Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9826 |
Resumo: | A presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professores |
id |
UFF-2_f192a9f5b254e130b70c4c7c5ca2c6b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9826 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão conscienteDiversidadeEscolaGêneroSexualidadeEstranhamentoDesnaturalizaçãoAmbiente escolarGêneroSexualidadeEducação básicaDiversitySchoolGenderSexualityStrangenessDenaturalizationA presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professoresThe present study aims to present the necessary paths to work on the subject of gender in basic school. For this, it was necessary to observe in the school routine whether or not this discussion already exists. Therefore, we sought to go to the field to observe and apply questionnaires to students. Besides, in the first moment, it was necessary to specify some theoretical concepts to work this question in the quotidian, such as the difference between gender and sexuality, denaturalization and estrangement, and the current debate on this subject, highlighting sexual and gender diversity within school institutions.The results obtained reinforce the need to study gender within schools as well as the inclusion of the gender debate within the undergraduate course itself of all disciplines that are geared towards basic school. And also, awareness of the fight against homophobia and sexism, which was seen all the time inside the school, not only by students, but also by employees and teachersQueiroz, Paulo Pires deMiller, JoanaRios, Flavia MateusConceição, Vanessa da Silva2019-06-06T18:55:23Z2019-06-06T18:55:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9826Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T17:31:47Zoai:app.uff.br:1/9826Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:36.093127Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente |
title |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente |
spellingShingle |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente Conceição, Vanessa da Silva Diversidade Escola Gênero Sexualidade Estranhamento Desnaturalização Ambiente escolar Gênero Sexualidade Educação básica Diversity School Gender Sexuality Strangeness Denaturalization |
title_short |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente |
title_full |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente |
title_fullStr |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente |
title_full_unstemmed |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente |
title_sort |
Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente |
author |
Conceição, Vanessa da Silva |
author_facet |
Conceição, Vanessa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Paulo Pires de Miller, Joana Rios, Flavia Mateus |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Vanessa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Escola Gênero Sexualidade Estranhamento Desnaturalização Ambiente escolar Gênero Sexualidade Educação básica Diversity School Gender Sexuality Strangeness Denaturalization |
topic |
Diversidade Escola Gênero Sexualidade Estranhamento Desnaturalização Ambiente escolar Gênero Sexualidade Educação básica Diversity School Gender Sexuality Strangeness Denaturalization |
description |
A presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professores |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-06-06T18:55:23Z 2019-06-06T18:55:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9826 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9826 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823709582786560 |