O fenômeno nordestino no YouTube: Os casos de Whindersson Nunes e Thaynara OG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26873 |
Resumo: | Este trabalho possui como objetivo principal analisar como os influenciadores digitais nordestinos Whindersson Nunes e Thaynara OG representam o Nordeste e seus habitantes. Para tal, teve como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, buscando compreender como os nordestinos costumam ser representados na mídia hegemônica para assim verificar se os influenciadores trazem uma nova representação acerca da região, ou reproduzem estereótipos e estigmas presentes na representação hegemônica. Como base teórica, abarcou a análise crítica do discurso, os campos teóricos dos Estudos Culturais e da Economia Política da Comunicação. Por isso, buscou-se antes compreender o cotidiano nordestino e como a hegemonia se impõe a ele. Após essa análise, chegou-se à conclusão que tais influenciadores são sujeitos circunscritos à materialidade e por isso, por vezes, tem posicionamentos complexos e contraditórios. Subordinando-se, assim, a diversas demandas impostas pelo modo de produção capitalista, mas também buscando novas representações sobre o Nordeste e seus habitantes. |
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O fenômeno nordestino no YouTube: Os casos de Whindersson Nunes e Thaynara OGNordesteRepresentaçãoHegemoniaInfluenciadores digitaisRepresentaçãoNordesteMídia digitalNortheastRepresentationHegemonyDigital influencersEste trabalho possui como objetivo principal analisar como os influenciadores digitais nordestinos Whindersson Nunes e Thaynara OG representam o Nordeste e seus habitantes. Para tal, teve como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, buscando compreender como os nordestinos costumam ser representados na mídia hegemônica para assim verificar se os influenciadores trazem uma nova representação acerca da região, ou reproduzem estereótipos e estigmas presentes na representação hegemônica. Como base teórica, abarcou a análise crítica do discurso, os campos teóricos dos Estudos Culturais e da Economia Política da Comunicação. Por isso, buscou-se antes compreender o cotidiano nordestino e como a hegemonia se impõe a ele. Após essa análise, chegou-se à conclusão que tais influenciadores são sujeitos circunscritos à materialidade e por isso, por vezes, tem posicionamentos complexos e contraditórios. Subordinando-se, assim, a diversas demandas impostas pelo modo de produção capitalista, mas também buscando novas representações sobre o Nordeste e seus habitantes.The main objective of this work is to analyze how the northeastern digital influencers Whindersson Nunes and Thaynara OG represent the northeast and its inhabitants. For this, it had as methodology bibliographic and documentary research, seeking to understand how the northeasterners are usually represented on television and in cinema to verify if the influencers bring a new representation about the region, or reproduce stereotypes and stigmas present in the hegemonic representation. As a theoretical base, it embraced critical discourse analysis, the theoretical fields of Cultural Studies, and the Political Economy of Communication. Therefore, it sought first to understand the Northeastern daily life and how hegemony imposes itself on it. After this analysis, it was concluded that these influencers are subjects circumscribed to materiality and therefore, sometimes, have complex and contradictory positions. Thus, they subordinate themselves to various demands imposed by the capitalist production mode, but also seek new representations about the Northeast and its inhabitants.157 p.Bastos, Pablo NabarreteCabral Filho, Adilson VazSoares, ThiagoNascimento, Luana Matos do2022-11-09T11:32:59Z2022-11-09T11:32:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Luana Matos do. O fenômeno nordestino no YouTube: Os casos de Whindersson Nunes e Thaynara OG. 2022. 157F. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26873CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-09T11:33:03Zoai:app.uff.br:1/26873Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:32.115067Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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