Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9826
Resumo: A presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professores
id UFF-2_f192a9f5b254e130b70c4c7c5ca2c6b9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9826
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão conscienteDiversidadeEscolaGêneroSexualidadeEstranhamentoDesnaturalizaçãoAmbiente escolarGêneroSexualidadeEducação básicaDiversitySchoolGenderSexualityStrangenessDenaturalizationA presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professoresThe present study aims to present the necessary paths to work on the subject of gender in basic school. For this, it was necessary to observe in the school routine whether or not this discussion already exists. Therefore, we sought to go to the field to observe and apply questionnaires to students. Besides, in the first moment, it was necessary to specify some theoretical concepts to work this question in the quotidian, such as the difference between gender and sexuality, denaturalization and estrangement, and the current debate on this subject, highlighting sexual and gender diversity within school institutions.The results obtained reinforce the need to study gender within schools as well as the inclusion of the gender debate within the undergraduate course itself of all disciplines that are geared towards basic school. And also, awareness of the fight against homophobia and sexism, which was seen all the time inside the school, not only by students, but also by employees and teachersQueiroz, Paulo Pires deMiller, JoanaRios, Flavia MateusConceição, Vanessa da Silva2019-06-06T18:55:23Z2019-06-06T18:55:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9826Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T17:31:47Zoai:app.uff.br:1/9826Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:36.093127Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
title Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
spellingShingle Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
Conceição, Vanessa da Silva
Diversidade
Escola
Gênero
Sexualidade
Estranhamento
Desnaturalização
Ambiente escolar
Gênero
Sexualidade
Educação básica
Diversity
School
Gender
Sexuality
Strangeness
Denaturalization
title_short Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
title_full Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
title_fullStr Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
title_full_unstemmed Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
title_sort Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
author Conceição, Vanessa da Silva
author_facet Conceição, Vanessa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Paulo Pires de
Miller, Joana
Rios, Flavia Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Vanessa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Escola
Gênero
Sexualidade
Estranhamento
Desnaturalização
Ambiente escolar
Gênero
Sexualidade
Educação básica
Diversity
School
Gender
Sexuality
Strangeness
Denaturalization
topic Diversidade
Escola
Gênero
Sexualidade
Estranhamento
Desnaturalização
Ambiente escolar
Gênero
Sexualidade
Educação básica
Diversity
School
Gender
Sexuality
Strangeness
Denaturalization
description A presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-06T18:55:23Z
2019-06-06T18:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9826
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9826
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823709582786560