específica e de fácil interpretação, destacamos os métodos SIPOC e EPC, a fim de descrever os processos e atividades, além de passar informações necessárias para o setor de TI estudar os processos da área e desenvolver mecanismos automatizados de integração, para fazer o atendimento aos usuários internos, dentro das coordenadorias. Essa visão de processos possibilita a ligação da estratégia do negócio às necessidades dos clientes e a todos os envolvidos no projeto, tornando-se assim, uma poderosa ferramenta visual da organização, estabelecendo uma visão clara da inter-relação presente na companhia, com uma linguagem comum para mudanças de gestores. Os processos são ativos importantes para o valor da organização e na criação de diferenciais competitivos. A modelagem e o mapeamento de processos são ferramentas gerenciais, que ajudam a empresa a enxergar os pontos fortes e fracos, reduzir as complexidades, gargalos, falhas na interação, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, nos processos gerados, aumentando a sua eficiência
id UFF-2_efbeb154e4c4a802435d82ac0fe5aaf8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30542
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionárioMapeamento de processosModelagem de processosProcessosSIPOCEPCEngenharia de ProduçãoAdministração de empresaGestão por processosOtimização de processoProcess mappingProcess modelingProcessSIPOCEPCTrata-se de um estudo realizado em uma empresa de sociedade de economia mista, que tem como principal atividade, a limpeza pública. Por ser uma empresa de aproximadamente 50 anos, muitos detalhes mudaram, adaptações foram feitas de acordo com as necessidades e alguns procedimentos tornaram-se inviáveis. Desenvolver, modernizar e melhorar integram ações fundamentais para a competição empresarial, e apesar das melhorias implantadas na empresa, observam-se ainda fatores, no atendimento ao funcionário que não atendem adequadamente às demandas de trabalho. Este estudo é focado na análise dos processos à Coordenadoria de Serviços Especiais da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, de modo a subsidiar aos gestores a implantação de melhorias. A modelagem e o mapeamento de processos são fundamentais para atender ao fluxo de informação, que circula dentro da empresa, levando melhorias e informações para todos os funcionários, facilitando a elaboração de um manual de passos a seguir, criando padrões, tais como os da ISO 9000. Usando uma linguagem específica e de fácil interpretação, destacamos os métodos SIPOC e EPC, a fim de descrever os processos e atividades, além de passar informações necessárias para o setor de TI estudar os processos da área e desenvolver mecanismos automatizados de integração, para fazer o atendimento aos usuários internos, dentro das coordenadorias. Essa visão de processos possibilita a ligação da estratégia do negócio às necessidades dos clientes e a todos os envolvidos no projeto, tornando-se assim, uma poderosa ferramenta visual da organização, estabelecendo uma visão clara da inter-relação presente na companhia, com uma linguagem comum para mudanças de gestores. Os processos são ativos importantes para o valor da organização e na criação de diferenciais competitivos. A modelagem e o mapeamento de processos são ferramentas gerenciais, que ajudam a empresa a enxergar os pontos fortes e fracos, reduzir as complexidades, gargalos, falhas na interação, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, nos processos gerados, aumentando a sua eficiênciaIt is a study in a mixed economy company, which main purpose, is public cleaning. Being a company of about 50 years, many things have changed, adjustments were made according to the needs of the moment and there comes a time that is not feasible. Developing, modernizing, improving are fundamental to business competition, and despite the implements in the company there are still factors in the customer service employee that do not meet the work demands, we will study the processes and communicate to stakeholders the overview and all the activities that take place. The modeling and mapping processes are fundamental to understand the flow of information circulating in the company, bringing improvements and information to all employees, generating a following steps Manual, creating standards such as ISO 9000. Using specific language and easy to comprehension, we highlighted the SIPOC EPC and methods to describe the processes and activities. In addition to pass information is necessary for the TI to study the processes of the area and develop an automated and integrated mechanism for the care of employees within a specific coordinating body. This vision process enables the connection of business strategy to customer needs and to everyone involved in the project, thus becoming a powerful visual tool of the organization, establishing a clear vision of the interrelationship present in the company, with a common language to change managers. The processes are significant value assets to the organization, many competitive advantages are through their processes. The modeling and mapping processes are management tools that help the company to see the strengths and weaknesses, reducing complexity, bottlenecks, failures in the interaction, redundant activities, low value-added tasks, the generated processes, increasing their efficiency105 f.Rio das OstrasViera, Luis Enrique ValdiviezoCosenza, Harvey José Santos RibeiroNarcizo, Ramon BaptistaViera, Luis Enrique ValdiviezoBenvenuto Neto, Hugo Magalhães2023-09-22T17:56:32Z2023-09-22T17:56:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBENVENUTO NETO, Hugo Magalhães. Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário. 2017. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30542Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-22T17:56:36Zoai:app.uff.br:1/30542Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-22T17:56:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
title Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
spellingShingle Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
Benvenuto Neto, Hugo Magalhães
Mapeamento de processos
Modelagem de processos
Processos
SIPOC
EPC
Engenharia de Produção
Administração de empresa
Gestão por processos
Otimização de processo
Process mapping
Process modeling
Process
SIPOC
EPC
title_short Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
title_full Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
title_fullStr Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
title_full_unstemmed Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
title_sort Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
author Benvenuto Neto, Hugo Magalhães
author_facet Benvenuto Neto, Hugo Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viera, Luis Enrique Valdiviezo
Cosenza, Harvey José Santos Ribeiro
Narcizo, Ramon Baptista
Viera, Luis Enrique Valdiviezo
dc.contributor.author.fl_str_mv Benvenuto Neto, Hugo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento de processos
Modelagem de processos
Processos
SIPOC
EPC
Engenharia de Produção
Administração de empresa
Gestão por processos
Otimização de processo
Process mapping
Process modeling
Process
SIPOC
EPC
topic Mapeamento de processos
Modelagem de processos
Processos
SIPOC
EPC
Engenharia de Produção
Administração de empresa
Gestão por processos
Otimização de processo
Process mapping
Process modeling
Process
SIPOC
EPC
description Trata-se de um estudo realizado em uma empresa de sociedade de economia mista, que tem como principal atividade, a limpeza pública. Por ser uma empresa de aproximadamente 50 anos, muitos detalhes mudaram, adaptações foram feitas de acordo com as necessidades e alguns procedimentos tornaram-se inviáveis. Desenvolver, modernizar e melhorar integram ações fundamentais para a competição empresarial, e apesar das melhorias implantadas na empresa, observam-se ainda fatores, no atendimento ao funcionário que não atendem adequadamente às demandas de trabalho. Este estudo é focado na análise dos processos à Coordenadoria de Serviços Especiais da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, de modo a subsidiar aos gestores a implantação de melhorias. A modelagem e o mapeamento de processos são fundamentais para atender ao fluxo de informação, que circula dentro da empresa, levando melhorias e informações para todos os funcionários, facilitando a elaboração de um manual de passos a seguir, criando padrões, tais como os da ISO 9000. Usando uma linguagem específica e de fácil interpretação, destacamos os métodos SIPOC e EPC, a fim de descrever os processos e atividades, além de passar informações necessárias para o setor de TI estudar os processos da área e desenvolver mecanismos automatizados de integração, para fazer o atendimento aos usuários internos, dentro das coordenadorias. Essa visão de processos possibilita a ligação da estratégia do negócio às necessidades dos clientes e a todos os envolvidos no projeto, tornando-se assim, uma poderosa ferramenta visual da organização, estabelecendo uma visão clara da inter-relação presente na companhia, com uma linguagem comum para mudanças de gestores. Os processos são ativos importantes para o valor da organização e na criação de diferenciais competitivos. A modelagem e o mapeamento de processos são ferramentas gerenciais, que ajudam a empresa a enxergar os pontos fortes e fracos, reduzir as complexidades, gargalos, falhas na interação, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, nos processos gerados, aumentando a sua eficiência
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-09-22T17:56:32Z
2023-09-22T17:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENVENUTO NETO, Hugo Magalhães. Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário. 2017. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30542
Aluno de Graduação
identifier_str_mv BENVENUTO NETO, Hugo Magalhães. Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário. 2017. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2017.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio das Ostras
publisher.none.fl_str_mv Rio das Ostras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838835727400960