Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30542 |
Resumo: | Trata-se de um estudo realizado em uma empresa de sociedade de economia mista, que tem como principal atividade, a limpeza pública. Por ser uma empresa de aproximadamente 50 anos, muitos detalhes mudaram, adaptações foram feitas de acordo com as necessidades e alguns procedimentos tornaram-se inviáveis. Desenvolver, modernizar e melhorar integram ações fundamentais para a competição empresarial, e apesar das melhorias implantadas na empresa, observam-se ainda fatores, no atendimento ao funcionário que não atendem adequadamente às demandas de trabalho. Este estudo é focado na análise dos processos à Coordenadoria de Serviços Especiais da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, de modo a subsidiar aos gestores a implantação de melhorias. A modelagem e o mapeamento de processos são fundamentais para atender ao fluxo de informação, que circula dentro da empresa, levando melhorias e informações para todos os funcionários, facilitando a elaboração de um manual de passos a seguir, criando padrões, tais como os da ISO 9000. Usando uma linguagem específica e de fácil interpretação, destacamos os métodos SIPOC e EPC, a fim de descrever os processos e atividades, além de passar informações necessárias para o setor de TI estudar os processos da área e desenvolver mecanismos automatizados de integração, para fazer o atendimento aos usuários internos, dentro das coordenadorias. Essa visão de processos possibilita a ligação da estratégia do negócio às necessidades dos clientes e a todos os envolvidos no projeto, tornando-se assim, uma poderosa ferramenta visual da organização, estabelecendo uma visão clara da inter-relação presente na companhia, com uma linguagem comum para mudanças de gestores. Os processos são ativos importantes para o valor da organização e na criação de diferenciais competitivos. A modelagem e o mapeamento de processos são ferramentas gerenciais, que ajudam a empresa a enxergar os pontos fortes e fracos, reduzir as complexidades, gargalos, falhas na interação, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, nos processos gerados, aumentando a sua eficiência |
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Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionárioMapeamento de processosModelagem de processosProcessosSIPOCEPCEngenharia de ProduçãoAdministração de empresaGestão por processosOtimização de processoProcess mappingProcess modelingProcessSIPOCEPCTrata-se de um estudo realizado em uma empresa de sociedade de economia mista, que tem como principal atividade, a limpeza pública. Por ser uma empresa de aproximadamente 50 anos, muitos detalhes mudaram, adaptações foram feitas de acordo com as necessidades e alguns procedimentos tornaram-se inviáveis. Desenvolver, modernizar e melhorar integram ações fundamentais para a competição empresarial, e apesar das melhorias implantadas na empresa, observam-se ainda fatores, no atendimento ao funcionário que não atendem adequadamente às demandas de trabalho. Este estudo é focado na análise dos processos à Coordenadoria de Serviços Especiais da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, de modo a subsidiar aos gestores a implantação de melhorias. A modelagem e o mapeamento de processos são fundamentais para atender ao fluxo de informação, que circula dentro da empresa, levando melhorias e informações para todos os funcionários, facilitando a elaboração de um manual de passos a seguir, criando padrões, tais como os da ISO 9000. Usando uma linguagem específica e de fácil interpretação, destacamos os métodos SIPOC e EPC, a fim de descrever os processos e atividades, além de passar informações necessárias para o setor de TI estudar os processos da área e desenvolver mecanismos automatizados de integração, para fazer o atendimento aos usuários internos, dentro das coordenadorias. Essa visão de processos possibilita a ligação da estratégia do negócio às necessidades dos clientes e a todos os envolvidos no projeto, tornando-se assim, uma poderosa ferramenta visual da organização, estabelecendo uma visão clara da inter-relação presente na companhia, com uma linguagem comum para mudanças de gestores. Os processos são ativos importantes para o valor da organização e na criação de diferenciais competitivos. A modelagem e o mapeamento de processos são ferramentas gerenciais, que ajudam a empresa a enxergar os pontos fortes e fracos, reduzir as complexidades, gargalos, falhas na interação, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, nos processos gerados, aumentando a sua eficiênciaIt is a study in a mixed economy company, which main purpose, is public cleaning. Being a company of about 50 years, many things have changed, adjustments were made according to the needs of the moment and there comes a time that is not feasible. Developing, modernizing, improving are fundamental to business competition, and despite the implements in the company there are still factors in the customer service employee that do not meet the work demands, we will study the processes and communicate to stakeholders the overview and all the activities that take place. The modeling and mapping processes are fundamental to understand the flow of information circulating in the company, bringing improvements and information to all employees, generating a following steps Manual, creating standards such as ISO 9000. Using specific language and easy to comprehension, we highlighted the SIPOC EPC and methods to describe the processes and activities. In addition to pass information is necessary for the TI to study the processes of the area and develop an automated and integrated mechanism for the care of employees within a specific coordinating body. This vision process enables the connection of business strategy to customer needs and to everyone involved in the project, thus becoming a powerful visual tool of the organization, establishing a clear vision of the interrelationship present in the company, with a common language to change managers. The processes are significant value assets to the organization, many competitive advantages are through their processes. The modeling and mapping processes are management tools that help the company to see the strengths and weaknesses, reducing complexity, bottlenecks, failures in the interaction, redundant activities, low value-added tasks, the generated processes, increasing their efficiency105 f.Rio das OstrasViera, Luis Enrique ValdiviezoCosenza, Harvey José Santos RibeiroNarcizo, Ramon BaptistaViera, Luis Enrique ValdiviezoBenvenuto Neto, Hugo Magalhães2023-09-22T17:56:32Z2023-09-22T17:56:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBENVENUTO NETO, Hugo Magalhães. Modelagem dos serviços internos para o desenvolvimento de um sistema integrado de atendimento ao funcionário. 2017. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30542Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-22T17:56:36Zoai:app.uff.br:1/30542Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-22T17:56:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Trata-se de um estudo realizado em uma empresa de sociedade de economia mista, que tem como principal atividade, a limpeza pública. Por ser uma empresa de aproximadamente 50 anos, muitos detalhes mudaram, adaptações foram feitas de acordo com as necessidades e alguns procedimentos tornaram-se inviáveis. Desenvolver, modernizar e melhorar integram ações fundamentais para a competição empresarial, e apesar das melhorias implantadas na empresa, observam-se ainda fatores, no atendimento ao funcionário que não atendem adequadamente às demandas de trabalho. Este estudo é focado na análise dos processos à Coordenadoria de Serviços Especiais da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, de modo a subsidiar aos gestores a implantação de melhorias. A modelagem e o mapeamento de processos são fundamentais para atender ao fluxo de informação, que circula dentro da empresa, levando melhorias e informações para todos os funcionários, facilitando a elaboração de um manual de passos a seguir, criando padrões, tais como os da ISO 9000. Usando uma linguagem específica e de fácil interpretação, destacamos os métodos SIPOC e EPC, a fim de descrever os processos e atividades, além de passar informações necessárias para o setor de TI estudar os processos da área e desenvolver mecanismos automatizados de integração, para fazer o atendimento aos usuários internos, dentro das coordenadorias. Essa visão de processos possibilita a ligação da estratégia do negócio às necessidades dos clientes e a todos os envolvidos no projeto, tornando-se assim, uma poderosa ferramenta visual da organização, estabelecendo uma visão clara da inter-relação presente na companhia, com uma linguagem comum para mudanças de gestores. Os processos são ativos importantes para o valor da organização e na criação de diferenciais competitivos. A modelagem e o mapeamento de processos são ferramentas gerenciais, que ajudam a empresa a enxergar os pontos fortes e fracos, reduzir as complexidades, gargalos, falhas na interação, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, nos processos gerados, aumentando a sua eficiência |
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