A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valquíria Moreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26549
Resumo: O presente trabalho monográfico resultado de uma pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa, teve como objetivo discorrer sobre a importância da alfabetização e do letramento na EJA para formação de sujeitos autônomos e a aquisição da leitura e escrita como prática social. A pesquisa trouxe em seu corpo algumas considerações históricas sobre o surgimento da EJA no Brasil e a forma como foi conduzida além de alguns conceitos desta modalidade educacional. Também é destacado o valor da invenção da escrita a qual permitiu diversos avanços para o homem seguido de apontamentos relacionado à alfabetização e letramento com ênfase em suas diferenças e similaridades e metodologias de ensino além de destacar a que o letramento tem se tornado essencial na atualidade para o exercício da cidadania e da prática social. A presente pesquisa se justifica em evidenciar a importância de a alfabetização e do letramento serem trabalhados simultaneamente, com o intuito de possibilitar que o aluno da EJA não só desenvolva a habilidade de ler e escrever, mas também se aproprie da leitura e da escrita no meio social, ou seja, conheça a prática social da leitura e da escrita.
id UFF-2_f1ed97ae5aaf3f875f365bed2d0c8da2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26549
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacionalEJAAlfabetização e LetramentoPrática SocialPedagogiaEJALiteracy and LiteracySocial PracticeO presente trabalho monográfico resultado de uma pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa, teve como objetivo discorrer sobre a importância da alfabetização e do letramento na EJA para formação de sujeitos autônomos e a aquisição da leitura e escrita como prática social. A pesquisa trouxe em seu corpo algumas considerações históricas sobre o surgimento da EJA no Brasil e a forma como foi conduzida além de alguns conceitos desta modalidade educacional. Também é destacado o valor da invenção da escrita a qual permitiu diversos avanços para o homem seguido de apontamentos relacionado à alfabetização e letramento com ênfase em suas diferenças e similaridades e metodologias de ensino além de destacar a que o letramento tem se tornado essencial na atualidade para o exercício da cidadania e da prática social. A presente pesquisa se justifica em evidenciar a importância de a alfabetização e do letramento serem trabalhados simultaneamente, com o intuito de possibilitar que o aluno da EJA não só desenvolva a habilidade de ler e escrever, mas também se aproprie da leitura e da escrita no meio social, ou seja, conheça a prática social da leitura e da escrita.The present monographic work, the result of a descriptive and qualitative bibliographic research, aimed to discuss the importance of literacy and literacy in EJA for the formation of autonomous subjects and the acquisition of reading and writing as a social practice. The research brought in its body some historical considerations about the emergence of EJA in Brazil and the way it was conducted in addition to some concepts of this educational modality. The value of the invention of writing is also highlighted, which allowed several advances for man, followed by notes related to literacy and literacy with an emphasis on their differences and similarities and teaching methodologies, in addition to highlighting that literacy has become essential today for the exercise of citizenship and social practice. The present research is justified in highlighting the importance of literacy and literacy being worked simultaneously, in order to enable the EJA student not only to develop the ability to read and write, but also to appropriate reading and writing in the environment. Social, that is, get to know the social practice of reading and writing.Lima, Cecília NevesSouza, Valquíria Moreira de2022-10-20T16:48:21Z2022-10-20T16:48:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26549CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T16:48:24Zoai:app.uff.br:1/26549Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:08.867766Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
title A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
spellingShingle A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
Souza, Valquíria Moreira de
EJA
Alfabetização e Letramento
Prática Social
Pedagogia
EJA
Literacy and Literacy
Social Practice
title_short A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
title_full A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
title_fullStr A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
title_full_unstemmed A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
title_sort A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional
author Souza, Valquíria Moreira de
author_facet Souza, Valquíria Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Cecília Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Valquíria Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Alfabetização e Letramento
Prática Social
Pedagogia
EJA
Literacy and Literacy
Social Practice
topic EJA
Alfabetização e Letramento
Prática Social
Pedagogia
EJA
Literacy and Literacy
Social Practice
description O presente trabalho monográfico resultado de uma pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa, teve como objetivo discorrer sobre a importância da alfabetização e do letramento na EJA para formação de sujeitos autônomos e a aquisição da leitura e escrita como prática social. A pesquisa trouxe em seu corpo algumas considerações históricas sobre o surgimento da EJA no Brasil e a forma como foi conduzida além de alguns conceitos desta modalidade educacional. Também é destacado o valor da invenção da escrita a qual permitiu diversos avanços para o homem seguido de apontamentos relacionado à alfabetização e letramento com ênfase em suas diferenças e similaridades e metodologias de ensino além de destacar a que o letramento tem se tornado essencial na atualidade para o exercício da cidadania e da prática social. A presente pesquisa se justifica em evidenciar a importância de a alfabetização e do letramento serem trabalhados simultaneamente, com o intuito de possibilitar que o aluno da EJA não só desenvolva a habilidade de ler e escrever, mas também se aproprie da leitura e da escrita no meio social, ou seja, conheça a prática social da leitura e da escrita.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T16:48:21Z
2022-10-20T16:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26549
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823641658130432