Hotelaria e assédio moral: um estudo em um hotel de luxo no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luísa Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4612
Resumo: Este trabalho tem como propósito a análise das ocorrências de assédio moral na hotelaria carioca, a partir de um hotel de luxo na zona sul do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em quatro etapas: a construção do referencial teórico, para a contextualização do assunto estudado; o desenvolvimento da metodologia, que baseou-se em estudos prévios na área; a aplicação de questionários para trabalhadores que tenham contato com hóspedes, a fim de obter dados quantitativos sobre as atitudes hostis e ocorrências de assédio moral, e entrevistas semiestruturadas com funcionários para a análise qualitativa do fenômeno; e a análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos. Os resultados das análises mostram que quase metade dos respondentes (43,40%) reportam terem sofrido com assédio moral, e que a maior parte das agressões partem dos colegas de trabalho (47,17%). Descobriu-se, também, que os funcionários não confiam na resolução dos superiores e da gestão de pessoas. Ao final, os participantes propõem medidas para atitudes mais efetivas para prevenção e resolução de casos de assédio moral. Encontram-se aqui, portanto, contribuições teóricas e gerenciais para o avanço do estudo sobre assédio moral na hotelaria e melhoria do bem-estar dos trabalhadores desse setor
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